quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pudim de custard e maçãs


Gosto muito de preparar sobremesas que vão ao forno. Normalmente não são de preparo muito difícil e são uma óptima opção para quando se têm visitas inesperadas e queremos servir uma sobremesa que agrade.
Agora com a chegada do Outono, comer uma sobremesa quentinha, acabada de sair do forno, é do mais reconfortante que possa existir. Eu gosto de as comer em qualquer altura do ano mas a verdade é que no tempo frio sabem sempre melhor. Por estes dias preparei este pudim que me surpreendeu pelo seu sabor delicado.

Ingredientes:
Custard:
1 1/2 c. de sopa de custard em pó
1,2dl de leite
1 c. de sopa de açúcar
1dl de natas

Pudim:
2 ovos
180g de manteiga
120g de açúcar
150g de farinha
30g de custard em pó
40g de amêndoas moídas
3dl de natas
4 maçãs
2 c. de sopa de açúcar
4 c. de sopa de água

Preparação:
Descasque as maçãs e corte-as em meias-luas. Coloque-as num tacho juntamente com as 2 c. de sopa de açúcar e as 4 c. de sopa de água. Leve ao lume, deixe ferver, tape o tacho e deixe as maçãs cozerem durante 10 a 15 minutos ou até que fiquem tenras. Reserve.
Prepare o custard, juntando num tacho pequeno o custard em pó com o leite até ficar homogéneo. Adicione as natas e a colher de sopa de açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre, até que engrosse. Retire do lume e reserve.
Faça agora o pudim: Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a farinha, o custard em pó e as amêndoas, alternando com as natas.
Coloque metade da mistura do pudim numa travessa de forno. Espalhe por cima o custard, cubra com as maçãs e deite a outra metade do pudim por cima. Espalhe bem. Leve ao forno moderado a cozer durante 45 minutos ou até que fique firme e dourado. Retire e sirva morno.
Respondendo às perguntas que me fizeram sobre a farinha custard, ela é um preparado instântaneo de cor amarela e com sabor abaunilhado, idêntico ao preparado instântaneo para fazer leite creme. Cliquem aqui para verem uma imagem do pacote.

34 comentários:

Maggie disse...

Que aspecto delicioso... não sobrou nada?
Bjs

Helena disse...

Na certa uma delícia!
Bj

risonha disse...

ai meu Deus!!!
essa última foto parece que se está a rir para mim.
que fome!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Filipa...que pecado isso mulher...
Beijos

subarrios disse...

Que delícia!

***

Os Olhos de Alice disse...

Filipa amei a receita...
mas não sei o que é custard!!!
bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esse é mais um doce pecado para acrescentar à minha lista. Que aspecto delícioso.

MARIA disse...

Filipa o seu pudim está uma delicia!Bjs

Martuxa disse...

Quando chega o Outono só apetece assim coisas reconfortantes. Parece ter ficado uma delícia!

Bjs

Vivian disse...

sua sobremesa ficou linda. Mas vc poderia me explicar o que vem a ser custarde?
bj

Margarida disse...

Eu também gsoto bastante de sobremesas que vão ao forno mas no verão ficam de fora. Agora que o tempo começa a ficar mais frio são bem vindas de novo. E com creme custard ainda melhor! bj

Odete disse...

Tao cremoso, uhum assim como gosto.
Muito bom!

bjs

Tânia disse...

Ainda bem que não sou a única que não sabe o que é "custard".
Bjs

Ziza disse...

Ficou lindo, lindo!

PimientayChocolate disse...

que rico Filipa, me imagino el sabor. todos los dulces con manzanas me encantan, y quedan muy delicados, me lo imagino saliendo del horno y ya metiendole la cuchara,jjajjaja

besotes, daniela

Leila disse...

que pudim charmoso Filipa!!
beijinhos

Nani disse...

Amiga que coisa mais linda, fiquei louca ao ver a foto e logo pensei: " vou fazer" mas ai quando comecei a ler descobri que eu não sei o que é custard, o que é isso amiga, onde encontro?
Beijos

Laurinha disse...

Pois é....o que custard em pó?

O aspecto ficou ótimo, super apetitoso!

Beijinhos

Carla disse...

k aspecto delicioso

"Manjares da Manu" disse...

Hummmm que vontade !!!!

Bjs...

Sylvia disse...

Que receita diferente, para mim que adoro macas , esta sobremesa e um verdadeiro deleite. Vou tentar fazer com uns pacotinhos que aqui chama de "postre" que e parecido ao que vc explica abaixo- Beijos

Emília disse...

Oi Filipa!! Que maravilha de pudim! Amei e já guardei a receita! Beijinhos

Flavinha disse...

Hummm... Fiquei com água na boca!
Parece deliocioso!
Beijocas

Mónica Pinto disse...

Que delícia, Filipa!
Também gosto bastante de sobremesas de forno, daquelas que se comem quentes ou mornas.E com a temperatura a baixar, já vai apetecendo.
Beijinhos e bom fim de semna.

claudia disse...

Ficou excepcional!

Axly disse...

Esse pudim deve ter ficado divino!
Amei, kisss^^

Carla disse...

Nunca experimentei essa farinha mas com esta tentação vou experimentar em breve. Adorei este pudim, está com um aspecto... nham nham!

bjs

Paula Pereira disse...

Olá Filipa, passei para desejar de um bom fim de semana.
Bjokas

Adriana disse...

Como sempre esplendorosa em suas receitas! bom fim de semana!

edinha disse...

Este pudim deve ser uma delícia
Beijinho

Claudia Lima disse...

Parece delicioso!
Tb acho que não conheço este produto, mas provavelmente existe algo semelhante por aqui.
Infelizmente não consegui abrir o link que vc postou.
Bjs e bom findi! :)

Sandreane disse...

Hum... O aspecto desse pudim me deixou com uma vontade imensa de fazer essa receita, porém, não tenho a mínima idéia de onde posso achar a farinha de custard :(
Mas se eu não achar essa farinha, posso usar farinha de trigo comum?
Abraços!

Heidi disse...

Que aspecto lindo têm esta sobremesa, é de dar água na boca!

Dani Bros disse...

Que fantástico está isso!!!