terça-feira, 30 de setembro de 2008

1º aniversário

Pois é faz hoje exactamente um ano que este blog nasceu. Nem acredito que já passou um ano, como o tempo passa a correr... Lembro-me como se tivesse sido ontem. A ideia de criar um blog foi inspirada na minha amiga Raquel que tem um blog de trabalhos manuais lindíssimos feitos por ela. Acompanhei o nascimento do blog dela, a aceitação, o desenvolvimento e achei que seria engraçado se eu criasse um blog para partilhar o que mais gosto de fazer: cozinhar. A princípio nem sabia se seria uma boa ideia, pensei: quem se irá interessar por um blog de culinária?? Comecei então a fazer uma pesquisa pela net para ver se encontrava algum blog de culinária para tirar ideias e inspiração. O primeiro blog que encontrei foi o da Laurinha, o segundo foi o da Risonha e o terceiro foi o da tripla Pipoka, Farófia e Mrs. Pickles que constituem o Three Fat Ladies. Estes blogs foram o meu ponto de partida, a minha inspiração. Comecei tímida, muito tímida sem saber bem o que esperar. Hoje estou super feliz por naquele dia ter pensado em criar um blog. Conheci e tenho conhecido pessoas fantásticas, amigas, carinhosas, de uma simpatia que nunca imaginei. Tenho aprendido imenso, evoluído bastante, tentando melhorar a cada dia que passa e isto tudo graças a Vocês! Sim a vocês que passam por aqui todos os dias que deixam os vossos comentários ou não mas que passam, que gostam do que vêem. Enfim, a todos vocês. Sem a vossa visita este cantinho não seria o que é hoje. O blog faz hoje um ano e já tive mais de 100.000 visitas, é bom não é? Para mim é maravilhoso. Obrigada a todos pelo vosso carinho.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pão rústico de cerveja e tomate seco


Já há algum tempo que não preparava uma receita com cerveja. Este fim de semana tive um tempinho livre e decidi que tinha que fazer alguma receita com a dita cuja. Lembrei-me que um pão era uma boa ideia até porque da outra vez que fiz os pãezinhos de cerveja com chouriço, a coisa correu bem. Seria pão então. Inventei um pouquinho, imaginei outro tanto e pronto lá saiu este pão de aspecto rústico de uma grande maciez e com um sabor muitíssimo agradável. Mais uma receita para a rubrica do CdM .

Ingredientes:
3 chávenas e meia de chá de farinha
1 c. de chá de sal
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de fermento em pó
1 ovo ligeiramente batido
1 garrafa de cerveja branca (20cl)
1/2 chávena de chá de tomate seco picado
1/4 de chávena de chá de pimento vermelho picado
farinha q.b.

Preparação:
Numa tigela larga junte a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento. Abra uma cova ao meio e deite nela o ovo, a cerveja, o tomate e o pimento. Misture tudo com as mãos até os ingredientes estarem combinados. Amasse um pouco e forme uma bola. Tape com um pano, reserve num local aquecido (dentro do forno por exemplo) e deixe descansar meia hora. Passado o tempo retire a massa da tigela e coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha. Com a mão, achate um pouco o pão e leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 40 minutos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pudim de custard e maçãs


Gosto muito de preparar sobremesas que vão ao forno. Normalmente não são de preparo muito difícil e são uma óptima opção para quando se têm visitas inesperadas e queremos servir uma sobremesa que agrade.
Agora com a chegada do Outono, comer uma sobremesa quentinha, acabada de sair do forno, é do mais reconfortante que possa existir. Eu gosto de as comer em qualquer altura do ano mas a verdade é que no tempo frio sabem sempre melhor. Por estes dias preparei este pudim que me surpreendeu pelo seu sabor delicado.

