segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Camarão na abóbora



Aqui estou eu novamente com a minha parceira Fabrícia a participar pela segunda vez no Intercâmbio Culinário. Da primeira vez participámos com uma receita doce e agora chegou a vez da receita salgada.
De entre as receitas que a Fá me enviou, eu escolhi o camarão na abóbora por ser uma receita que já à algum tempo queria experimentar. Gosto muito de abóbora, de camarão e de leite de coco por isso adorei este prato que apesar de dar algum trabalho, vale o tempo dedicado.



Ingredientes:
1 Abóbora média (o tamanho depende da quantidade de pessoas)
500g de camarão limpo, sem casca
600ml de leite de coco
300ml de creme de leite (natas)
Sal e pimenta q.b.
2 tomates cortados aos cubos
Salsa picada
1 cebola pequena finamente picada
2 c. de sopa de azeite

Preparação:
Faça um pequeno corte na superfície da abóbora, retirando uma tampinha. Retire as sementes, recoloque a tampa, passe azeite em toda a casca e leve ao forno por aproximadamente 1h em forno médio (180ºC).
Entretanto refogue a cebola no azeite. Em seguida junte o camarão e deixe até ficar rosado. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Incorpore o leite de coco, o creme de leite, o sal e a pimenta. Diminua o fogo, mexa bem e deixe o molho reduzir e engrossar um pouco. Mais ou menos 15 minutos. Retire do lume e junte a salsa picada.
Verifique se a abóbora esta cozida no interior. Passe uma colher para ver se a abóbora se solta da casca. Se estiver cozida raspe com uma colher deixando a abóbora dentro da casca. Se não estiver cozida deixe mais um pouco no forno. É importante deixar a abóbora dentro de uma forma ou assadeira. Recheie a abóbora com o creme de camarão e misture com a abóbora dentro da própria casca. Tape-a com a tampa e volte a colocar no forno por aproximadamente 20 minutos. Sirva com arroz branco.

49 comentários:

Rivera disse...

Realmente, o trabalho que dá deve valer a pena porque deve de ser óptimo! Eu não conhecia esta receita assim na abóbora, mas fica muito giro!

Nysa disse...

os brasileiro chamam camarao na moranga nao é? também já tinha visto essa receita e achei graca!!! saíu-te muito bem ;-) beijocas

Anónimo disse...

Ficou muito engraçada a foto! É uma ideia muito engraçada e deve de ser bem bom... :)
Bjcas.

♥ mesa para 4 disse...

Ficou maravilhoso...beijinho

Glau disse...

uau, que prato mais lindo!
bjos

Delícias e Talentos disse...

Excelente ideia! Mas em vez de uma abóbora, usarei 2 porque as minhas são pequenas. :)

Raspas de Laranja disse...

És sempre muito criativa. Ficou lindo e deve estar delicioso. Deve ser paracido com muqueca de camarão. Bj

Leonor de Sousa Bastos disse...

Esse camarão na abóbora fica com uma apresentação fantástica!!!

...o sabor deve ser óptimo...vou comendo com os olhos...:)

Manuela © disse...

Bela participação. Ficou lindo e aposto que delicioso :)

Beijinhos e um bom ano para ti

❤Artes da Guida❤ disse...

se fizesses na Bimby achas que ficava igual??

Nani disse...

Pois valeu o tempo viu?! Ficou linda! E é tão gostoso né?!
Beijinhos e ótima semana!

Atelier da Casaleira disse...

olá madrinha como estas? um bom ano para ti!
mais uma vez, supreende-nos com um salgado, requintado!
nota: como sabes que ando em dieta ( saudável) sugiro que elabores um menu sem hidratos de carbono. Para começar o ano, lanço-te este desafio!
beijinhos e até breve

ameixa seca disse...

Muito bonito que ficou e o sabor ainda deve ficar melhor :)
Obrigada por mais esta participação!

Helena disse...

Filipa
Os meus parabens,ficou linda!
E deve ser um prato delicioso,a experimentar!
Boa semana!

Karla disse...

Olá linda :)
Adorei...as nossas amigas têm sempre umas ideias fabulosas, nao é?
E adorei o novo look, assim mais primaveril :)
Mas linda acho que devias mesmo por um nome nas tuas fotos, que ainda por cima são muito bonitas.

beijinhos

SusanaG disse...

Bem, que receita e que aspecto bonito. Como sempre, neste teu blog. Esta ideia parece-me fabulosa. Beijinhos.

Fabrícia disse...

