sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ovos no forno à espanhola


Aqui estou eu um bocadinho mais desafogada e com um bocadinho mais de tempo para me poder dedicar às coisas das quais tanto gosto, como escrever no blog.
E o Natal que já passou, foi tão rápido não concordam? Eu pelo menos achei. Não me fartava de estar sempre assim em família, com momentos agradáveis e até nem dispensava toda a azáfama que antecede esta altura. Gosto da agitação, de ter tachos e panelas por todos os lados, gosto de meter a mão na massa e gosto ainda mais do resultado final :)
Mas depois de tanta carne e de tantos doces apetece mesmo é variar um bocadinho não acham? Hoje para o almoço fiz este prato que serviu perfeitamente para desenjoar da comida dos últimos dias. Saboroso, prático, perfeito.

Ingredientes:
4 batatas de tamanho médio cortadas aos cubos
4 tomates de tamanho médio em pedaços
meio pimento vermelho cortado em tiras
1 cebola picada
4 fatias de presunto
100g de espargos verdes, aparados
100g de ervilhas
100g de feijão-verde, cortado aos pedaços
2 c. de sopa de polpa de tomate
100g de chouriço às rodelas
4 ovos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
água q.b
salsa picada q.b.

Preparação:
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira larga e funda e nela salteie as batatas até que estas fiquem douradas. Retire com uma escumadeira e reserve. Acrescente à frigideira o pimento, a cebola e 2 fatias de presunto cortadas em pedaços pequenos. Deixe a cebola alourar. Junte os espargos cortados aos pedaços, deixando 4 guardados para usar depois. Adicione as ervilhas, o feijão-verde, os tomates e a polpa de tomate. Tempere de sal e pimenta, junte um pouco de água e deite novamente as batatas na frigideira. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Unte uma travessa de pirex ou de barro com manteiga e transfira para ela os legumes com o caldo. Abra os ovos sobre a superfície dos legumes, coloque os espargos guardados, o resto do presunto aos pedaços e o resto do chouriço às rodelas. Polvilhe tudo com salsa picada (fresca ou seca) e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até os ovos cozerem.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É tempo de celebrar o Natal!


Como sabem, a minha vida nos últimos tempos tem sido muito ocupada e atarefada e esta quadra ainda a torna mais complicada (se é que isso é possível). Escrever no blog só mesmo quando o tempo o permite mas infelizmente para comentar nos vossos blogs, o tempo simplesmente não chega. Tenho saudades de o fazer, mas em breve espero ter um tempinho livre para essa tarefa.
Entretanto, o Natal está a chegar e quero desejar-vos a todos um Natal muito feliz, com saúde, amor e paz!

E agora, aproveito para agradecer à super simpática Karla do blog "O meu almoço", que muito atenciosamente me enviou uns miminhos. Estou a começar a ficar mal habituada com tantos presentinhos :) Primeiro a Janeca e agora a Karla.
Não estava nada à espera de receber estes presentes e sem dúvida que eles juntamente com a simpatia de ambas, contribuíram para deixar o meu Natal mais feliz. Obrigada!
Vejam o que a Karla me enviou:

Fazendo a legenda:
- Um livro de Cozinha Mediterrânica
- Um corta-ovos
- Umas forminhas de papel frisado
- Um aquece mãos
- Uma flor e uma estrela, ambas muito giras e que foram feitas pela própria Karla
- E para finalizar, um postal com palavras muito simpáticas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bolachas de aveia e uma surpresa muito agradável



Mais uma receita de bolachinhas simples e deliciosa. Gosto muito de tudo o que leva aveia e como tal estas bolachinhas ficaram mesmo do meu agrado. Não são muito doces e são crocantes q.b por isso para mim são perfeitas.

