segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lombinhos de porco com molho agridoce


Gosto muito de cozinhar misturando sabores doces com sabores salgados. Ando sempre à procura de receitas novas que misturem os dois sabores. Quando não encontro algo que me agrade, invento. Por vezes não corre bem porque nem todos os ingredientes combinam entre si mas outras vezes corre às mil maravilhas. Ainda melhor do que seria de esperar. Foi o caso deste prato, que agradou e muito o meu paladar. Vai estar presente muitas vezes na minha mesa.

Ingredientes:
1 lombinho de porco cortado em pedaços pequenos
2 c. de sopa de mel
2 c. de sopa de doce de laranja
4 c. de sopa de molho de soja
2 c. de sopa de sementes de sésamo (brancas)
1 c. de café de gengibre em pó
1 dente alho finamente picado
1 cebola finamente picada
pimento vermelho cortado em tiras finas
sal e pimenta q.b.
óleo q.b.
Preparação: Numa pequena taça, combine o mel, o doce, as sementes, o molho de soja e o gengibre. Reserve.
Tempere os pedaços de lombinho de porco com sal e pimenta. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira larga e funda. Adicione a carne e deixe fritar até ficar com uma cor levemente dourada.
Junte à carne, cebola, o dente de alho e o pimento e deixe fritar em lume brando até a cebola e o pimento estarem tenros. Deite o molho reservado na frigideira, deixe levantar fervura, tape e deixe cozinhar durante 10 a 15 minutos. Retire do lume e transfira para o prato de servir.

24 comentários:

Angela Oeiras disse...

O mel pega muito bem com pratos de carne, dá-lhes o toque doce do agridoce...

Muito boa esta receita, desde que voltei a comer carne ainda não cozinhei lombo de porco... com esta receita já não tenho desculpa!

bio_geo_esds@ disse...

Agri-doce é comigo. Sempre gostei de misturar o doce com o salgado, mesmo sem molho. Mas molho de agri-doce... Parabéns, parece-me mto bem.

Natália Eleutério disse...

Eu também adoro a mistura do doce com salgado e esses bifinhos são bem prova disso, uma maravilha, bjs

Emília disse...

Hummmm!! Filipa esse prato está com uma carinha de muito gostoso mesmo!! Beijinhos

Anónimo disse...

Tem muito bom aspecto! Infelizmente o único sítio onde a combinação doce-salgado me agrada é nos doces. Chocolate com um toque de pistachios salgados, por exemplo. No resto torço o nariz.

Já tinha saudades de passar por aqui! :)

Beijo grande *
Mariana

Isabel (pipoka) disse...

O mel e o molho de soja, de facto, casam muitíssimo bem com carne de porco e frango..costumo fazer com frango e fica bem bom, calculo que esta tua mistura seja igualmente deliciosa.

bjs

Natércia Ramalho disse...

Filipa está uma maravilha!!!Um bjs

Nani disse...

Uma carninha de porco e ainda agridoce é realmente muito bom!
Beijos

Mari disse...

Querida, tinha um tempinho que não vinha no seu cantinho. Quanta receitinha gostosa, heim!

Luciana Macêdo disse...

Só de ser agridoce já me agradou. O lombinho está super apetitoso.
Bjs!

claudia disse...

Os chinocas que se ponham a pau contigo! Estes lombinhos agridoces têm MUITO melhor aspecto que os deles!

Unknown disse...

Filipa,

amei a receita, minha boca encheu de água.
Adoro comida deste estilo!
Bjs

Vivian disse...

ao meu paladar agrada muito essa mistura.
boa semana, querida
bj

Laurinha disse...

Adoro o agri-doce...
Pena ser só eu em casa, daí que não preparo....
Deve ter ficado fantástico!
Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Apesar de não ser apreciadora de sabores agridoces, devo dizer-te que fiquei tentada a provar estes lombinhos. Gostei bastante da receita!
Beijinhos

Sylvia disse...

Meu marido adora, molho agridoce com porco.Obrigada por publicar a receita. Uma delicia e obrigada , pelo carinhoso recado no meu blog
Beijos

Manuela © disse...

Rica receitinha :)
Eu adoro agridoce!

Anónimo disse...

.

"Manjares da Manu" disse...

Hummmmm que delícia !!!!

Obrigado por sua visita !!!

Bjs....

Sandreane disse...

Filipa, tudo bom?
Deixei um presentinho para você, lá no Tigela... Passa lá para conferrir, ok?
Abraços!

Axly disse...

Carne de porco aceita tão bem um sabor adocicado né?
Adorei essa idéia...
Kisss^^

laila radice disse...

adoro usar mel e com laranja e temeprnhos cheirosos então...hummmmm

bjs

Claudia Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Lima disse...

Pela descrição dos ingredientes deve ter ficado fantástico. Todos me agrdam muitíssimo!
O visual tb ficou muito convidativo!
Bjs :)