quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Bolo de pêra, noz pecã e especiarias

Pois é parece que o Outono veio mesmo para ficar. Sim eu sei que estamos na altura dele mas não é de todo a minha estação favorita. Claro que gosto de estar em casa a ouvir a chuva a cair lá fora mas eu e o frio não nos damos muito bem. Desta estação o que mais me agrada são os serões passados à volta da lareira, as castanhas assadas, as batatas doces e a fruta da época. Este bolo que hoje vos apresento, é perfeito para um desses agradáveis serões. Para degustar em boa companhia e com bela chávena de chá.

Ingredientes:
3 ovos
115g de açúcar amarelo
115g de manteiga
225g de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó
50ml de leite
50g de nozes pecã picadas
sementes de 2 vagens de cardamomo
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de sopa de sementes de papoila
5 pêras maduras mas rijas
4 c. de chá de mel
nozes pecã q.b



Preparação:
Numa tigela bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Gradualmente junte os ovos, batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha juntamente com o fermento em pó e vá juntando aos poucos à mistura anterior, alternando com o leite. Junte as sementes de cardamomo moídas, a canela em pó, as sementes de papoila e as nozes pecã. Descasque e corte em pedaços pequenos 2 pêras e junte-as à massa, envolvendo. Deite o preparado numa forma redonda previamente untada e forrada a papel vegetal. Alise a superfície, fazendo um pequeno buraco no centro.
Descasque as restantes pêras e corte-as em meias-luas. Disponha-as por cima da massa de maneira a cobri-la. No centro deite alguns pedaços e também metades de nozes pecã. Leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos. Retire, desenforme e pincele enquanto quente com o mel aquecido.

sábado, 25 de outubro de 2008

Bolo de maracujá


Quando a Fabrícia me enviou um e-mail a convidar para ser parceira dela no Intercâmbio Culinário nem pensei duas vezes e aceitei logo, até porque sempre senti uma grande simpatia por ela. Já há algum tempo que trocávamos e-mails e sempre houve um grande carinho entre nós. Decidi embarcar na aventura que é o intercâmbio culinário, uma iniciativa muito engraçada e criativa em que uma blogueira portuguesa e uma brasileira têm que trocar receitas típicas do seu país e colocá-las em prática. A sintonia entre mim e a Fabrícia foi notória, pois quando apresentámos as receitas uma à outra ambas decidimos logo o que fazer. A primeira receita que ela me enviou foi a de um bolo de maracujá que me deixou logo conquistada. A minha paixão pelo maracujá já não deve ser segredo para ninguém. Era a receita perfeita. Segundo a Fabrícia, esta receita é da sua mãe e esteve sempre presente na infância dela.O bolo ficou muito grande e bonito além de ter ficado fofo e húmido. Será com toda a certeza uma receita para fazer mais vezes.
Ingredientes:
4 ovos
2,5dl de suco de maracujá (usei polpa)
250g de açúcar
125 ml de óleo
250 g de farinha de trigo
1 c. de sopa de fermento em pó

Calda:
2,5dl de suco de maracujá (usei polpa)
125g de açúcar

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar e o óleo. Numa tigela junte todos os outros ingredientes e depois adicione-os ao preparado dos ovos. Mexa bem até obter uma mistura homogénea. Leve ao forno a cozer numa forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha. Estando cozido, retire do forno e desenforme.Prepare a calda: Leve ao lume a polpa de maracujá com o açúcar até engrossar, mexendo sempre. Despeje sobre o bolo ainda quente.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Caracóis de coco


Acho que todas nós temos fases na cozinha, a minha fase neste momento são os doces. Só penso em fazê-los e em comê-los. Vocês nem imaginam o quanto o meu forno esta semana tem trabalhado, ora são fornadas de bolos, ora de cupcakes, de muffins, de pão e por aí fora...
Ontem foi a vez deste pão doce de fácil execução, visualmente bonito e muito saboroso.

