Desde que vi no blog da nossa querida Fabrícia as receitas com o maple syrup (xarope de ácer) que fiquei super curiosa em relação ao mesmo mas pensei que aqui em Portugal não houvesse. A sempre simpática Marizé viu através de um comentário que eu tinha deixado no blog da Fabrícia, que eu andava à procura do dito xarope e disse-me logo onde poderia encontrar. Digam lá se ela não é uma querida? Que boa vizinha que eu tenho! Para quem não sabe vivemos a menos de 20km uma da outra...
Como é óbvio fui logo a correr comprar o tal xarope, assustei-me um bocadinho com o preço porque achei realmente caro (para terem uma idéia uma lata de 500ml custa 26€), mas como estava tão curiosa decidi comprar na mesma e não me arrependo.
Para começar as minhas experiências com o xarope, a primeira receita que fiz foi o pouding-chômeur que tal como a Fabrícia nos diz, é uma especialidade do Québec. Vão aqui para ficarem a saber mais um pouco sobre o pouding e sobre o maple syrup.
Ingredientes:
540 ml de maple syrup (xarope de ácer)
540 ml de creme fraîche (usei um pacote de natas com 2 colheres de sopa de leite)
125 ml (meia chávena de chá) de manteiga na temperatura ambiente
250 ml (1 chávena de chá) de açúcar (usei açúcar mascavado escuro)
2 ovos
2 ovos
500 ml (2 chávenas de chá) de farinha
10 ml (2 c. chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
125 ml (meia chávena de chá) de leite
Preparação:
Colocar numa panela o xarope de ácer com as natas e levar ao lume até ferver. Deixe ferver durante 3 a 4 minutos. Retire do lume e reserve.
Entretanto bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um, e bata durante 2 minutos. Misture a farinha com o fermento e o sal e vá adicionando à mistura dos ovos, alternando com o leite. Colocar este preparado em forminhas pequenas individuais refractárias. Cobrir com a mistura do xarope e natas e leve ao forno pré aquecido a 200º C, durante 20 minutos aproximadamente.
Notas:
- O pouding também pode ser assado numa forma grande, eu fiz em forminhas pequeninas porque achei que ficaria mais gracioso.
- A Fabrícia dá a dica de colocar algumas framboesas frescas por cima do primeiro preparado e antes de colocar o xarope com as natas. Eu não tinha framboesas e então coloquei pequenos pedaços de maçã e achei que combinou bem.
- Assim como a Fabrícia, eu também só fiz metade da receita acima indicada e mesmo assim rendeu 5 tacinhas.
Este pouding é um pouco doce mas vale mesmo a pena experimentar pois é uma delícia...
32 comentários:
Pois é amiga, aqui em Portugal o xarope é carissimo. Mas vale a pena é um delicia, nós cá em casa usamos com waffles, crepes e french toast, ainda bem que tenho familia no Canadá e lá vou recebendo o maple syrup de presente.
Os pudins estão com um aspecto delicioso.
Bjs
Por aqui ainda não encontrei, mas também fiquei curiosa.
O pudim parece valer o quanto custa.
Bjs!
Adorei sua visita lá no Trivial, Filipa! Seja bem-vinda e volte sempre. Ah, seu blogue já está na minha lista para visitar com freqüência. Adoro trocar idéias com pessoas amigas e mais experiêntes, eu estou só começando! ;-) Um beijo!
Esta receita é, no mínimo, chique!
Acho que esta na hora de testar essa receita. Adoro pudins e este esta tentador. Ainda bem que aqui o maple syrup nao esta a peso de ouro.
beijo e boa semana!
Querida Filipa que maravilha que ficou...muito mais bonito que meu. Parabéns.....um luxo.
Bjcas para ti.
Pois é eu agora sou eu que acho que aqui no Brasil não tem, rs
Será? Areceita é ótima!
Beijos
humm fiquei tentada...essa lista de receitas da Fabricia com o maple syrup esta rendendo...são otimas opções!bjs
Eu costumo comprar o xarope de acér na loja gourmet do el corte inglês em lisboa. Tenho a foto de um dos frascos que me deram, por acaso, este fim de semana, e esse frasco custa perto de 7/8 euros se não me engano (http://cantinhodamartuxa.blogspot.com/2008/04/miminhos.html). Tem quase 1 litro.
Não sei se será igualzinho a esse que compra, mas se por acaso vier para os lados de lisboa não deixe de experimentar.
