domingo, 22 de fevereiro de 2009

Linguine com tomates secos e vinagre balsâmico


A regressar muito lentamente à blogosfera e também à minha cozinha, onde já vou fazendo alguma coisa, apresento-vos hoje um prato de massa que foi inspirado numa receita do Jamie Oliver. Sabem que pratos de massa nunca podem faltar na minha mesa e este é muito simples de fazer, aliás como todos os pratos de massa, e também muito agradável à vista e ao paladar.

Ingredientes:
massa linguine q.b.
1 cebola vermelha finamente picada
1 chávena de chá de tomates secos picados
3 c. de sopa de vinagre balsâmico
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
oregãos q.b.

Preparação:
Coza a massa numa panela grande com água a ferver temperada de sal até estar al-dente. Enquanto a massa coze, refogue a cebola em azeite até esta amolecer. Acrescente os tomates e o vinagre balsâmico. Tempere de sal e pimenta e junte a massa. Polvilhe com oregãos e sirva de imediato.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Frango com limão em conserva


Aqui estou eu, a tentar voltar a pouco e pouco à normalidade. Os meus dias têm sido tão agitados mas felizmente agora as coisas estão a acalmar um pouco... Estive em mudanças, daí também um pouco da minha falta de tempo para o blog e para vocês. Estou na casa nova faz muito pouco tempo e estou a gostar desta nova etapa da minha vida.
Andava sem tempo para me dedicar à cozinha mas já comecei novamente a fazer uma coisita ou outra mais elaborada. Antes da mudança, ainda fiz uma conserva que vi no blog da Marizé . Com alguns dos limões dessa conserva fiz esta receita típica do Norte de África que me agradou bastante.

Ingredientes:
1 frango cortado em pedaços
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho finamente picados
500ml de caldo de galinha
1/2 c. de chá de gengibre em pó
1 1/2 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de açafrão em pó
100g de azeitonas (eu usei pretas mas use de preferência verdes)
4 metades de limão em conserva
2 folhas de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
salsa picada

Preparação:
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira grande e aloure o frango. Retire o frango do azeite e coloque-o num tabuleiro de forno.
Acrescente ao azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar. Acrescente o caldo de galinha, o gengibre, a canela, o açafrão, as azeitonas e os limões previamente separados da polpa e cortados em tiras fininhas, assim como as folhas de louro. Tempere de sal e pimenta. Deite esta mistura por cima do frango e leve a assar em forno moderado durante aproximadamente 1 hora. Se for necessário, adicione um pouco de água ao frango. Sirva polvilhado com salsa picada.


p.s.: muito em breve voltarei a comentar nos vossos blogs...