Ingredientes:
1 ovo
115 ml de leite de coco
115 ml de leite normal
450g de farinha
25g de coco
1 c. de chá de essência de baunilha
50g de manteiga derretida
70g de açúcar
1 c. de chá de sal
10g de fermento em pó
manteiga derretida, açúcar demerara e coco ralado q.b.

Preparação:
Numa tigela grande misture a farinha com o fermento em pó, o sal e o açúcar. Faça uma cova no meio e deite nela ambos os leites. Misture o ovo com a manteiga derretida e com a baunilha e coloque na tigela da farinha. Mexa com as mãos até ligar todos os ingredientes. Transfira para uma superfície polvilhada de farinha e amasse até obter uma massa fofa e elástica. Coloque a massa numa tigela ligeiramente untada com óleo, tape com película aderente e deixe descansar num local quente durante 1 a 2 horas.
Passado o tempo, tire a massa da tigela e volte a colocar numa superfície ligeiramente enfarinhada. Divida a massa em 10 a 11 porções iguais. Molde cada porção num rolo comprido e fino.
Forre dois tabuleiros com papel vegetal. Sobre eles, enrole cada rolo como uma espiral, deixando algum espaço entre cada uma. Cubra com um pano e deixe descansar durante 30 a 45 minutos. Passado o tempo, pincele cada caracol com manteiga derretida e polvilhe com açúcar demerara e coco ralado. Leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 15 a 20 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados. Sirva morno ou frio.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cupcakes de arando


Meia dúzia de arandos no pacote a precisarem de ser usados, meia lata de leite condensado cozido no frigorífico aflita para ser usada também e eu sem saber muito bem o que fazer com eles. Sabem quando uma pessoa cisma que tem que usar aqueles ingredientes e que não pode usar mais nenhuns sem ser aqueles?? Pois bem, foi o que aconteceu comigo. Só pensava em usar os arandos e o leite condensado cozido, mais nada.
No site
Epicurious descobri uma receita de cupcakes à medida da minha cisma. Fiz as minhas alterações e lá saíram estes cupcakes.

Ingredientes:
1 ovo
1/2 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1 1/2 c. de chá de fermento em pó
6 c. de sopa de manteiga
1/2 c. de chá de essência de baunilha
1/2 chávena de chá de leite
3/4 de chávena de chá de arandos

Cobertura:
leite condensado cozido
nozes-pecã

Preparação:
Numa tigela misture a farinha e o fermento em pó. Numa outra tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo e a baunilha. Cuidadosamente vá juntando a mistura da farinha, alternando com o leite. Mexa até estar os ingredientes estarem bem incorporados. Adicione os arandos mexendo pouco.
Coloque a massa em formas de muffins e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 20 minutos ou até estarem cozidos e ligeiramente dourados.
Retire do forno e espere que arrefeça completamente antes de colocar a cobertura.
No fim de frios, finalize os cupcakes colocando em cima de cada um uma colher de sobremesa de leite condensado cozido e metades de nozes-pecã.
  • Rectificando o post e para responder às vossas questões sobre o que são arandos, eles são uns frutos que em inglês são vulgarmente conhecidos como cranberries. Por aqui são muito difíceis de encontrar, eu própria nunca os vi à venda nem frescos nem secos. Estes que usei nos cupcakes foram os restante do pacote do qual já tinha usado alguns para fazer estes queques, pacote esse que me foi gentilmente oferecido pela Pipoka. Vão aqui para verem uma imagem de como são os arandos (cranberries).

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tarte de pêra, maçã e marmelo


Todos que por aqui passam já devem saber que gosto muito de utilizar fruta nos bolos e doces que faço.
Por aqui estamos em plena safra de marmelos e tenho feito de tudo para os usar, desde a típica marmelada a bolos e tartes.
Quando vi esta receita no site
Epicurious achei que era perfeita para usar alguns dos marmelos que tinha e como também leva pêra e maçã, não podia deixar de experimentar.
Para vocês terem uma ideia de como ela é boa e fez sucesso, quando eu a fiz era de manhãzinha e nesse mesmo dia à noite já não havia nada no prato...