Ingredientes:
Custard:
1 1/2 c. de sopa de custard em pó
1,2dl de leite
1 c. de sopa de açúcar
1dl de natas

Pudim:
2 ovos
180g de manteiga
120g de açúcar
150g de farinha
30g de custard em pó
40g de amêndoas moídas
3dl de natas
4 maçãs
2 c. de sopa de açúcar
4 c. de sopa de água

Preparação:
Descasque as maçãs e corte-as em meias-luas. Coloque-as num tacho juntamente com as 2 c. de sopa de açúcar e as 4 c. de sopa de água. Leve ao lume, deixe ferver, tape o tacho e deixe as maçãs cozerem durante 10 a 15 minutos ou até que fiquem tenras. Reserve.
Prepare o custard, juntando num tacho pequeno o custard em pó com o leite até ficar homogéneo. Adicione as natas e a colher de sopa de açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre, até que engrosse. Retire do lume e reserve.
Faça agora o pudim: Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a farinha, o custard em pó e as amêndoas, alternando com as natas.
Coloque metade da mistura do pudim numa travessa de forno. Espalhe por cima o custard, cubra com as maçãs e deite a outra metade do pudim por cima. Espalhe bem. Leve ao forno moderado a cozer durante 45 minutos ou até que fique firme e dourado. Retire e sirva morno.
Respondendo às perguntas que me fizeram sobre a farinha custard, ela é um preparado instântaneo de cor amarela e com sabor abaunilhado, idêntico ao preparado instântaneo para fazer leite creme. Cliquem aqui para verem uma imagem do pacote.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lombinhos de porco com molho agridoce


Gosto muito de cozinhar misturando sabores doces com sabores salgados. Ando sempre à procura de receitas novas que misturem os dois sabores. Quando não encontro algo que me agrade, invento. Por vezes não corre bem porque nem todos os ingredientes combinam entre si mas outras vezes corre às mil maravilhas. Ainda melhor do que seria de esperar. Foi o caso deste prato, que agradou e muito o meu paladar. Vai estar presente muitas vezes na minha mesa.

Ingredientes:
1 lombinho de porco cortado em pedaços pequenos
2 c. de sopa de mel
2 c. de sopa de doce de laranja
4 c. de sopa de molho de soja
2 c. de sopa de sementes de sésamo (brancas)
1 c. de café de gengibre em pó
1 dente alho finamente picado
1 cebola finamente picada
pimento vermelho cortado em tiras finas
sal e pimenta q.b.
óleo q.b.
Preparação: Numa pequena taça, combine o mel, o doce, as sementes, o molho de soja e o gengibre. Reserve.
Tempere os pedaços de lombinho de porco com sal e pimenta. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira larga e funda. Adicione a carne e deixe fritar até ficar com uma cor levemente dourada.
Junte à carne, cebola, o dente de alho e o pimento e deixe fritar em lume brando até a cebola e o pimento estarem tenros. Deite o molho reservado na frigideira, deixe levantar fervura, tape e deixe cozinhar durante 10 a 15 minutos. Retire do lume e transfira para o prato de servir.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Tarte de noz-pecã


"Abandonei" o blog por um tempinho mas agora já estou de volta. A verdade é que o tempo não tem sido muito e não dava mesmo para vir aqui escrever. Todos nós temos momentos em que a vida está mais atarefada por isso sei que compreendem a minha ausência.
Quero aproveitar para agradecer a todos que passaram por aqui e deixaram as vossas mensagens a desejar-me um feliz aniversário. Fiquei muito feliz com o carinho de todos vós. Acreditem que significa muito para mim.

O meu aniversário foi repartido em dois dias: no dia de anos estive na companhia da família com o nosso tradicional jantar em que tudo correu muito bem. Recebi muitas prendinhas, entre elas, uma máquina de fazer pão. Imaginam a minha alegria! :)
No dia seguinte (terça-feira), estive na companhia das minhas amigas. Passámos uma tarde e uma noite muito agradável. Foi tudo muito bom e passei dois dias muito felizes. Espero que para o ano seja tão bom como foi este ano.

