segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Uma experiência bem sucedida!


Depois de muitas e muitas experiências falhadas, finalmente consegui fazer os meus primeiros macarons perfeitos...
Não foi fácil chegar a este ponto, pois até se atingir a perfeição o processo tem muito que se lhe diga...
Já há muito tempo que andava a tentar ser bem sucedida na receita destes pequenos docinhos mas isso ainda não tinha acontecido. Há quase duas semanas, a Mariana postou no blog dela a sua tentativa de fazer macarons mas tal como ela explicou, não foi bem sucedida. De todos os que ela fez, só quatro saíram bem. De qualquer das formas quando ela postou no blog sobre os macarons eu achei que eles haviam ficado super perfeitinhos, mais perfeitos do que eu alguma vez havia feito. Decidi perguntar-lhe qual era o segredo para que eles tivessem ficado assim tão bonitos. Ela rapidamente me respondeu a dizer que quando soubesse o suficiente sobre eles, que me dizia qual o segredo mas que por agora só me podia dizer o que tinha feito para que juntas chegássemos a uma conclusão do que ambas andávamos a fazer mal. Foi portanto um projecto a quatro mãos. Ambas dissemos o que costumávamos fazer, contámos as nossas experiências falhadas de macarons que não saíam macarons e sim uns biscoitos rachados, sem fundo, enfim um verdadeiro rol de asneiras...

No último fim de semana de Outubro, depois de tanto ter falado com a Marina, enchi-me de coragem e decidi pôr mãos à obra. Éramos duas a torcer para que tudo corresse bem para que finalmente conseguíssemos desmitificar os macarons, mas mais uma vez não fui bem sucedida... Saíram do forno uns biscoitos todos rachados, bons mas não eram macarons...
Teimosa e persistente como sou, este fim de semana resolvi voltar a tentar... Não estava com grandes expectativas, nenhumas para falar a verdade, mas decidi tentar na mesma. Como se costuma dizer: a prática faz a perfeição. E não é que fez mesmo?? Não imaginam a minha alegria quando abro o forno e vejo os macarons a ficarem exactamente como deviam ficar... Dei literalmente pulos de alegria. Agora era esperar que os outros dois tabuleiros seguintes àquele, corressem tão bem. E não é que correram? Todos os macarons dos três tabuleiros, ficaram perfeitos.
Fiz algumas alterações às receitas anteriores e penso que foi devido a isso que fui bem sucedida. Espero que sim pois da próxima vez quero que tudo volte a ficar perfeito.
Antes de ter conseguido fazer macarons perfeitos, pesquisei e li muito. A Mariana enviou-me um tutorial escrito pela Helen McSweeney do blog Tartelette no qual ela desmitifica os macarons. Com esse texto aprendi muito, pois lá vem muito bem explicado o passo a passo de como fazer os macarons e ser bem sucedido. O método que ela usa e explica, é o francês mas eu já havia feito mil e uma vez com esse método e ainda não havia sido bem sucedida. Decidi experimentar fazer no método Italiano.
As claras que usei estavam "envelhecidas", separei-as das gemas 2 dias antes de fazer os macarons. Guardei-as no frigorífico e na noite anterior ao dia em que os fiz, retirei-as do frio e deixei-as à temperatura ambiente. Foram estas as duas alterações que fiz em relação às outras vezes e correu tudo bem. Se para a próxima vai ser igual, não sei... Só experimentando para ver.



Ingredientes:
3 claras de ovo
50g de açúcar granulado
2 c. de sopa de água fria
200g de açúcar em pó
120g de amêndoas
1 c. de café de cremor tártaro

Recheio:
1/2 chávena de chá de natas
200g de chocolate de culinária

Preparação:
Num robot de cozinha, triture as amêndoas. Junte o açúcar em pó às amêndoas trituradas e volte a triturar outra vez. Reserve.
Coloque as claras numa tigela larga assim como o cremor tártaro e bata em castelo. Num tacho pequeno leve ao lume o açúcar granulado com a água até obter ponto de pérola fraco. Vá deitando a calda de açúcar aos poucos e em fio às claras em castelo e batendo sempre. Bata durante mais um pouco até obter um merengue brilhante e espesso.
Peneire a mistura das amêndoas com o açúcar em pó e junte de uma só vez ao merengue. Com a espátula, envolva bem no merengue. Não mexa demasiado mas mexa o suficiente até que os ingredientes estejam incorporados.
Deite a mistura numa saco de pasteleiro e faça pequenos círculos com mais ou menos 3 centímetros de diâmetro em tabuleiros previamente forrados a papel vegetal. Deixe algum espaço entre cada círculo. Deixe os macarons descansarem durante 1 hora, até que se forme uma crosta por cima.
Aqueça o forno a 150ºC e coloque o primeiro tabuleiro de macarons no forno. Deixe cozer durante cerca de 8 minutos. Rode o tabuleiro e deixe durante mais uns minutos. Quando ver que eles já estão cozidos, retire o tabuleiro e coloque o seguinte. Faça assim até que coza todos os macarons. Deixe-os arrefecer completamente nos tabuleiros sem que lhes mexa. Só no fim de frios os pode tirar para rechear.
Faça o recheio: Leve ao lume as natas até que estas fervam. Retire do lume. Parta o chocolate em pedaços e junte-os às natas quentes. Deixe repousar durante 2 minutos e depois mexa vigorosamente até que derreta por completo. Recheie com ele os macarons, unindo-os.