Ingredientes:
1 ovo
120g de açúcar
75g de amêndoas moídas
100g de manteiga
180g de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
100g de flocos de aveia
1 c. de café de essência de baunilha


Preparação:
Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo e bata mais um pouco. Adicione em seguida a farinha, o fermento, a amêndoa moída, os flocos de aveia e a baunilha. Amasse bem e forme uma bola. Através da bola, molde um rolo com cerca de 3cm de diâmetro. Enrole-o em papel de alumínio e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas.
Com a ajuda de uma faca afiada, corte o rolo em rodelas e coloque-as num tabuleiro forrado a papel vegetal, distanciadas umas das outras. Leve a cozer em forno moderado durante cerca de 10 minutos ou até começarem a corar.

Quero aproveitar o post para partilhar com vocês que ontem tive uma surpresa muito agradável. Houve uma pessoa muito carinhosa e atenciosa deste mundo dos blogs que me enviou um miminho, miminho esse que me deixou muito contente. Falo da querida Janeca, que é um amor de pessoa e que me enviou umas coisinhas que são mesmo a minha cara.
Já lhe agradeci mas os agradecimentos nunca são demais, por isso quero aproveitar para lhe agradecer mais uma vez. Obrigada Janeca!

Vejam o que recebi:

- Aqui tudo embrulhado junto a uma carta muito simpática
- Xarope de ácer

- Incenso

- cortadores

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bolo de Noz


Isto de ter muitas coisas para fazer no dia-a-dia, deixa-nos sem tempo para nos dedicarmos às outras coisas das quais tanto gostamos. Falo da minha falta de tempo para me dedicar ao meu blog e também aos vossos. As postagens já não são tão frequentes e as visitas aos vossos cantinhos também não.
Ainda me está a custar o facto de ter que deixar o meu espaço tão vazio e abandonado mas enquanto eu não me habituar à minha nova rotina, ele vai mesmo ter que ficar assim em banho-maria...
Infelizmente o tempo para cozinhar também não tem sido muito, volta e meia lá faço uma coisita ou outra mas nada de especial. Por estes dias fiz este bolo de noz cuja receita vi na revista Saberes e Sabores da Vaqueiro do mês de Dezembro, revista essa dedicada a receitas de Natal. Experimentei, gostei e esta vai ser mais uma receita a configurar na minha mesa de Natal.

Ingredientes:
6 ovos
100g de açúcar amarelo
50g de mel
50g de manteiga
300g de miolo de noz moído
100g de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó
1 c. de sopa de canela
1 c. de sobremesa de erva doce em pó

Molho:
185g de açúcar amarelo
75g de manteiga
185ml de natas (creme de leite)
1 c. de sobremesa de canela em pó

Preparação:
Numa tigela, bata o açúcar amarelo com o mel e a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Parta os ovos, separando as gemas das claras e junte ao creme as gemas, batendo sempre até obter um preparado fofo. Adicione o miolo de noz, a farinha, o fermente, a canela e a erva doce. Misture bem mas sem bater.
À parte, batas as claras em castelo e incorpore-as delicadamente ao preparado anterior. Deite a massa numa forma redonda previamente untada e forrada a papel vegetal e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 30 minutos ou até que ao inserir um palito na massa, este saia limpo.
Deixe arrefecer, desenforme e coloque no prato de servir.
Faça o molho: Num tacho, junte todos os ingredientes e leve ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames até que ferva e a manteiga derreta. Retire e espere que arrefeça totalmente antes de colocar por cima do bolo.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bolachas de Natal


Pois é, estamos quase no Natal. Como o tempo passa rápido... De todas as épocas festivas, o Natal é sem dúvida a minha preferida. Adoro!
Na minha cozinha já se começam a testar receitas para a quadra. Estas bolachinhas foram uma dessas receitas. Correu muito bem e as bolachas ficaram exactamente como eu queria. São relativamente fáceis de fazer e ficam muito bonitas.

