sexta-feira, 6 de junho de 2008

Enrolado de merengue com maracujá


Maracujá é uma das frutas pelas quais sou completamente apaixonada. Aquele sabor entre o doce e o amargo é algo que me deixa completamente fascinada, adoro!
Esta receita vi na revista Blue Cooking do mês de Março e assim que pude coloquei-a em prática, só vos posso dizer que é algo do outro mundo. É daquelas tortas que nos deleitam a cada garfada que damos...

Ingredientes:
6 claras de ovo
300g de açúcar
1 c. de chá de vinagre de vinho branco
2 c. de chá de farinha maizena
200ml de natas
3 maracujás
açúcar q.b.

Preparação:
Bata as claras em castelo, adicione-lhes o açúcar e continue a bater até obter um merengue brilhante e espesso. Incorpore delicadamente o vinagre e a farinha maizena. Deite o preparado para um tabuleiro previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal e leve ao forno durante aproximadamente 15 minutos ou até começar a dourar. Apague o forno e deixe a torta ficar lá até estar quase fria, tendo o cuidado para deixar o forno entreaberto. Retire do forno e deite sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com bastante açúcar.
Entretanto, corte os maracujás ao meio, retire-lhes a polpa e coloque num robô de cozinha. Bata brevemente. Bata as natas até ficarem firmes e adicione-lhes a polpa dos maracujás. Quem quiser pode juntar também as sementes, mas eu passei a mistura por um passador de rede para separar a polpa das sementes e só coloquei a polpa nas natas.
Estando o merengue completamente frio, espalhe a mistura das natas por cima do mesmo, mas não deixe chegar até às bordas. Com a ajuda do papel vegetal que está por baixo, enrole o merengue. Transfira para um prato de servir e decore com as cascas dos maracujás.


Notas:
  • A receita original só pedia 3 claras de ovo mas eu achei que ficaria uma torta pequena por isso dupliquei todos os ingredientes para obter uma torta maior.
  • Ao transferir a torta para o prato de servir, fi-lo com o papel vegetal pois se o tirasse a torta iria partir-se já que é de uma consistência frágil e depois recortei o excedente de papel, daí verem um pouquinho do papel na foto por baixo da torta :)
  • Na hora de servir a torta, coloquei-lhe de ambos os lados algumas das sementes dos maracujás para lhe dar outra graça.

43 comentários:

Marcos disse...

Filipa uma maravilha!! pode ser uma fatia para mim...um abraço Marcos:))

claudia disse...

E 1 fatia para mim, não há???

Isabel (pipoka) disse...

Tem graça que noutro dia estava a comentar com uma amiga alemã que não tinha jeito para o merengue e ela aconselhou-me a usar viangre e maizena...vê lá tu a coincidência.

Talvez esta torta ainda não me aventure a fazer, mas ando a pensar numa Pavlova e olha que este recheio de maracujá é uma excelente opção!

bjs

Laurinha disse...

De maracujá! Excelente escolha, também adoro! O contraste azedinho com o docinho, aiai, é bom demais!
Beijinhos,

Mónica Pinto disse...

Esta torta faz-me lembrar a pavlova,que fica óptima com polpa de maracujá por cima. Nem de propósito a pipoka ter falado no mesmo.

Já agora, essa fatia é para oferta?...

Beijinhos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Filipa, que boa receita para usar as claras que sobram! Adorei! Vou guardar para as próximas claras! :)

Beijoca *
Mariana

Ziza disse...

Que maravilha! Lindo, lindo, lindo!

Fay van Gelder disse...

Também sou fã de maracuja - Pssion Fruit :)

Bjo

Marcia disse...

Tu realmente tens mãos de fada, Filipa! Ficou linda a tua sobremesa... Bj

Adriana disse...

Além de delicioso,uma verdadeira fabrica de sonhos este seu blog.

Goreti disse...

Sabe que de todos os doces, o que sempre escolho acaba sendo com maracujá. Adorei a idéia!

Nani disse...

Sua receita ficou muito linda! Lá am casa tem pé de maracujá e estão sobrando aos montes, vou testar fazer sua receita.
Beijos

edinha disse...

