segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bacalhau com bróculos

Já era hora de publicar alguma receita aqui no blogue mas antes de avançar mais, quero desejar a todos os leitores do Receitas da Filipa um excelente ano de 2011. A todos eles quero agradecer as palavras de carinho e incentivo que por aqui vão deixando. Este blogue tem andado muito apagado é verdade mas sempre que posso espreito outros dos quais gosto bastante.
Deixo-vos hoje a receita de um bacalhau com bróculos, simples mas digno de registo pela feliz combinação dos ingredientes.

Ingredientes:
200 g de bacalhau desfiado
200 g de bróculos
3 batatas médias (finamente cortadas)
3 dentes de alho
1 cebola pequena
350 ml de leite
3 c. de sopa de vinho branco
200 ml de molho béchamel
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Numa caçarola refogue em azeite a cebola e 1 dente de alho, ambos picados. Deixe ficar translúcido. Junte o bacalhau e deixe ficar uns minutos sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Entretanto coza os bróculos em água temperada com sal durante 5 minutos. Retire, escorra e junte ao bacalhau. Com a ajuda de uma colher, desfaça um pouco os bróculos de modo a envolver bem no bacalhau. Retire do lume e reserve.
Coza as batatas durante 10 minutos no leite, vinho branco, restante alho esmagado e temperado de sal e pimenta. Retire e escorra.
Unte com manteiga um tabuleiro de forno e coloque no fundo a mistura de bacalhau com bróculos. Por cima disponha as rodelas de batata e cubra tudo com o molho béchamel. Leve ao forno durante 15 minutos, deixando gratinar um pouco.



23 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Hummm, que delícia!!!Combinação perfeita!!!!

Feliz ano novo!!!!

Bjs....

ameixa seca disse...

Tal como disseste, é uma combinação feliz... a travessa até se ri para mim :)

Luisa Alexandra disse...

Bom Ano Novo!
A receita está bem apetitosa, obrigado pela partilha.

Anónimo disse...

Seu blog esta repleto de receitas deliciosas, um dia o meu fica assim.. hehehe
Se puder, da uma passadinha nele depois..

Feliz 2011 ^^

Sandra G disse...

Que combinação excelente.

Bjs

Unknown disse...

Bela receita de bacalhau...

Bjs

Sandreane disse...

Filipa, amei a combinação...
Bjos!

Fernanda disse...

Oi!!! Parabéns pelo blog, está mto fofo!!
bom final de semana,
www.cozinhavirtualdafer.blogspot.com

beijos

Raspas de Laranja disse...

olá Filipa, que bom 'ver' algum trabalho teu, és sempre bem vinda.
Trazes receitas, tão delicadas, quanto deliciosas. Desejo-te igualmente um Feliz 2011.

moranguita disse...

filipa voltaste com uam receita muito boa.
gostei muito da sugestao e ja vou guardar a receita
beijinhos e um bom ano de 2011

Sérgio Gomes disse...

Acabei de descobrir este blog por acaso e fiquei impressionado. Tanta coisa boa.
Vou-me tornar seguidor para ser mais facil voltar e explorar melhor.

Se quiser visite o meu blog:

http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

Bjs.

Lorena Bezerra disse...

Que combinação deliciosa!!
Muuuuito bom!!!
Tenha uma ótima semana!!!
=D

Unknown disse...

eu amo e simplesmente maravilhoso, parabéns !!

Piteca disse...

Olá miguita! Bem esse bacalhauzinho ficou fantástico! De ficar com água na boca! :)
Beijinhos e acho que ainda vou a tempo de te desejar um bom ano! Eh Eh... nunca é tarde... ;)
Beijinhos doces.

Bichinha disse...

Ainda que voltaste. Vou espreitando o blog sempre à espera que esse dia chegue, e ainda bem que ele chegou porque tanto talento tem que ser visto. Obrigado por partilhares tantas receitas maravilhosas. Já tenho feito alguns bolinhos e agora voltei à procura de mais uma receita. Bem vinda de novo e bom ano :)

Paula Rody disse...

Hummmmm, parece ser uma combinação realmente maravilhosa!!!

Te vi nos meus visitantes recentes, e tomei curiosidade e vim aqui, e como "gostei do que vi" estou te seguindo hehehe

Beijos

Unknown disse...

Olá! Adorei seu blog. Tem receitas super saborosas! Cadastre-o na lista dos melhores blogs de culinária através deste link:
http://www.comidas1.com/enviar-blog
No código que você coloca em seu blog é um selinho lindíssimo que diz que o seu site tem comida boa!
Beijos!!!

sweety disse...

costumo fazer com pescada e broculos! Tenho que exprimentar com bacalhau. Visite o meu blog :)

Rosa Maria disse...

Adorei o seu blog e as suas receitas.Beijos.
Rosa Maria

Simone disse...

Muito bom o post.

Ana Paula disse...

Adorei a receita, conhecia fazendo o brócolis refogado no alho e no azeite, mais assim deve ficar muito bom!

Atelier da Casaleira disse...

ola madrinha:) espero que o meu seja um deles...nunca mais me visitas-te online....claro.quando voltas com as tuas paparocas?bjs

a disse...

Olá
Vim conhecer esta cozinha e fiquei super fã, virei "cuscar" as novidades sempre que possa!! Esta bacalhau ficou divinal!!
Beijinhos e Boas Festas