segunda-feira, 26 de maio de 2008

Bolo de limão com sementes de papoila


Assim que vi esta receita no blog da querida Márcia, fiquei logo tentada a fazê-la porque adoro bolos com sabores cítricos e tinha e tenho aqui na despensa sementes de papoila às quais preciso de dar um rumo e como tal receitas que levem as mesmas são sempre bem-vindas. Tomei logo nota da receita deste bolo e assim que tive oportunidade, fi-lo. Fica muito fofinho.

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
200g de manteiga à temperatura ambiente
3 chávenas de chá de farinha
4 c. de sopa de sementes de papoila
meia c. de chá de sal
raspa de meio limão
meia chávena de chá de leite integral (usei normal)
2 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de sobremesa de fermento em pó

Xarope:
3 c. de sopa de açúcar
sumo de 1 limão

Preparação:
Bolo: Misture o sumo de limão com o leite e reserve. Peneire a farinha, o sal e o fermento em pó para uma tigela. Numa outra tigela bata a manteiga cortada em pedaços com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um, e bata bem após cada adição. Junte as sementes de papoila e a raspa de limão. Acrescente metade da mistura do leite com o limão e bata mais um pouco. Adicione metade da mistura dos ingredientes secos e continue a bater. Repita este processo mais uma vez, batendo sempre em velocidade mínima.
Deite a massa numa forma de bolo inglês previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno moderado durante mais ou menos 30 a 40 minutos. Estando cozido, retire do forno, desenforme, ponha sobre o prato de servir e regue com o xarope (com o bolo ainda quente).

Xarope: Junte num tacho a açúcar com o sumo de limão e leve a lume brando até ferver e obter uma consistência de xarope.

Nota: Eu fiz só metade da receita indicada e o bolo ficou bem grande e preferi fazer um xarope para pôr por cima do bolo em vez da cobertura que a Márcia indicou na receita dela, porque aqui em casa a glace não é muito bem recebida... rsrs

31 comentários:

Fay van Gelder disse...

linda o teu bolo deve mesmo ser muito Bom.

Bjo

Leila disse...

Filipa,q ue elgal ver um bolo de limao com papoula que da certo. já tinha visto no blog da Marcia e agora aqui.
beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Filipa que maravilha o teu bolo. Tenho que arranjar as ditas cujas estou farta de ver bolos com as sementinhas. Um bjo. Natércia...

Marcia disse...

Filipa, o teu bolo está lindíssimo! Fico muito feliz de saber que vc gostou... Bjs

Fabrícia disse...

S´de imaginar a crocância das sementes de papoula já deu fome...
Bjcas.

Mónica Pinto disse...

Dá para ver que é um bolo bem fofo e bonito, deve ficar delicioso. Aqui em casa também não somos fans de glacê, a substituição que fizeste pareceu-me muito bem. Beijinhos

Marizé disse...

Imagino que deliciosa será uma fatia deste bolo molhadinho com a textura das sementes.

Bjs

* Jo * disse...

o sabor deve ter ficado incrível!
bjos!

Laurinha disse...

Ficou lindo seu bolo....... e é uma delícia! Tb já fiz, mas ainda não publiquei...
Gostei do 'xarope' em cima!
Beijinhos,

edinha disse...

Que delícia de bolinho
Obrigada pelo voto :)
Beijinhos

laila radice disse...

hummmm realemnte parece super fofinho!!! bjs

Silvia Arruda disse...

Este bolo ficou lindinho! Um charme!

Nani disse...

Eu faço uma receita bem parecida só que de muffins, ficam realmente muito bons!
Beijos

Natália Eleutério disse...

Adorei a receita também tenho sementes de papoila e tenho que lhes dar uso, bjs

Luciana Macêdo disse...

Também gosto de sabores cítricos e muito mais de bolos, para acompanhar o cafezinho. Receita anotada.
Bjs!

Claudia Lima disse...

Ficou lindo e fofo. As sementinhas dão um charme especial ao bolo.
Bjs

Os Olhos de Alice disse...

Pois não é que acham que somos loucas? acho que passa
beijos
obrigada pelo carinho

claudia disse...

Este bolo tá com um aspecto tão bom, mas tão bom......que nem digo mais nada!

Pimenta disse...

ficou muito bonito, também adoro bolos com sementes de papoila
bjs

Unknown disse...

Oi Filipa querida,
acredita que não tive coragem de fazer bolo de limão em casa, olha que é eu e o maridão que curtimos.
Mas a coragem foi parar em baixo da cama e de lá não sai hahaha
Bjs

Guida* disse...

Hello miga, por acaso, penso que nunca provei nada que levasse sementes de papoila...será que estou a comenter uma atrocidade??? :P

Pode ser que calhe um dia destes...

Beijokas**

Marcos disse...

Filipa o teu bolo uma maravilha? Um abraço. Marcos:))

Unknown disse...

acho que também vou experimentar esse bolo, ficou com um aspecto óptimo. Outro dia fui à Delidelux ao pé de Sta Apolónia e comprei um pacote enorme de sementes de papoila e não sabia o que fazer com elas. Na minha embalagem diz que é preciso lavar as sementes com água quente,achei estranho... fizeste isso?

Emília disse...

Faz tempo que não como um bolo de sabor citrico, e esse ainda tem calda, deve ficar uma delícia! Além da aparência que ficou linda!Beijinhos

Anónimo disse...

Eu tenho uma receita de boloq ue fica verdinho. É muito bom.
Fiz no Dia das Bruxas, rs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ficou um charme...Parabéns...

bjssssssss

elisabete disse...

Filipa, também adoro o sabor dos citrinos nas sobremesas e tenho imensa curiosidade de experimentar este bolo, mas não sei onde encontrar as sementes de papoila.

beijinhos

Simone disse...

ki delicia.
vale a pena anotar
bjs

Manuela © disse...

Ficou lindo :-)
Tenho visto imensas receitas de laranja com sementes de papoila, mas ainda não encontrei essas sementes cá. Em que secção do supermercado elas costumam estar à venda?

Angela Oeiras disse...

Ummmm que maravilha, o bolo de limão é o meu preferido... e até tenho sementes de papoila em casa... essa receita eu copia agora mesmo... adorei!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Este bolo é um dos meus preferidos...a minha receita tb é c/ xarope...a caldinha escorre por dentro do bolo...ai que delícia...minha boca se encheu de água!bjs