quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Queijinhos do céu


Ingredientes:
30 gemas
1/2 kg de açúcar
água q.b.
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Levar ao lume o açúcar com um pouco de água. Deixar ferver até fazer ponto de bola dura. Numa tigela à parte bater bem as gemas e juntar a calda de açúcar em fio e aos poucos, mexendo com vigor com uma vara de arames. Levar novamente ao lume mexendo sempre até obter ponto de estrada. Deite a mistura de ovos na pedra mármore da cozinha, espalhe bem e deixe arrefecer de modo a que endureça um pouco. Fazer pequenas bolas com a ajuda de açúcar em pó e achatá-las um pouco de modo a obter o aspecto de queijinhos. Ponha em formas pequenas de papel frisado.

Estes docinhos são maravilhosos, são típicos da minha região (Ribatejo) mais propriamente da zona de Constância.
Ainda nunca tinha feito em casa, só comia quando comprava nas pastelarias mas ontem deu-me vontade de ir fazer até porque tinha muitos ovos cá em casa e apesar de dar um pouco de trabalho, vale bem o esforço porque estes docinhos são mesmo uma delícia.
A receita veio de um livro que comprei recentemente e que é uma maravilha, o livro tem o título "Ribatejo" e como o nome indica é um livro de receitas regionais tradicionais. Neste livro existem 48 receitas, histórias e tradições da zona. Fala-nos de tudo, desde o agro-alimentar, aos vinhos, aos usos e costumes de cada zona que faz parte do Ribatejo e claro das receitas... Foi um achado este livrinho!

15 comentários:

Marizé disse...

Estes docinhos são mesmo uma delicia, ficaram lindos valeu o esforço.

Beijocas

Sylvia disse...

Adoro tudo o que leva ovos, adorei os docinhos, Estao anotados para fazer no aniversario de meu marido em marco
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Filipa também quero olha que sou muito gulosa para mim deve ser logo metade.um beijo Natércia...

Anónimo disse...

Muito bom, delicioso! Deve esta perfeito... Que maldade com a gente...risosss
QUERO um lalala, QUERO um...lalala...
Beijos

Marcia disse...

Pode enviar uns para cá?

Fay van Gelder disse...

Parei aqui acho que pela 1ª vez :)
Maravilhosos Bolinhos:)

Bjo:)

Suzana Parreira disse...

Ficaram muito bonitos e tão festivos!

Bj

Laurinha disse...

Filipadocéu, isso não se faz.......eu aqui, do outro lado do Atlântico, os docinhos lindos, deliciosos, aí...... meu reino por um docinho destes!!! Tá bom, meu reino por UNS docinhos destes!!!
Beijinhos,

Carla disse...

Filipa, que tentação!!! Maravilhosos!

Mónica disse...

30 GEMAS!!!
minha nossa senhora!!! Que bomba de colestrol com um aspecto tão bom HEHEHE

Unknown disse...

Ainda bem que não moro para as bandasde Santarém, pois já lhe estaria a bater à porta!
Adoro doces carregados de gemas de ovos. Aliás, esse é um motivo porque raramente faço pudim...
beijinhos
Goretti

anna disse...

Que bolinhos lindos e apetitosos... Tramaste-me foi com o ponto de bola dura...
Beijocas.

risonha disse...

é pena levarem tantas gemas... acho que vou comprar umas galinhas para ter no quintal e vou obrigá-las a produzir muitos ovos... lol
adorei os bolinhos

Marcia disse...

Filipa, nunca comi, mas estou morrendo de vontade de experimentar.

edinha disse...

Passei por aqui e gostei do blog e dos docinhos :)
Vou adicionar ao meu :)
Beijinho