segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Grão-de-bico com chouriço


Este prato é um óptimo acompanhamento para carnes assadas mas também pode ser servido simples como entrada. A combinação dos ingredientes é maravilhosa e confere-lhe um sabor muito especial.
A receita é típica do país vizinho, Espanha e foi retirada do "Livro Essencial da Cozinha Mediterrânica", uma aquisição recente.

Ingredientes:
165g de grão-de-bico previamente demolhado
1 folha de louro
3 cravos da índia
1 pau de canela
1 cubo de caldo de galinha
1 cebola finamente picada
1 dente de alho esmagado
rodelas de chouriço
tomilho seco
salsa picada
azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Numa panela grande deite o grão, junte a folha de louro, os cravos, o pau de canela, o cubo de caldo de galinha e deite água suficiente para cobrir todos os ingredientes. Leve ao lume a cozer durante aproximadamente 1h ou até o grão estar tenro. Escorra o grão, descartando a folha de louro, os cravos e o pau de canela.
Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e deite a cebola. Deixe cozinhar até que fique translúcida. Adicione o alho, um pouco de tomilho seco e aumente o lume. Junte o chouriço e deixe cozinhar durante uns 2 a 3 minutos ou até o chouriço ficar coradinho. Acrescente o grão à frigideira e mexa bem. Tempere de sal e pimenta, polvilhe com salsa picada e retire do lume. Sirva em seguida.

31 comentários:

Anónimo disse...

Hummm...adoro grão de bico! Este petisco deve de ficar mesmo muito bom! :)
Bjcas!

Natércia Ramalho disse...

Filipa ficou maravilhoso!Um beijinho.Feliz 2009...

BETO disse...

Filipa, que tentação, adoro grão de bico. Esse prato ficou divino. Bjs.

Anónimo disse...

Filipa, gosto muito de grão de bico e esta receita parece-me ter uma combinação de sabores deliciosa! Infelizmente cá em casa grão de bico é só para mim, mas acho que vou fazê-la na mesma, para um dos meus almoços solitários!

Aproveito ainda para te desejar um maravilhoso 2009, cheio de coisas boas e receitas inovadoras!

Beijo grande *
Mariana

Rita disse...

Se há uma coisa que eu simplesmente adoro é sem dúvida um belo prato de grão, com chouriça então deve ser uma delicia!

Isabel (pipoka) disse...

Filipa,

Eu ando sintonizadíssima no grão-de-bico...imagina que hoje vi a receita de arroz com grão no tachos de ensaio e fui logo a correr fazer para o meu aLmoço. ainda perco a cabeça e faço a tua receita para o jantar...ehehehe.

beijocas e Bom Ano

edinha disse...

Gosto muito tanto de grão como de chouriço :)
Beijinho

Axly disse...

Mais um impulso pra que eu compre grão-de-bico, eu não conheço!
Um lindoooo Ano Novo, cheio de coisas boas.
Kisss^^

Mónica Pinto disse...

Gosto muito de grão de bico e assim fica realmente muito bom.
Filipa, desejo-te um excelente 2009 e que todos os teus projectos se concretizem.
Feliz ano novo e beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Hummm adoro grão de bico!!!
Feliz 2009!!!!

Bjs...

Karla disse...

Olá Filipinha :)
Adorei! Esse tipo de pratos são aqueles que mais gosto.

beijinhos grandes

Helena disse...

Filipa
Ando há algum tempo com essa receita na cabeça,deve ser optima!Ficou linda como sempre!
Bj

Anónimo disse...

Filipa, feliz ano novo querida e muita saúde e paz...amei a receita porque sempre quis fazer grão de bico, mas não sei tirar a pele...vou ver se faço esta receita.
Beijos

ameixa seca disse...

Acho que é a minha leguminosa favorita :)
Adoro!!!

anna disse...

Um grão bem diferente e charmoso!
Beijinhos.

Claudia Lima disse...

Adoro grão-de-bico e ficou com uma cara linda. Um pouquinho de arroz e não precisa de mais nada!
Bjs :)

GreyScale disse...

Grão de bico..adoro! Este prato é realmente bom. por vezes faço algo parecido, mas costumo colocar por cima 1 ovo escalfado por pessoa!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Gosto tanto de grão-de-bico!!... e esta tua receita está com um ar deliciosamente inspirador!...
Mas que belo prato!:)

Espero que o 2009 seja um ano excelente!:)

Vitor disse...

Filipa adoro a tua comidinha!Um beijinho Vitor:))--

Eli disse...

Isso é mesmo uma maravilha!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Sylvia disse...

Que delicia Felipa!!! Principalmente pelo grao de bico que adoro.
Um maravilhoso e feliz 2009 para voce e os seus
Beijos

Nani disse...

Nossa Filipa que lindo ficou, adoro grão de bico menina, fiquei com água na boca.
Beijos e feliz 2009 pra você e toda sua familia!

Anónimo disse...

Voltei para te dizer que tens um desafio à tua espera lá no meu cantinho!
Bjcas!

Rose Oliveira disse...

Que delícia Filipa1 Adoro receitas com grão de bico...beijos.

Sarita disse...

Mais um pratinho bom parao dia a dia!

Beijinhos e um Bom Ano Filipa.

Emília disse...

Eu não era de comer grão de bico, mas como meu marido gosta muito passei a fazer e a comer!
Essa sua receita é super apetitosa!
Filipa, Beijinhos!!!

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Oi. entrei em seu site e achei muito bom!!! Entre nos meus:

www.casaefogao.blogspot.com
www.blogsitesr.blogspot.com
www.intercessaodemulheres.blogspot.com



SILMARA FREITAS

Raspas de Laranja disse...

Que delicia deve ter ficado o teu grão.

Raspas de Laranja disse...

Desafio no meu blog. Passa por lá. Bjc

Angela Oeiras disse...

Tenho em casa uns choriços caseiros que acho super indicados para esta receita... boa!

Ana Paula disse...

Achei bem diferente esta receita. vou testá-la. O prato ficou divino, bjs