Nunca tinha feito nenhuma receita com xarope de acér, normalmente uso nas panquecas e crepes. Mas a sua deixou-me curiosa e com vontade de experimentar! :-)
Beijinhos
Bom amiga, estão lindas :)
Bjocas:)
Que delicia,mas claro tenho que ir ao EL CORTE INGLÊS sempre o xarope é mais barato...beijinhos doces
Bolas, mesmo caro! Parecem os preços aqui, estupidamente caros! Tal como tu, nunca provei e também gostava muito. Já vi por aqui, numa loja, e o preço nem era assim tão caro, mas depois pensei que não tivesse tantas receitas para lhe dar uso... Parece que me engano, né? :o) Fiquei mesmo curiosa!
Beijos
Filipa também tentei encontrar por aqui e nada!! É tão bão experimentar coisas novas não é? Bjks e excelente semana!!!
Estou deliciada com a receita, mas fiquei chocada com o preço do maple syrup. Será que a composição do tal que se vende no Corte Inglés é igual?
bjs
Filipa também tenho muita vontade de experimentar o tal maple syrup, mas tb nunca achei por aqui...
e o seu pouding merece uma boa colherada :P
beijos!
Senhorita Dona Ana Filipa:
A Fabrícia deve estar satisfeita por ter uma discípula tão aplicada.
Também não conheço este tal de xarope, mas pelo que falam deve ser realmente muito bom.Mas também não dá pra conhecermos tudo né !!
Um abraço para você.
Adoro maple pena que por aqui seja difícil encontrar também muito legal da parte da Marizé este carinho.
Bjs
Eu ainda não conhecia esta receita. Parece muito gostosa.
Aqui o maple syrup é barato e tem até dietético.
Já utilizei para uma receita de bolo. Ia uma combinação de mel e maple syrup. Ficou gostoso, deixou o bolo bem aromático.
Bjs
Filipa maravilhoso adorei um beijo. Natércia...
Adorei o pouding, Filipa! Tem um aspecto fantástico, pena o xarope ser de facto carote...
Não sou fã do mapple syrup...
Talvez por não ter provado um dos bons, quem sabe...
De quanuel forma, já deixei a receita anotada, quem sabe...
Beijinhos,
Os teus pudins ficaram de dar água na boca.Realmente é pena o maple syrup ser tão caro cá, mas vale a pena experimentar.Bjks
Humm... parecem deliciosos estes pudinzinhos!!!
Eu também gosto muito de mapple syrup... uso nas panquecas e nos waffles... e acho que também há no El Corte Inglês um bocadinho mais barato... eu também tenho sorte nesse aspecto porque costumo trazer dos Estados Unidos e com vários sabores (manteiga, morango, groselha... etc.)
Parabéns.
Fiquei uns dias meio ausente, com pouco tempo pra tudo...e qdo volto, qtas delicias...Nossa! Uma melhor que a outra! Parabéns...
bjs
Humm, mais um ingrediente para eu sair em busca aqui. Creio eu que não tenha aqui no Brasil mas vou procurar. enquanto isso vou ficar so na imaginação do sabor deste pudim. Beijão
Deve ser delicioso
Beijinhos
Valeu a pena mesmo comprar o xarope... deve ter ficado uma gostosura...
Bjos, Lú.
Também fiquei curiosa, pois nunca provei o xarope de arce, Aqui tambem é um bocadinho (bocadao) caro e nao quis arriscar. Mas bom saber suas impressoes
Beijos
Agora com esta receita tb fiquei curiosa em experimente esse xarope de ácer..
Olá Felipa..que receita super interessante!! Aqui em casa usamos o maple para waffles, panquecas americanas...assim, como a Marizé!!Eu estou louca agora para fazer esta receita, mas infelizmente aqui no Brasil é caríssimo tb e se chama calda de brodo(brodo é o nome da árvore por aqui!)e os meus que minha amiga trouxe do canadá...estão no finalzinho...mas acho que vou ter que gastar e fazer uma extravagânciazinha!!rsrsrsrs!!!Parabéns por compartilhar esta maravilha!Será que colocar 1/2 chavena de açúcar não deixaria menos doce?? beijos
Bem aqui no Brasil, tbm não é nada barato, mas é delicioso, as cças adoram...Ficou lindo!!!
Teu pudim ficou lindo, Filipa! Meus meninos (incluindo o marido) estão apaixonados por maple syrup, mas aqui tb é muito caro! Bjs
Enviar um comentário