Notas: Os macarons que fiz estão brancos porque como vos disse, quando os comecei a fazer não tinha esperanças de ser bem sucedida por isso não lhe adicionei nenhum tipo de corante nem nada para que eles ficassem de outra cor. Fiz a receita simples e ficaram assim. Para que contrastasse, resolvi fazer o recheio de chocolate de culinária para que o recheio fosse escuro e criasse um contraste.

46 comentários:

Rose Oliveira disse...

Ficaram perfeitos Filipa, experiência mais que bem sucedida,
parabéns!!
Beijos e boa semana.

Glau disse...

Uau, show! parabéns, Filipa!
To ensaiando pra um dia fazer os meus!

bjokas, glau

Anónimo disse...

Filipa, ficaram perfeitos. Perfeitos mesmo! Ainda não experimentei o método italiano, porque sempre me pareceu mais complicado, com os pontos de açúcar. Mas depois de ver os teus não sei quanto tempo vou aguentar sem tentar outra vez!
E que feliz que eu fico por esta receita a quatro mãos ter resultado em tantos tabuleiros de coisinhas lindas e deliciosas!

Beijo grande *
Mariana

Unknown disse...

Filipa,
ficaram lindos!!!
Achei eles bem complicadinhos de fazer mesmo e os ingredientes aqui é super caro.
Bjs e parabéns

Mari disse...

Parabéns! Ficaram belíssimos. Também estou com uma receitinha aqui para fazer macarons. Se eu tiver dúvida, já sem quem procurar...hehehehe. Beijos!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Rita!!!

Eu adoro Macarons, mas tal como disse no outro dia à Mariana, nunca experimentei faze-los!
Não há dúvida que a persistência tinha que te trazer a vitória!:)
...eu sempre li que as claras velhas são fundamentais...(também tenho por aqui alguns tratados sobre macarons eheheh!)
Os teus ficaram lindos e perfeitos!
Um´excelente trabalho!;)

Margarida disse...

Filipa, ficaram lindos e perfeitos!
Eu não sei se alguma vez vou ter paciência para fazer macarons.. Entretanto vou-me deliciando com os que vejo nos blogs.
Parabéns!!
beijinho

MARIA disse...

Filipa parabéns!!!Ficaram uma maravilha.Um beijinho:))

Natércia Ramalho disse...

Filipa ficaram lindinhos mesmo como só tu fazes!Um bjs...

Mari disse...

Filipa querida, parabéns pela persistência, e pela beleza que ficaram os teus macarons!! Que coisa mais linda e perfeita... você é de um talento inigualável, e praticando bastante, o resultado não poderia ser outro.
Beijo grande!!

Vivian disse...

Fi, que legal !!! Parabéns !!! Eu nunca tentei pq precisa de farinha de amendoas e na minha cidade nunca encontrei. Mas vi que vc usou amendoas mesmo, agora vou comprar, ler o tutorial que vc indica e seguir todos os passos que vc passou. Vou já lá na cozinha separar as claras e deixar envelhecer

obrigada por dividir o segredo conosco

boa semana

bjks

Helena disse...

Lindos e perfeitos!Parabens pelo sucesso bem merecido!
Bj

Diogo disse...

que sacanagem essas fotos, querida!!

e que exagero, tudo bem que esses ficaram perfeitos, mas tenho certeza que as experiências anteriores não eram de se jogar fora não :-)

bjos

Flavinha disse...

Parabéns pelos macarons e, principalmente, pela sua persistência!

Lindos! Bela história! Como uma amizade faz bem, né?

Beijocas

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Filipa!!!!

...não sei onde fui desencantar a Rita...não conheço nenhuma nem se quer na blogosfera....:P
Desculpa o meu erro fatal...ups!

Guida* disse...

Parabéns Filipa, ficaram lindíssimos. É claro que da próxima também váo ficar :)
Beijoka**

Marizé disse...

Parabéns ás duas, estão de facto bonitos.

Bj

Dany disse...

OI Felipa muito lindo esses macaron,me diz uma coisa chavena de nata quer dizer o que?
bjs

Anónimo disse...

Que lindos que ficaram...
E o aspecto delicioso...
Ficaram espectaculares.
Parabéns e bjs

Anónimo disse...

Os teus ficaram lindos! Muitos Parabéns porque parece que não é coisa fácil e a persistência deu bons resultados.
Eu nunca experimentei, mas tenho lá umas claras a estagiar no frigorifico, só tenho que ganhar coragem.
Gostei do contraste, acho que vou seguir as tuas instruções e tentar a minha primeira vez ;)

Home Made Chef De Cordeiro disse...

