quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cheesecake de cappuccino


Fiz este cheesecake para participar no desafio do blog da querida Fer, que no princípio do mês lançou um desafio em que quem quisesse participar, tinha que fazer uma receita de cheesecake e postar no blog no último dia do mês. Eu achei o desafio engraçado e decidi participar.
Foi a primeira vez que fiz um cheesecake e apesar de não ter corrido como esperava até que fiquei bem satisfeita com o resultado. Que ele ficou bom isso posso garantir-vos, podia era ter ficado um pouco com mais consistência, compreenda-se "mais duro"...


Ingredientes:

Base de bolacha:
250g de bolacha maria triturada
100g de manteiga derretida
1 c. de chá de canela em pó

Recheio:
1 chávena de chá de açúcar
500g de queijo ricotta
4 c. de sopa de cappuccino
1 saqueta de gelatina em pó neutra (10g)
1 pacote de natas (2dl)

Cobertura:
2 c. de sopa de chocolate em pó
2 c. de sopa de manteiga
2 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de água

Preparação:
Faça a base de bolacha, misturando a bolacha com a canela e a manteiga até obter uma massa consistente. Forre o fundo de uma forma de mola com 20cm de diâmetro com a base de bolacha, pressionando bem com os dedos. Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
Para fazer o recheio, dissolva a gelatina conforme as instruções que vêm na embalagem e coloque numa tigela. Junte o cappuccino, o açúcar, as natas e o queijo ricotta e bata bem até obter uma mistura cremosa. Despeje sobre a massa que estava na forma e leve novamente ao frigorífico até solidificar. Eu deixei de um dia para o outro.
Faça a cobertura, juntando todos os ingredientes e levando ao lume mexendo sempre até ferver. Retire do lume e espere que arrefeça.
Tire o cheesecake do frigorífico, ponha-o num prato de servir, abra o aro da forma e tire-o. Ponha o creme de chocolate por cima do cheesecake e sirva.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Peito de frango com tomate seco


Já vos disse aqui que uma das carnes que mais gosto de cozinhar é o frango, pela sua versatilidade e pelo seu sabor. Peitos de frango nunca faltam no congelador aqui de casa e quando o tempo não é muito, cozinhá-los é sempre uma boa opção.

Ingredientes:
4 peitos de frango
1dl de azeite
3 dentes de alho
1dl de vinho branco
2 c. de sopa de manteiga
6 tomates secos
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e frite-os no azeite, em lume brando, deixando corar de ambos os lados. Retire a carne e reserve-a quente. Lamine os dentes de alho e junte-o à gordura da frigideira, assim como o tomate seco cortado em pedaços. Deixe saltear, refresque com o vinho e reduza. Retire do lume e junte a manteiga, mexendo até esta derreter. Rectifique os temperos e sirva a carne com este molho.

Os tomates secos podem ser de compra, mas os que usei nesta receita foram feitos por mim segundo uma receita que vi na Blue Cooking do mês de Abril em que o tema principal eram os sabores de Itália.
Fiz assim:
Usei à volta de 15 tomates, cortei-os ao meio, retirei-lhe todas as grainhas e lavei-os bem. Coloquei-os num tabuleiro de ir ao forno com a parte cortada virada para cima. Juntei uma chávena de chá de açúcar com 1 pitada de sal e deitei por cima dos tomates. Levei ao forno durante 4 horas a uma temperatura baixa (150º). Segundo dizia lá, os grandes chefs defendem que se deve deixar o forno entreaberto, por isso coloquei uma rolha de garrafa para que o forno não ficasse totalmente fechado. Os tomates estarão prontos quando estiverem enrugados e com a parte de dentro seca.
Em seguida retirei do forno, temperei com sal, oregãos, alho e azeite. Pus os tomates num frasco grande e fui deitando azeite suficiente até os tapar e reservei no frigorífico.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Pão doce de cerveja


Será pão ou será bolo??... Parece um bolo mas tem consistência de pão. Sem saber muito bem que nome dar a esta receita optei por pão doce...
Esta receita é outra contribuição minha para o
Cervejas do Mundo. Ficou muito saboroso, espero que gostem.

Ingredientes:
100g de açúcar amarelo
50g de manteiga derretida
1dl de cerveja preta
0,5dl de mel
200g de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
30g de passas de uvas
30g de nozes picadas grosseiramente
1 maçã
açúcar amarelo q.b.

Preparação:
Bata o açúcar com a manteiga e o mel até estarem bem misturados. Junte a cerveja, as passas de uva, misture bem e adicione a farinha e o fermento. Bata durante mais um pouco até estar tudo bem ligado. Por fim junte as nozes.Unte uma forma de bolo inglês com manteiga. Descasque a maçã, corte-a em meias-luas e disponha-as no fundo da forma. Polvilhe com bastante açúcar amarelo e deite a massa por cima. Polvilhe com açúcar e leve ao forno moderado durante aproximadamente 20 minutos. Espere que arrefeça completamente, desenforme e sirva.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tacinhas de laranja


Para dar vazão à enorme quantidade de laranjas que tenho cá em casa, decidi fazer esta sobremesa muito leve e fresca.