Bem, chega de conversa e agora vamos passar à receitinha. Sim, já estava na hora de postar aqui uma receita. Ultimamente tenho andado com as postagens meio atrasadas. A inspiração para cozinhar também não tem sido muita, mas felizmente já voltou! A receita de hoje é uma tarte. Fazer tartes é uma coisa que me dá imenso prazer. Adoro! Há muito tempo que andava para experimentar fazer uma tarte de noz-pecã mas ainda não tinha conseguido encontrar esse fruto seco. Noutro dia, finalmente consegui. Assim que pude, coloquei a receita em prática. A tarte é boa, com um sabor muito especial. Fica com uma textura óptima mas não é das melhores que já comi. De qualquer das formas aconselho a experimentarem.



Ingredientes:
Massa:
180g de farinha
120g de manteiga
2 a 3 c. de sopa de água fria
Recheio:
200g de noz-pecã
3 ovos
50g de manteiga já derretida e arrefecida
140g de açúcar amarelo
1,5dl de melaço*
1 c. de chá de essência de baunilha

Preparação:

Massa: Peneire a farinha para uma tigela grande e junte a manteiga. Com os dedos, esfregue a manteiga na farinha até obter uma mistura esfarelada. Junte a água e misture até que a massa fique homogénea. Coloque numa superfície enfarinhada, amasse um pouco e forme uma bola. Estenda a massa, coloque-a no fundo de uma tarteira previamente untada e forrada a papel vegetal, corte o excedente e leve a tarteira ao frigorífico durante 20 minutos. Com a restante massa (das aparas), forme uma bola e estenda. Com a ajuda de uma roda de pasteleiro ou de uma faca, corte tiras compridas para depois colocar sobre o recheio da tarte. Recheio: Espalhe as nozes sobre a massa que está na forma. Numa tigela, misture os ovos, a manteiga, o melaço, a baunilha e o açucar. Bata um pouco e deite sobre as nozes. Coloque as tiras que cortou sobre o recheio de modo a obter um entrelaçado. Leve a tarte a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar e sirva.

* em vez de melaço pode usar xarope dourado. Tanto um como outro, encontram-se à venda em ervanárias ou nas grandes superfícies. O xarope dourado é um líquido que tal como o nome indica, é dourado e contém sacarina, glucose e frutose. É feito com o xarope que sobra quando se faz o açúcar branco. O melaço é feito da mesma maneira que o xarope dourado mas a sua cor original é castanha-escura e o seu sabor é bem mais intenso.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Parabéns para mim


Pois é, hoje é dia de soprar mais algumas velas... Hoje é o meu aniversário! Estou a ficar mais velhinha...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Congress Tarts



Mais uma receita que fiz nas férias, sim porque infelizmente agora o tempo não tem sido muito e a inspiração para cozinhar também não. Como nas férias estive alguns dias em casa, aproveitei para fazer algumas receitas que já queria experimentar à algum tempo. Esta foi uma delas. São umas pequenas e deliciosas tartes que nos deixam fascinados logo à primeira dentada. A receita tirei do livro de pastelaria Le Cordon Bleu.

Ingredientes:
Massa:
200g de farinha
70g de manteiga
80g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 c. de café de essência de baunilha

Recheio:
250g de açúcar
150g de amêndoas raladas
1 1/2 c. de sopa de farinha de arroz
3 claras de ovo
50g de coco ralado
raspa de meio limão
1 c. de café de canela em pó
doce de morango q.b.
coco ralado q.b.

Preparação:
Massa: Peneire a farinha e o sal para dentro de uma tigela grande. Adicione a manteiga, cortada em pedaços pequenos e esfregue tudo com as pontas dos dedos até obter uma mistura tipo migalhas de pão. Junte o açúcar e faça uma cova no meio da mistura. Adicione o ovo previamente batido com a essência de baunilha e amasse. Se a massa estiver demasiado seca, borrife-a com um pouco de água. Transfira para uma superfície enfarinhada e trabalhe com a palma da mão. Molde uma bola e achate ligeiramente. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Passado o tempo, retire a massa do frigorífico e estenda-a numa superfície polvilhada com farinha. Corte a massa em círculos do tamanho de formas de queques. Rende à volta de 12 círculos de massa.
Unte com manteiga 12 formas de queques e forre o fundo com os círculos. Coloque as formas no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Recheio: Peneire o açúcar, as amêndoas raladas, a farinha de arroz e a canela para dentro de uma tigela. Numa outra tigela, bata as claras ligeiramente até estas começaram a criar espuma mas mantendo-se ainda líquidas. Adicione à mistura da farinha e envolva bem. Junte o coco ralado e a raspa de limão.
Retire as formas do frigorífico e coloque no fundo de cada uma, um pouco de doce de morango, cerca de 1 c. de chá. Encha as formas até 3/4 com o recheio e polvilhe com coco ralado. Leve ao forno moderado durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Deixe arrefecer antes de desenformar.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Costeletas de porco com bacon e alecrim