Ingredientes:
1 ovo
1 gema de ovo
1 chávena de chá de açúcar
180g de manteiga à temperatura ambiente
4 chávenas de chá de farinha
1 c. de café de essência de baunilha
1 c. de sopa de água
2 c. de sopa de farinha custard (custard powder) *
compotas (as que preferir)



Preparação:
Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar e a baunilha. Adicione o ovo, a gema, a água, a farinha e o custard em pó. Com as mãos, envolva todos os ingredientes. Transfira o preparado para uma superfície polvilhada de farinha e amasse durante mais ou menos dois minutos. Se for necessário junte um pouco de farinha. Embrulhe a massa em película aderente e guarde no frigorífico durante 2 a 3 horas.
Retire do frio e com a ajuda do rolo da massa, estenda-a em cima de uma folha de papel vegetal. Corte no formato que desejar e coloque as bolachas em tabuleiros forrados a papel vegetal e leve a cozer em forno moderado durante 10 a 15 minutos ou até começarem a ficar douradas. Deixe arrefecer. Barre as bolachas com compota à sua escolha (eu usei de abóbora, morango e frutos silvestres) e una-as.



* imagem da farinha custard aqui.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sopa de frango, tomate e grão


É a primeira vez que publico uma receita de sopa aqui. Neste ano e pouco de blog nunca antes tinha colocado aqui uma receita de sopa mas sinceramente nem sei bem porquê já que as faço e como. No outro dia é que me apercebi disso e então achei que estava na hora de mudar. A partir de agora de vez em quando vão aparecer por cá algumas receitas de sopinha.
Esta adaptei da revista Blue Cooking do mês de Novembro e devo-vos dizer que ficou deliciosa.

Ingredientes:
1 peito de frango cortado aos pedaços
1 cebola picada
bacon picado q.b. (usei chouriço)
2 dentes de alho finamente picados
1 cenoura cortada aos pedaços pequenos
4 paus de aipo cortados aos pedaços
4 tomates de tamanho médio cortados aos pedaços pequenos
5dl de caldo de galinha
1 lata de grão (400g)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Aqueça um pouco de azeite numa panela, adicione a cebola, o alho e o chouriço. Cozinhe até a cebola amolecer. Junte a cenoura e o aipo, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
Adicione o tomate e o caldo de galinha, deixe levantar fervura e junte o frango. Tape e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos ou até o frango estar cozido, mexendo de vez em quando. Junte o grão. Tempere de sal e pimenta e deixe apurar. Sirva de seguida.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cavatelli com cebolas caramelizadas e courgette


Pelo menos 2 vezes por semana, pratos de massa são servidos na mesa cá de casa. É algo que adoramos e que nos satisfaz sempre o paladar.
No outro dia enquanto "passeava" pelo supermercado, dei de caras com uma variedade de massa que ainda não conhecia e resolvi trazer para experimentar. Juntei umas coisitas aqui, outras ali e saiu este prato delicioso, aromático e reconfortante.

Ingredientes:
massa cavatelli (pode ser outra) q.b.
3 c. de sopa de azeite
2 cebolas às rodelas finas
1 c. de sobremesa de açúcar
2 courgettes de tamanho pequeno
4 dentes de alho finamente picados
2 c. de sopa de água
1 c. de sopa de molho teriyaki
ervas de provence q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Numa frigideira larga e funda, aqueça o azeite. Deite as rodelas de cebola e deixe estas amolecerem. Junte o açúcar, mexa e deixe em lume brando até que as cebolas comecem a ficar douradas. Adicione as cougettes cortadas em lâminas com o cortador de legumes e os dentes de alho picados. Cozinhe durante aproximadamente 10 minutos até que as cougettes comecem a amolecer, abanando de vez em quando a frigideira. Junte a água, o molho teriyaki, uma pitada de ervas de provence e tempere com sal e pimenta. Deixe apurar e retire do lume.
Coza a massa em água a ferver temperada de sal, escorra, junte ao preparado das cougettes e sirva.