domingo, 15 de março de 2009

Bolo de creme com massa filo


Está complicado de conseguir encaixar o blog no meu dia-a-dia. Por mais que eu tente ter algum tempo para me dedicar a ele simplesmente não consigo, daí as postagens serem tão raras e daí a minha falta de comentários nos vossos blogs. Tenho tanta coisa pendente relacionada com o blog e com a culinária, mas com o tempo tudo irá melhorar...
Hoje trago-vos uma receita de um bolo que apesar de dar um bocadinho de trabalho a fazer, até nem é complicado e que vale a pena experimentar pois fica muito bom.

Ingredientes:
4 ovos, ligeiramente batidos
750 ml de leite
110g de açúcar
110g de farinha
1 vagem de baunilha
1 pau de canela
1 c. de sopa de raspa de limão
40g de manteiga
1 embalagem de massa filo (12 folhas)
manteiga derretida q.b.


Preparação:
Raspe as sementes da vagem de baunilha para um tacho, junte o pau de canela, a raspa de limão, o açúcar, a farinha e o leite. Leve ao lume, mexendo constantemente e deixe engrossar. Retire e adicione a manteiga cortada aos cubos, mexa até que esta derreta. Deixe arrefecer durante 10 a 15 minutos e retire o pau de canela. Acrescente, aos poucos e mexendo sempre, os ovos batidos. Reserve.
Entretanto, separe as folhas de massa filo em duas partes (6 folhas cada parte), e vá separando uma a uma, pincelando com manteiga derretida e sobrepondo. Com uma das partes das folhas de massa filo, forre o fundo de um tabuleiro previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal. Coloque o creme por cima e cubra com a outra parte das folhas de massa filo. Pincele também esta última com manteiga. Com a ajuda de uma faca, apare as extremidades da massa, moldando-a às bordas da forma. Leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 40 a 45 minutos ou até que o creme fique firme e a massa com uma cor castanha-dourada. Deixe arrefecer antes de desenformar.