O tempo para cozinhar tem sido pouco, por isso não tenho feito receitas muito elaboradas. Apenas comidas simples, como estas costeletas que são fáceis e rápidas de preparar. Perfeitas para os dias em que se tem pouco tempo para cozinhar mas que se quer comer algo que nos encha as medidas.

Ingredientes:
4 costeletas de porco
4 c. de sopa de molho de soja
5 fatias de bacon
1 c. de sopa de alho em pó
Sal e pimenta q.b.
1 ramo de alecrim
Azeite q.b.
Água q.b.

Preparação:
Coloque as costeletas num tabuleiro de ir ao forno, ligeiramente sobrepostas e intercalando-as com as fatias de bacon. Tempere de sal, pimenta, o alho em pó e o molho de soja. Coloque o ramo de alecrim sobre a carne e regue com azeite. Tape o tabuleiro com uma folha de alumínio e leve ao forno moderado a assar durante cerca de 10 a 15 minutos. Passado o tempo, retire a folha de aluminio, junte um pouco de água à carne de modo a criar algum molho e leve novamente ao forno durante mais 25 a 30 minutos ou até a carne ficar tenra e assada. Retire do forno e sirva.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Raviolis de damasco seco com molho de morangos


Já vos tinha falado aqui que adquiri um livro só com receitas de massa. O livro é muito completo pois além de ter receitas salgadas que são fantásticas, tem também uma selecção de receitas doces deliciosas. Assim que bati os olhos nesta receita soube que tinha de a fazer mas como ainda era demorada fui adiando a sua preparação. Num destes dias de férias em que estava com tempo decidi por mãos à obra e apesar do trabalho que deu, o resultado final deixou-me completamente rendida... Foi a primeira vez que fiz tanto massa doce como raviolis e acho que até não correu mal. A repetir sem dúvida nenhuma.

Ingredientes:
Massa:
3 chávenas de chá de farinha
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de sopa de sumo de laranja
4 c. de sopa de óleo
3 ovos
Raspa de 1 laranja

Recheio:
Cerca de 16 damascos secos finamente picados
Raspa de 1 laranja
1 c. de chá de canela em pó

Molho:
250g de morangos
½ chávena de chá de açúcar

Preparação:
Massa: Numa tigela grande coloque a farinha, misture-lhe o açúcar e faça uma cova ao meio. Numa outra tigela misture o óleo e o sumo de laranja, batendo bem. Parta os ovos para dentro do buraco da farinha, junte a mistura de óleo e adicione a raspa de laranja. Misture bem até agregar os ingredientes. Retire a massa da tigela e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Amasse durante cerca de 5 minutos, juntando ou água ou farinha, caso seja necessário. Não convém que a massa fique muito pegajosa. Envolva a massa em película aderente e deixe repousar em temperatura ambiente durante 30 minutos.
Entretanto prepare o recheio, misturando os damascos com a raspa de laranja e a canela. Reserve.
Para fazer os raviolis, divida a massa em duas partes iguais e estenda cada uma delas separadamente tentando que fiquem do mesmo tamanho. O ideal seria um rectângulo com aproximadamente 30x20cm. Apare as extremidades da massa com uma roda de pasteleiro. Por cima de um dos rectângulos de massa, ponha colheres de chá do recheio deixando algum espaço entre cada colherada (cerca de meio cm). Pincele ligeiramente com água entre as linhas feitas com o recheio e com cuidado coloque a outra parte da massa por cima, apertando bem nas linhas de modo a unir as massas. Com a roda de pasteleiro, corte em linhas entre o recheio de modo a dividir os raviolis em quadrados.
Coza-os em água fervente com um fio de óleo durante 10 a 15 minutos. Virando de vez em quando até estarem tenros. Escorra e reserve para arrefecer ligeiramente.
Prepare o molho, triturando os morangos com o açúcar. Passe através de um passador de rede para remover as sementes e sirva os raviolis com este molho.

