segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Tarte de limão caramelizada



Ingredientes:
massa:
250g de farinha
120g de açúcar
120g de manteiga amolecida
1 ovo
1 limão (raspa)
100g de chocolate em tablete

Recheio:
40g de farinha maisena
200g de açúcar
3 gemas
2 ovos
0,5 l de leite
1 casca de limão
açúcar q.b.

Preparação:
Misture todos os ingredientes da massa, excepto o chocolate. Amasse bem e deixe descansar no frigorífico durante 20 minutos. Passado o tempo, forre uma tarteira previamente untada com a massa, cubra-a com papel de alumínio e encha com leguminosas. Leve ao forno quente durante mais ou menos 20 minutos. No fim de cozida a massa, retire o papel de alumínio assim como as leguminosas. Deixe arrefecer e depois pincele com o chocolate previamente derretido em banho-maria. Deixe solidificar.
Prepare o recheio: Leve ao lume a ferver o leite juntamente com a casca de limão. Misture a maisena com o açúcar, mexa bem, adicione as gemas e os ovos. Por fim, misture o leite morno, sem a casca de limão e misture bem. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deite sobre a massa e espere que arrefeça um pouco. Polvilhe com açúcar e queime com ferro próprio para o efeito.
Esta tarte é uma DELÍCIA... Não deixem de fazer...

19 comentários:

Nani disse...

Que tarte mais gostosa! Será que eu poderia tirar o chocolate?
Beijos e ótima semana!

Anónimo disse...

Claro que sim nani, deve ficar igualmente saborosa sem o chocolate.
Beijos

Marizé disse...

Que bela tarte, deve ser uma delicia.

Tenho uma maneira para substituir as leguminosas na cozedura da massa, podes ver lá no tachos em "massa e seus segredos"

Beijocas

Marcia disse...

Filipa, estou encantada com a sua torta: linda e super saborosa! Bjs

cozinha da drica disse...

Filipa , adoro receitas com limão. Tenho aqui em casa um pé de limão francês vou tentar com ele! Bjs

risonha disse...

filipa, assim não há maneira de a malta entrar em dieta... só nos trazes coisinhas boas.
beijos

Natércia Ramalho disse...

Filipa isso não se faz gulosa como sou logo eu não vau caber nas portas um beijo Natércia:))

Eli disse...

Eu tenho paixão pelos cítricos, então vou amar essa torta. :)

Fabrícia disse...

Que delícia...adoro limão. Vim através do blog da Valentina e já vi que vou adorar estar sempre por aqui.
Grande abraço.

Nysa disse...

receita anotadíssima entao :-) parece muito gostosa! beijocas

Sarita disse...

Adorei adorei adorei Filipa,a fazer de certeza!Bjs.

Fay van Gelder disse...

Bom deve estar divinal:)

Bjo:)

Rosane Vargas disse...

Adoro tortas com limão.
bjs

Natural Naturalmente disse...

Adoro doces e citrinos, mas vou definitivamente começar a minha dieta.
Por isso hoje eu não faço, tenho de esperar até amanhã (minhas dietas são curtinhas). Adorei.Parabens
Beijinhos
Márcia

Sylvia disse...

Que coisa boa Felipa , parece uma torta de creme broule mas com limao, adorei. Faria hoje mesmo,mas estou tentando perder alguns kilos
Beijos

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Felipa, que saudades!

Amei sua tarte, fiquei com água na boca! Vou fazer nesse fim de semana!
beijos!

SusanaG disse...

Espectáculo! E deve ser uma delícia! Esta vou experimentar.
Beijinhos.

winnie disse...

Gostei desta tarte, deve ser muito boa para alêm de que a minha filha adora limão.

Já te adicionei aos meus preferidos.

Mónica disse...

Ai ai ai ai ai que pecado!
Essa tarde tem TÃO bom aspecto!!!
A minha mãe deve de adorar ;)