Olá! É um prazer poder conhecer o seu trabalho. Participo dos desafios culinários do blog da Fer e por isso estou convidando você para participar do Desafio Finger Foods do meu blog. Visite. Participe. Será uma grande honra!
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/
Bjs! Debora

ameixa seca disse...

Quem me dera uns macarons assim saídos do forno. Ainda não me aventurei porque acho que vou ficar tão frustada que nem vou querer tentar outra vez!!! Essas alterações talvez sejam o segredo ;)

Ziza disse...

Nossa, acho que nunca vou chegar lá. Me faltam talento e paciência e me sobra a preguiça... ;)
Parabéns para ti!

Eli disse...

Perfeitos!! Que lindos!! Agora vou seguir sua receita e ver se funciona comigo. hehe

www.saboresdalica.blogspot.com

Pimenta disse...

Parabéns ficaram perfeitos, acho que por enquanto ainda não tenho coragem mas um dia aventuro-me a experimentar a tua receita

Natália Eleutério disse...

Uma perfeição e verdadeira delícia, bjs

Romy Almeida disse...

Ficaram fantásticos... dignos de uma profissional.
Muitos parabéns pela persistência.
Bjokas doces***

Andrea Dohashi disse...

Filipa do céu, que delícia!
Ai eu quero, quero muito.
Sabe que tenho medo de fazer, acho que não dou conta, rs!
Lindos de viver!
Beijos

bio_geo_esds@ disse...

Lindos, nunca fiz, estão na lista, mas não há tempo para tudo.
Parabéns pelos teus, mais uma tarefa bem cumprida.

Claudia Lima disse...

Parabéns Filipa! Eu espero que acertes sempre daqui para frente.
É frustante mesmo quando tentamos algo com boa vontadee não dá certo, mas faz parte do aprendizado.
Eu nunca comi estes biscoitinhos. São tão falados!
Bjs :)

Isabel (pipoka) disse...

Não sejas modesta...tu já tinhas feito uns que sairam bem... ;-)

Mas estes, de facto, estão perfeitos!

Eu sou adepta da colaboração entre blogues, aliás, em todos os aspectos da minha vida sempre achei mais saudável a colaboração do que a competição.

beijocas

Gina disse...

Filipa, parabéns pelos macarons, ficaram lindos!!! Esses posts sobre macarons que andam fazendo estão me dando vontade de fazer de novo.
Bjs.

Emília disse...

Filipa do céu!!! Ficaram perfeitos! Eu conheci os macarons aqui no Japão, e foi amor à primeira mordida, compro um de cada cor! rss
Menina agora você pode fazer tudo! Já está formada!!rss
Parabéns Filipa!!
Beijinhos

Raspas de Laranja disse...

Parabéns, ficaram lindos e bons de certeza. Bjc

Laurinha disse...

PARABÉNS!!! Ficaram com dome e foot, lindos, lisinhos, brilhantes!!!

Adorei o contraste também do recheio com os bicoitos brancos...

Ainda não me aventurei nesta lição.... preciso treinar muito ainda!

Beijinhos

Valeria disse...

Filipa Você é uma verdadeira artista!!Estão lindos e devem estar super saborosos!!
Será que não dá pra enviar unzinho pra cá???
Bjs

Carla disse...

muitos parabéns Filipa!! Ficaram perfeitos =D
vou guardar esta receita para experimentar :o)

bjs, boa semana!

"Manjares da Manu" disse...

Ficaram lindos e apetitosos!!! Guarda um p/ mim!!!rsrs

Bjs...

Axly disse...

Ai que lindo que ficaram!
Um dia ainda me arrisco a fazer, sei que vou ter muuuito trabalho, mas a gente chega lá^^
Kisss!

Karla disse...

Filipinha...estão fantásticos...perfeitos diria eu..lindos lindos....
Quem disse que ser teimoso não compensa???
beijinhos enormes =)

laila radice disse...

FILIPAA!!!!!!!!

PARABENS!!! E TEM Q SER ASSIM, TD COM MAIUSCULA PORQUE FICARAM PERFEITOS!!!

bjos e q continuem assim a sproximas fornadas!!

Carolina Andrade disse...

Parabéns Filipa, quanto tempo não venho aqui!!Estes macarons estão lindos!! Fiz na escola e achei super difícil. Um grande beijo!!

Nereime disse...

Filipa eu estou encantada com seus macarons, saíram realmente perfeitos.Gostaria de saber quanto tempo eles duram e se devem ser guardados fora de refrigeração?Gostaria de preparar para uma festa ,mas queria preparar com o máximo de antecedência possível.Você poderia responder lá no meu cantinho???
abçs

Fay van Gelder disse...

Lindosssss

Kiss

Nysa disse...

parabéns - ficaram perfeitos. já estou há tempos para os fazer também, mas depois falta-me a coragem. beijocas

eu disse...

Ai eu estou a adorar ste blog!!! Esta receita vou perder-me com ela!!!
Bjkas