sábado, 8 de março de 2008

Bifes de perú com laranja acompanhados de massa com molho pesto de manjericão

Vi esta receita num revista de culinária e achei a mistura dos ingredientes muito interessante, decidi experimentar para ver como ficava e deliciei-me...

Ingredientes:
6 bifes de perú
100g de manteiga
farinha q.b.
2 laranjas
sumo de 2 laranjas
1 dl de vinho branco
brandy q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os bifes de perú com sal e pimenta. Passe-os por farinha. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga e deixe-a derreter. Descasque as laranjas, corte-as às rodelas e junte-as à manteiga e deixe-as cozinhar um pouco. Retire e reserve-as num local quente. Coloque os bifes na frigideira e aloure-os de ambos os lados. Regue-os com o vinho branco e deixe evaporar. Adicione depois o sumo das laranjas, deixe cozinhar até engrossar um pouco. Junte depois aos bifes, as rodelas de laranja reservadas, regue com brandy, deixe aquecer em lume alto, incline a frigideira e deixe flamejar. Quando a chama apagar, disponha os bifes num prato de servir e sirva-os com as rodelas de laranja e o molho.

Acompanhei com massa com molho pesto de manjericão.

Ingredientes:
3 dentes de alho
50g de pinhões ou nozes (usei nozes)
50g de queijo parmesão ralado
1 ramo de manjericão
1 dl de azeite
sal e pimenta q.b.
massa esparguete

Preparação:
Descasque os dentes de alho, deite-os no copo da varinha mágica, junte as nozes, o queijo ralado, o ramo de manjericão e reduza a puré. Vá juntando o azeite em fio a pouco e pouco, até obter um molho espesso e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Coza a massa em bastante água a ferver com um pouco de sal, até esta ficar "al-dente". Escorra-a e coloque-a no recepiente em que vai servir. Misture com o molho preparado e sirva de imediato.

16 comentários:

Natércia Ramalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse...

Filipa, que lindo prato! Amo pesto... Bjs

Nereime disse...

Que fantástica receita ,peru com laranja...hummmm delícia!!!
abraços

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Parece delicioso Filipa...hummm!

Romy Almeida disse...

Deve ter ficado muito boa essa receita... gostei muito ;-)

cozinha da drica disse...

Filipa adoro peru , acho uma carne super saborosa...mas não tinha muitas idéias de como fazê-la!!! Agora já tenho pois sua receita parace muito boa!!! Bjks

Nani disse...

Amiga que dia vai me convidar para o almoço e me preparar essa delicia?
Estou esperando!
Beijos

Julie Sol disse...

pesto de manjericão que delicia.
gostei da maneira como fizeste o peru vou copiar a receita .

Laurinha disse...

Hummmmm, tanto o peru com a massa, que delícia! Adorei!
Beijinhos,

m@ria...m@rie...m@ry disse...

tudo o que tiver peru, massa, pesto adoro! por isso adorei essa receita!

ta mesmo com um aspecto delicioso!


beijinho

claudia disse...

Bem...eu já fazia uma ceiazinha com estes bifinhos!!

Eli disse...

Achei tão chique esse prato, uma maneira muito saborosa de fazer o bifinho e o acompanhamento perfeito!

anna disse...

Gostei da forma como trataste o peru, acho uma carne pouco saborosa...
Beijitos.

Fabrícia disse...

Filipa querida acho que nunca comi bife de perú...
Fiquei com vontade de provar....
Bjcas para ti.

Fay van Gelder disse...

Oi Filipa, faço muito e adoro :)

Bjocas e Bom Fim de Semana :)

A sonhadora disse...

Deve ser óptimo...hum...já fiquei com água na boca :)..