segunda-feira, 31 de março de 2008

Bolo de laranja


É um bolo bem simples de fazer e que quase todas as pessoas têm uma ou mais receitas do mesmo. Refiro-me pois ao bolo de laranja.
Esta receita tirei de um livro de cozinha da minha mãe muito antigo que se chama Tesouro das Cozinheiras. É um livro bem antigo mesmo, desde os tempos de solteira dela e que tem a capa azul já bem gasta... É uma verdadeira enciclopédia de cozinha com mais de mil páginas. De vez em quando vou lá "roubar-lhe" umas receitinhas e desta vez foi o bolo de laranja que acabei por fazer para o lanche de ontem.

Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha
10g de fermento em pó
1 laranja (sumo e raspa)

Calda:
Sumo de uma laranja

Cobertura:
sumo de meia laranja
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem o açúcar com a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa e o sumo da laranja e mexa bem. Bata as claras em castelo bem firme e junte-as ao preparado anterior, alternando com a farinha misturada com o fermento. Leve ao forno a cozer numa forma de buraco previamente untada e polvilhada com farinha. Depois de cozido, desenforme o bolo ainda quente, e por cima deite o sumo de uma laranja.
Para a calda: bata o sumo da meia laranja com açúcar em pó suficiente até obter um preparado grosso e brilhante e com ele cubra todo o bolo. Deixe secar e sirva.

28 comentários:

Nani disse...

Um bolinho cai sempre tão bem! Humm
Ah! Me desculpe o sumiço, andava sem tempo.
Beijos

Elvira disse...

Uau! Adoro bolo de laranja! E então com essa cobertura glaceada... :-)

Beijinhos.

Laurinha disse...

Como você mesmo disse, um bolo que muitos talvez já conheçam... é verdade, mas esta foto me fez salivar, ah fez sim! Hummmm, que vontade!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Vinha mesmo a calhar agora para o meu lanche uma fatia desse bolinho delicioso.

bjs

Anónimo disse...

O teu bolo de laranja está lindo de morrer e pela foto da fatia parece ser bem fofo...Enfim mais uma delícia para me tentares ( sua marota )...Bjinhos

Nereime disse...

Esse bolinho ficou com ótimo aspecto, adoro bolo de laranja com glacê!!!
bjs

Natércia Ramalho disse...

Filipa uma maravilha o teu bolo e deve estar tão bom um beijo. Natércia...

anna disse...

A minha mãe fazia este bolo e garanto que é delicioso, fofo e molhadinho...
Beijinhos.

Odete disse...

Parece tao gostoso. Eu amo bolo de laranja.

Leila disse...

Bolo de laranja é um dos meus bolos favoritos. Nunca fiz com calda mas deve ficar bem gostoso.
beijinhos

saltapocinhas disse...

parece delicioso!
e eu adoro bolo de laranja!

será que o açúcar que leva é suficiente para se poder dispensar a cobertura?
ou achas que a cobertura é mesmo indispensável?

beijinhos!

Anónimo disse...

eu AMO bolo de laranja!!!!!
essa cobertura além de linda é deliciosa!
estou aguando por um pedaço! hehehe
beijinhos!

winnie disse...

este bolinho e dos meus preferidos!

Ana Canuto disse...

que belezura e que fácil esse bolo hein ??
Ficou muito apetitoso pela foto.

Uma beijoca pra você.

cozinha da drica disse...

Filpa , bolo de laranjá já é bom ainda molhadinho com esta calda está demais!! Bjks e excelente semana!!

Marcia disse...

Adoro bolo de laranja, e o seu está MARAVILHOSO! Adorei a calda. Boa semana, querida! Bj

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que visual bonito... com esta calda tá show! Adoro bolo de laranja.

bjssssssss

Luciana Macêdo disse...

Receita de bolo e nova, oba!!!Assim posso variar sempre o acompanhamento para o meu cafezinho. Esta calda está demais!

edinha disse...

Tenho um bolo que a minha mãe fazia parecido com este :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Separou o meu pedaco?!
; )

bjsss

Natália Eleutério disse...

Hum que cheirinho a laranja, parabéns, visita o meu blog,
http://receitas-nani.blogspot.com

Anónimo disse...

Caramba,

... que maravilha de aspecto!!! e que delícia deve ser!!!

janeca disse...

Filipa Querida, que saudades me deu do bolinho de Laranja,achei graça ao livrinho da Mãe, tb tenho esse e muito antigo,adoro as
receitinhas dele.
O seu bolo está lindo,posso ficar com essa fatia?

bjocas carinhosas!

Eli disse...

Filipa isso é uma pecado total, fofinho assim e bem molhadinho, aff!!! Eu e as comadres estamos todas a salivar. hehehe

Suzana disse...

Adoro bolo de laranja! Que delícia!

Bj

kini disse...

Minha querida Filipa,este bolo deve ser delicioso.
Receita anotada.
Bjs

Sylvia disse...

Amo bolo de laranja esse seu ja foi guardado para fazer
Beijos

Val disse...

hum que receita boa hem..nossa adorei ja ta anotada rsrs,vou te add ok,se puder vai la mim visitar vou adorar bjssss