Uma maravilha!Também aho que fica melhor sem as sementes :)
Beijinhos

risonha disse...

e eu que nunca consigo encontrar maracujás em lado nenhum? que raiva!!!
a torta ficou fantástica.

QqCoisa disse...

Bom... tem um aspecto... MARAVILHOSO!!!!

Sandreane disse...

Menina,
Esse enrolado está com uma cara ótima... Deu água na boca :)
Abraços!

Natércia Ramalho disse...

Filipa é de comer e chorar por mais adorei. Um bjo. Natércia...

Sarita disse...

K delicia Filipa!!Este blog é sempre uma tentação!

Luciana Macêdo disse...

Como gosto de sabores mais cítricos o maracujá está entre minhas frutas referidas. O contraste de sabores do seu rocambole me agradou bastante. Também quero experimentar.
Bjs!

Pimenta disse...

tem ar de ser uma delicia e eu adoro maracujas!!
bjs

A União Faz a Vida disse...

Nossa, ficou muito bonito!

Agdah disse...

Realmente, maracujá é uma delícia.

Unknown disse...

deve ser mesmo muito boa essa torta!

Elvira disse...

Que aspecto divinal! Deve ser muito, muito bom. :-)

Beijinhos.

Fabrícia disse...

Parabéns pois ficou perfeita....tb adoro maracujá....
Bjcas.

Nereime disse...

Ah!Filipa...sabe que minha irmã me pediu um bolo de maracujá ...eu até já os comprei mas não sabia oque fazer com eles...agora encontro esta sua sobremesa divina!!!Perfeita!!!
bjos

Claudia Lima disse...

Ficou muito bonita! Super delicada.
Minha avó tem maracujá plantado em casa. Quando amadurecem caem e ficam espalhados por todo canto.
O mais irônico é que ela detesta hehe...
Eu ia na casa dela para colher e fazer suco fresquinho. Bons tempos...
Bjs :)

* Jo * disse...

parece realmente deliciosa!
confesso que comeria um pedaço!
,)

beijinho!

Guida* disse...

Filipa tu andas terrivelmente inspirada....lol
Tem um aspecto maravilhoso... é só esperar que os maracujás comecem a crescer ali no quintal hihihi...

Bjs*

Emília disse...

Menina! Que receita! ADOREI Bjos

Paula disse...

vim conhecer o seu cantinho fiquei encantada e a sua torta tem um aspecto maravilhoso, parabéns!
bjs bom fim semana

Axly disse...

É uma das receitas mais lindas e delicadas que já vi em minha vida!
Deve ser de um sabor tremendo.
Mas é tão delicada que me dá até medo de prepará-la^^
Kisss!

Eli disse...

Sabe que nisso pareço você querida, sou completamente apaixonada pelo maracujá! Amei sua receita!

Rose Oliveira disse...

Que delícia amiga!
Merengue com maracujá sempre dá certo. E ele ficou maravilhoso.
bjs.

turbolenta disse...

Só o aspecto diz tudo!
uma maravilha!
boa semana

Unknown disse...

Filipa, isso é maldade...
Eu aqui que acabei de acordar e vejo uma coisa dessa, ruim para minhas gordurinhas e maravilhosa para minha boca...
ai ai ai ai
Eu quero.
hehehe
bjsssss

Mari disse...

Menina,
que doce é este? Minha boca está a salivar..nham, nham...
Beijos!

Os Olhos de Alice disse...

Filipa
ficou lindo
adoro maracujá
bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Peço desculpas por não poder estar tão assídua, nas visitas de seu blog como antes, mas estou um pouco sem oportunidade e tempo pra entrar na internet...

Fiquei feliz que pode fazer util alguma das receitas que lhe enviei. Ficou lindíssimo os pãezinhos com a cerveja...

Como disse antes, fiquei uns dias sem poder entrar e visitá-la e esta repleta de coisas gostosas...Parabéns! Tu tens mãos de fada amiga...

beijosssss

carmencita disse...

Tá anotado, farei no dia dos namorados.Obrigada.

Angela Oeiras disse...

Este enrolado é como a torta de claras? Tem um optimo aspecto...

Flavinha disse...

Que maravilha! Nunca tinha visto!
Beijos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Ai meu regime!!!Também sou apaixonada por maracujá!Receita mais que anotada!bjs