Nota: como a massa ainda rende bastantes raviolis, se pretender pode congelá-los.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Queques de limão com sementes de papoila e... com uma surpresa!


Quem habitualmente passa por aqui já deve saber que eu adoro sabores cítricos. Caramelo também é outra das minhas paixões (tenho muitas) e então resolvi juntar estes dois sabores para ver como combinavam. O resultado? Uns queques super saborosos com aquele gostinho azedo do limão que eu tanto adoro, com a crocância das sementes de papoila e depois logo à primeira dentada que damos, o seu recheio de caramelo fica a descoberto. Hum... delicioso!

Ingredientes:
2 ovos
1 chávena de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
2 c. de chá de fermento em pó
¼ de c. de chá de bicarbonato de sódio
¼ de c. de chá de sal
¼ de chávena de chá de natas
1 c. de chá de essência de baunilha
1 chávena de chá de manteiga previamente derretida e já fria
2 c. de sopa de sementes de papoila
Raspa e sumo de 1 limão
12 caramelos de nata

Preparação:
Numa tigela larga, junte o açúcar e a raspa do limão, mexendo com as mãos de maneira a impregnar bem o aroma do limão no açúcar. Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Numa outra tigela junte as natas, os ovos, a manteiga derretida, a baunilha e o sumo de limão. Bata até estar tudo ligado. Coloque este preparado sobre a mistura dos ingredientes secos e mexa bem de maneira a envolver os ingredientes. Por último adicione as sementes de papoila.
Encha 12 formas de queques (muffins) até metade com a massa e por cima desta coloque um caramelo por forma. Acabe de encher as formas com a restante massa e leve ao forno moderado durante 20 a 25 minutos ou até estar cozido. Retire do forno e espere que arrefeça antes de servir.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Atum com molho teriyaki e hortelã da ribeira


Já de regresso depois de umas semanitas de férias que infelizmente passaram bem depressa mas que tentei aproveitar da melhor maneira. Recarreguei baterias e pude descansar bastante sem preocupações horárias e até mesmo alimentares. Cozinhei todos os dias claro, mas nada de muito elaborado nem de difícil preparo. Tive alguns dias de inspiração em que as receitas correram muito bem e que vou colocar aqui aos poucos. Hoje a minha proposta são uns suculentos lombos de atum com o delicioso molho teriyaki pelo qual me apaixonei recentemente e que confere um sabor especial aos pratos. A receita foi inspirada numa que vi no site da Vaqueiro.
Ainda estou a meio gás por isso desculpem-me por hoje ainda não ir visitar os vossos cantinhos dos quais sinto tantas saudades e estou ansiosa para ver o que têm andado a cozinhar mas hoje o tempo é limitado, vim mesmo só dizer-vos que estou de regresso. Obrigada a todos pelos comentários de boas férias que deixaram.

Ingredientes:
4 lombos de atum
2 dentes de alho finamente picados
2 c. de sopa de molho de tomate
2 c. de sopa de molho teriyaki
sumo de 1 limão
sal e pimenta q.b.
hortelã da ribeira
pimento vermelho
azeite q.b.
1dl de água a ferver

Preparação:
Tempere os lombos de atum com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Deixe marinar durante 1 hora.
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira larga e funda, coloque os lombos de atum e deixe alourar de ambos os lados até estarem cozinhados. Retire os lombos e mantenha-os quentes. Corte o pimento em tiras e coloque na frigideira, deixando alourar. Deite por cima a água a ferver, junte a polpa de tomate, o molho teriyaki e a hortelã da ribeira. Tape e deixe ferver durante uns minutos. Sirva os lombos de atum com o molho por cima.