Ingredientes:
Fruta caramelizada:
2 pêras maduras mas firmes
2 maçãs, usei tipo Golden Smith
2 marmelos
1/2 chávena de chá de açúcar
3 c. de sopa de sumo de limão
1 pau de canela
1 cravinho
2 c. de sopa de água

Massa:
2 chávenas de chá de farinha
1 c. de chá de sal
2 c. de sopa de açúcar
1 chávena de chá de manteiga
7 c. de sopa de água fria

Para o recheio:
2 ovos
1/2 chávena de chá de açúcar amarelo
1/2 chávena de chá de manteiga
1/2 chávena de chá de açúcar
1 c. de chá de essência de baunilha
1/4 de chávena de chá de farinha


Preparação:
Comece por preparar a fruta caramelizada: Descasque a fruta e corte-as em cubos. Coloque a fruta num tacho e cubra com o açúcar, o sumo de limão, o pau de canela, o cravinho e a água. Leve ao lume brando, mexendo ocasionalmente, até a fruta ficar caramelizada. Retire do lume e descarte o pau de canela e o cravinho. Reserve.
Faça a massa: Numa tigela misture a farinha com o sal e o açúcar. Junte a manteiga cortada em pedaços e trabalhe com a ponta dos dedos até ficar tipo areia. Adicione a água e mexa com as mãos até incorporar. Caso seja necessário junte ou mais água ou mais farinha até obter a consistência desejada. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Envolva em película aderente e reserve no frigorífico durante pelo menos 1 hora.
Entretanto faça o recheio: Numa tigela bata a manteiga com ambos os açúcares até obter um creme. Adicione os ovos, um de cada vez e batendo bem entre cada adição. Misture a baunilha. Por último adicione a farinha. Mexa até estar combinado.
Retire a massa do frigorífico e estenda-a com a ajuda do rolo da massa. Com ela forre o fundo de uma tarteira previamente untada e forrada a papel vegetal. Não corte o excedente de massa.
Deite o recheio sobre a massa e depois cubra com a fruta caramelizada. Dobre os excedentes de massa por cima do recheio até cobrir parcialmente (não cubra o centro). Pincele as bordas da massa com leite e polvilhe com açúcar por cima. Leve ao forno moderado a cozer durante cerca de 40 a 50 minutos ou até que fique firme.
Espere que arrefeça antes de desenformar. Sirva em seguida.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Muffins de presunto


Gosto muito de fazer muffins, sejam eles doces ou salgados. Da minha cozinha saem quase todos os dias fornadas deles. É que eles além de serem maravilhosos de saborear são sempre de muito fácil preparo, basta misturar todos os ingredientes, levar ao forno e já está! Acabados de sair do forno com um pouquinho de manteiga são uma perdição e depois de frios continuam igualmente deliciosos.
Os muffins salgados são perfeitos para lanches ajantarados e estes foram feitos para esse fim. A receita tirei do livro de Muffins Le Cordon Bleu, mas fiz uma pequena adaptação substituindo o bacon que pedia na receita, por presunto que é mais do meu agrado.

Ingredientes:
2 ovos
6 fatias de presunto finamente picado
2 c. de chá de óleo
1 cebola finamente picada
375g de farinha
1 pitada de sal
1 c. de sopa de salsa fresca picada
2,5dl de leite
125g de manteiga derretida
Preparação:
Aqueça o óleo numa frigideira e deite nela a cebola e o presunto, deixe a cebola refogar. Reserve. Peneire a farinha juntamente com o sal para dentro de uma tigela. Misture a salsa picada e faça uma cova no meio. Bata os ovos com o leite e deite na cova que fez. Adicione em seguida a manteiga derretida e a cebola com o presunto. Mexa até combinar os ingredientes mas tenha atenção para não mexer demasiado. Encha com a massa formas de muffins previamente untadas. Leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos ou até que fiquem firmes e dourados. Desenforme e sirva, quentes, mornos ou frios.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ninhos de merengue com lemon curd e pêra