Filipa ficou maravilhoso seu camarao na moranga .... Fico feliz que tenha gostado e posso dizer que é sempre um prazer ser sua parceira.
Bejos.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!!! Feliz ano novo, meio atrasadinha...
Que delícia! Parabéns
Beijos!

Odete disse...

Bela parceria e resultou um prato lindo. Camarao na moranga foi um dos primeiros pratos, digamos mais elaborados que aprendi fazer.
Esse que voce fez esta apelativo, uhum.

Beijos

Valeria disse...

Filipa querida !!Adoro Camarão na moranga!!Tenho ótimas lembranças deste prato!!e vejo que você caprichou mesmo !!Tá com uma cara ótima!!
Bjs
Ps Hoje vi na tv daqui um restaurante que serve coelho na abóbora .Uma senhorinha tão lindinha que prepara este prato !!Esqueci o nome da cidade que era!!

colher-de-pau disse...

Realmente esta é uma daquelas receitas que para além de serem visualmente atraentes, devem ser deliciosas.
Acho que um destes dias vou ter que pôr mãos à obra. Gostava muito de experimentar.

Maggie disse...

Que original esta receita... desconhecia tal coisa.
Parabéns por mais um desafio cumprido.
Bjs

Isabelocas disse...

Uma receita muito interessante e com muito bom aspecto.
Beijinhos

anna disse...

Ficou lindo, imagino a delícia aí dentro da casquinha...
Beijinhos.

Axly disse...

Que lindo ficou teu pratinho!
Kisss^^

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nossa! eu amo camarão de qualquer maneira, e este seu parece ser fantástico!

bjssssssss

Vivian disse...

Aqui chamamos de camarao na moranga. Usamos aquela bem amarelinha, que se usa no dia das bruxas. Esse prato é muito bom, e basta um arroz branco e uma saladinha pra acompanhar

bjks

Sónia disse...

olá deixei um comentário em "pernas de frango com cerveja e mostarda", não sei se reparou.
beijocas

Angela Oeiras disse...

Meu Deus que espetáculo de receita... e onde é que eu vou arranjar agora uma abóbora destas para fazer...

Emília disse...

Filipa corajosa!!! Eu tenho preguiça de fazer essa receita!rss
Que vergonha, mas é verdade! Mas de comer não tenho preguiça não!!
Menina, você cozinha muito!!
Beijinhos

Diogo disse...

de revista essa foto. e a receita tbm! sensacional :-)

bjos

Karla disse...

Olá...desafio para ti no Almoço :)

beijinhos

Raspas de Laranja disse...

Olá Filipa, passa no meu blog, tens lá um miminho para ti. Bom fim de semna. Beijinhos

Mari disse...

Estou babando e ponto!

Adriana disse...

Ficou uma beleza!

Aqui chamamos de camarão na moranga,e é uma delicia!

Filipa disse...

Para além de ser uma receita deliciosa é bastante diferente. Parabéns. Beijinhos

Anónimo disse...

Ficou com um aspecto delicioso...
Tenho um prémio para ti no meu blog

janeca disse...

Ficou divinal esta receita,
parabens pela participação...que bela escolha:))

Filipinha tens um desafio á tua espera no meu cantinho.

Bjinhos Carinhosas

Raspas de Laranja disse...

Oi Filipa. Tens um selinho no meu blog. Se não tiveres tempo ou vontade de postar não faz mal, mas tinha mesmo de te dar. Tenho grande admiração pelo teu trabalho. Fica bem. Beijinhos

Pitadasdilu disse...

Com certeza vale todo tempo dedicado mesmo, pois é um prato por demais saboroso.
Filipa, passa lá no meu blog, te deixei um Meme/Desafio.
Bjos, Lú.

Ziza disse...

Adoro esta receita!

Luciana Macêdo disse...

Um prato para se comer de olhos fechados, é muito bom.
Bjs!

Anónimo disse...

Filipa, onde andas? Volta que fazes falta!

Beijo grande *
Mariana

Andréa Almeida disse...

Oi Filipa!! Adoro abóbora, com camarão então... ficou perfeita a receita. Parabéns, nota 10!

Nereime disse...

Hum... Filipa que delícia ...parece que sai um bom perfume da foto, este é um de meus pratos prediletos.
bjs

Rico disse...

belíssimo aspecto, aparenta ser bem bom e delicioso...brigado por partilhar.

Luciana B. disse...

Oi Filipa, todos já falaram mas eu não resisti quando vi a foto... :)ficou demais seu camarão na moranga! Um prato excelente mesmo.
Um beijo

Maria Amélia disse...

Olá Filipa. Tudo bem com vc? Este camarão na abóbora está maravilhoso. bjs

Anónimo disse...

gostei da receita eu vou fazer amanha