Na cozinha nada se estraga nem se deita fora, tudo se aproveita. Pelo menos na minha cozinha é. Quando fiz a receita do post anterior, mais precisamente quando fiz o lemon curd, houve algumas sobras. Sobraram três claras de ovo e sobrou também um frasco de lemon curd, com essas sobras nasceu esta sobremesa.
O merengue não ficou exactamente como eu queria nem esperava mas penso que foi por as claras não estarem à temperatura ambiente. Só fiz esta sobremesa um dia depois de ter feito os cupcakes e como tal guardei as claras no frigorífico para que não se estragassem, penso que foi por isso que não ficou como queria. Para a próxima vou fazer com as claras à temperatura ambiente para que o merengue fique mais firme e consistente, melhor para trabalhar.

Ingredientes:
3 claras de ovo
180g de açúcar
lemon curd q.b.
3 pêras
30g de manteiga
45g de açúcar amarelo
1 c. de chá de casca de limão ralada
1 c. de sopa de sumo de limão
1/4 c. de chá de canela em pó

Preparação:
Bata em castelo as claras de ovo. Gradualmente junte o açúcar, batendo bem entre cada adição. Continue a bater até que a mistura fique espessa e brilhante.
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e desenhe nele 4 círculos com cerca de 9cm.
Espalhe uniformemente em cada círculo, 1 colher de sopa de merengue. Coloque o resto do merengue num saco de pasteleiro e vá colocando à volta dos círculos de modo a criar uma espécie de ninho. Deve ter uma altura de cerca de 2cm. Leve ao forno moderado durante cerca de 30 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados e firmes. Apague o forno e deixe que os ninhos arrefeçam dentro do forno. Depois de totalmente frios, tire-os cuidadosamente do tabuleiro. Reserve.
Descasque as pêras e corte-as em meias luas. Numa frigideira funda, derreta a manteiga com o açúcar amarelo. Junte as pêras, a raspa de limão, o sumo e a canela. Cozinhe em lume médio durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que as pêras estejam cozinhadas e a mistura espessa e xaroposa. Deixe arrefecer completamente.
Finalize a sobremesa, colocando lemon curd dentro de cada ninho até os encher e cubra com as pêras caramelizadas. Polvilhe com canela em pó e sirva.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cupcakes de pêra com lemon curd


Esta receita eu vi no fantástico blog da Suzana. Sempre que vou ao blog dela encanto-me com as suas belíssimas fotos e receitas que primam pela elegância. Visitar o blog dela é uma delícia. E delícia são também estes cupcakes. Juntam alguns dos ingredientes que mais gosto, pêras, amêndoas e limão. Que mais dizer sobre eles? São maravilhosos! Valem mesmo a pena experimentar.

Ingredientes:
Cupcakes:
2 ovos
100g de manteiga
100g de açúcar
1 pêra
1/2 c. de chá de essência de baunilha
100g de amêndoas raladas
40g de farinha peneirada
1 c. de chá de raspa de limão

Lemon Curd:
2 ovos
3 gemas
1/2 chávena de chá de sumo de limão
raspa de 1 limão
2 c. de sopa de leite
1/3 de chávena de açúcar
6 c. de sopa de manteiga cortada em pedaços
1/4 de c. de chá de sal

Preparação:
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e a raspa de limão. Adicione as amêndoas raladas e a farinha, envolvendo apenas sem mexer demasiado. Coloque a massa em formas de queques, enchendo um mais de metade. Descasque a pêra e corte-a em meias luas. Coloque 2 ou 3 pedaços em cada cupcake. Leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 15 minutos ou até estarem dourados. Retire e deixe arrefecer.
Prepare o lemon curd: Bata os ovos e as gemas com o açúcar, o sal e o leite até estes ligarem. Junte o sumo e a raspa de limão assim como a manteiga. Leve a lume médio num tacho pequeno, mexendo sempre até engrossar mas sem deixar ferver. Retire e coloque em frascos ou numa tigela e deixe arrefecer. Tape e coloque no frigorífico durante algum tempo.
Finalize os cupcakes, colocando uma colher de chá de lemon curd no topo de cada um.

Notas:
Na receita da Suzana, os cupcakes levam também açafrão mas eu decidi não colocar.
O lemon curd rende cerca de duas chávenas de chá e para os cupcakes só é preciso uma, pelo que guardei o restante num frasco no frigorífico. Esse lemon curd foi usado numa outra receita que colocarei aqui na sexta-feira.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Empadas de massa com tomate



Massa é dos alimentos dos quais não passo sem. Quando vi a iniciativa do blog Quatro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, achei que seria interessante participar. Tinha algumas receitas em mente mas decidi participar com esta que além de ser diferente é deliciosa e atractiva. Perfeita como entrada ou até mesmo como refeição principal. A receita tirei do livro Massa Vegetariana.

Ingredientes:
340g de massa esparguete
4 rodelas de tomate
2 c. de sopa de polpa de tomate
2 ovos
1/2 chávena de chá de leite
sal e pimenta q.b.
azeite

Molho:
4 tomates
1 c. de sopa de molho de soja doce
1 ramo de manjericão picado
1 c. de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza a esparguete até ficar al-dente em água fervente temperada com sal e com um fio de azeite. Retire, escorra e reserve.
Unte com um pouco de azeite 4 ramequins e coloque no fundo de cada um, um círculo de papel vegetal. Ponha uma rodela de tomate na base de cada um. Com cuidado coloque a esparguete nas formas, deixando cerca de meio centímetro antes de chegar ao topo.
Numa taça, bata os ovos com o leite, a polpa de tomate, sal e pimenta. Deite a mistura para dentro das formas de maneira a cobrir a massa.
Disponha as formas num tabuleiro com água a ferver em quantidade suficiente para chegar até ao meio das formas. Leve ao forno moderado durante cerca de 30 a 40 minutos ou até que estejam firmes ao toque.
Faça o molho: Descasque os tomates, corte-os em cubos e triture-os com a varinha mágica. Coloque num tacho juntamente com a farinha, o molho de soja e o manjericão e leve ao lume, mexendo de vez em quando até que engrosse ligeiramente.
Retire os ramequins do tabuleiro. Passe uma faca em redor do interior de cada um e depois inverta sobre os pratos de servir. Sirva com o molho.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Biscoitos de mel


Gosto muito de meter, literalmente, a mão na massa. Se há coisa que eu gosto de fazer na cozinha, é essa. Gosto de amassar pão, de fazer massa para biscoitos, tartes, etc, etc... Sempre que estou um pouco mais nervosa nada me acalma mais do que meter a mão na massa, fico logo com outra disposição.
Por estes dias tive a "necessidade" de meter a mão na massa e como até tenho uns cortadores novinhos em folha que ainda não tinham sido usados, fazer uns biscoitos pareceu-me uma óptima ideia.
A receita tirei da Blue Cooking do mês de Maio.

Ingredientes:
1 ovo
180g de manteiga
1/3 de chávena de chá de açúcar amarelo
2/3 de chávena de chá de mel
1/2 c. de chá de canela em pó
3 1/4 de chávena de chá de farinha
açúcar e canela q.b.
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione o mel, o ovo, a canela e a farinha. Bata até formar uma massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse um pouco. Forme uma bola, envolva em película aderente e coloque no frigorífico. Deixe no frio durante 1 hora ou até dois dias no máximo (eu deixei de um dia para o outro).
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até obter a espessura desejada, não convém que seja muito fina. Corte a massa no formato que quiser (eu usei cortadores em forma de coração). Coloque os biscoitos em tabuleiros forrados a papel vegetal e leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 5 minutos ou até começarem a ficar dourados. Retire do forno e passe-os ainda quentes por uma mistura de açúcar e canela. Deixe arrefecer e guarde em caixas hermeticamente fechadas.
  • Com as sobras, voltei a envolver e a estender a massa e cortei corações num formato mais pequeno.