Ingredientes:
4 laranjas
4dl de sumo de laranja
250g de açúcar
6 folhas de gelatina

Preparação:
Leve o sumo de laranja ao lume com o açúcar, deixe ferver, coe por um pano ou peneira e reserve. Demolhe as folhas de gelatina em água fria até estas amolecerem, retire-as, escorra-as e junte-as ao sumo de laranja. Mexa bem até que estas se desfaçam por completo.
Corte as laranjas ao meio, esvazie-as com cuidado para não partir a casca nem furar. A polpa não vai ser precisa para nada por isso pode mandar fora. Lave bem as cascas das laranjas, seque-as e encha-as com o preparado de laranja e gelatina. Leve ao frigorífico até solidificar. Decore com raminhos de hortelã.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Batatas recheadas


Para variar aos habituais acompanhamentos e porque este fim de semana estava com paciência e calma, decidi fazer estas batatas recheadas. Dão um pouco de trabalho mas valem a pena pois o resultado final é fantástico.

Ingredientes:
4 batatas grandes, lisas e quase iguais
1 c. de sobremesa de manteiga
2 c. sopa de leite
1 gema
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
queijo ralado q.b.
manteiga q.b.

Preparação:
Lave as batatas com a casca, enxugue-as num pano, unte-as todas à volta com manteiga e leve-as ao forno a assar durante mais ou menos 40 minutos. Estarão prontas quando por fora estiverem um pouco rijas e por dentro um pouco moles. Não as deixe assar demasiado para que depois não se partam.
Tire-as do forno, corte-as ao meio no sentido do comprimento e com uma colher de chá retire-lhes a polpa mas deixando um pouco nos bordos das batatas.
Amasse a polpa que tirou com a manteiga, o leite, o sal, pimenta, noz moscada e a gema. Leve ao lume mexendo sempre para ligar os ingredientes. Retire e encha as cavidades das batatas com este recheio, arrume-as num prato de pirex, regue-as com manteiga derretida suficiente, polvilhe-as com queijo ralado e leve ao forno até estas gratinarem. Sirva com molho de tomate.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma espécie de Clafouti...


Com algumas pêras na fruteira a precisarem de ser usadas, uma lata de leite evaporado já aberta no frigorífico e com uma novidade na despensa que me foi gentilmente oferecida pela nossa querida Marizé, nasceu esta sobremesa que fiz ontem para o jantar.

Ingredientes:
3 ovos
5 c. sopa de açúcar
3 pêras
2 c. sopa de farinha
2 chávenas de chá de leite evaporado
1/2 c. de café de essência de baunilha
1/2 c. de café de essência de rosas
açúcar q.b.

Preparação:
Unte uma forma redonda com 20cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo com as pêras, cortadas em meias luas e salpique-as com açúcar.
Numa tigela bata os ovos, as colheres de sopa de açúcar, o leite, a farinha e as essências até que fique tudo cremoso. Ponha sobre as pêras que estão na forma e leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 20 a 30 minutos. Sirva morno.


A essência de rosas é a novidade que tenho na despensa e que me foi oferecida pela simpática Marizé, assim como outras novidades que irão aparecer em futuras receitas.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Pernas de frango com cerveja e mostarda


Mais uma contribuição para o Cervejas do Mundo. Desta vez fiz umas simples pernas de frango mas que como têm o toque da mostarda, diferenciam-se do habitual frango com cerveja. O resultado final foi muito positivo, a carne ficou muito tenra e adorámos.

Ingredientes:
4 pernas de frango
1 cravinho
1 raminho de tomilho
2 c. sopa de mostarda
2dl de cerveja branca
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.
1dl de azeite
água q.b.

Preparação:
Tempere as perninhas de frango com sal, pimenta, o cravinho, o tomilho, a mostarda e regue com a cerveja. Deixe marinar durante umas horas para tomar gosto.Retire as pernas da marinada, passe-as por farinha e leve-as ao lume num tacho com o azeite. Deixe fritar até que estas fiquem coradinhas. Junte o líquido da marinada e um pouco de água, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 40 minutos. Vá mexendo de vez em quando de modo a que a carne não se pegue ao fundo do tacho. Como leva farinha o molho fica um pouco espesso e tem que se ter atenção para não pegar. Vá juntando água caso seja necessário. Sirva com o molho.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tarte à l'érable


Esta tarte fabulosa, é mais uma das receitas que tirei do blog da querida Fabrícia. Esta tarte leva o tal xarope de ácer (maple syrup) que tanto me tinha deixado curiosa. Foi um dinheiro bem gasto sem dúvida nenhuma.
Querida Fabrícia obrigada pelas receitas, adorei as duas, tanto os pudins como esta tarte. De mencionar que a tarte ficou tão boa que desapareceu em menos de nada, assim como o xarope que só deu para duas receitas...

Ingredientes:

massa:
1 chávena de chá farinha (eu achei necessidade de colocar mais um pouco)
1 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/3 de chávena de chá de manteiga cortada aos pedaços
1 ovo
1 c. sopa de água fria

Recheio:
3 c. sopa de farinha maizena (amido de milho)
3 c. sopa de água
1 1/2 chávena de chá de xarope de ácer (maple syrup)
60 ml (1/4 de chávena de chá) de natas
1 ovo levemente batido
2 c. sopa de manteiga

Preparação:
Massa: Misture a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e misture bem. Junte o ovo e a água e bata bem até obter uma massa bem homogénea. Abra a massa numa forma de tarte com 23cm de diâmetro, cobra com folha de alumínio e por cima coloque feijão seco ou um peso para assar tartes. Leve ao forno pré aquecido durante 10 minutos. Retire o papel de alumínio e os feijões e volte a levar ao forno até dourar a massa. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio: Numa panela dissolva a farinha maizena com a água. Acrescente o xarope de ácer, as natas e o ovo. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, acrescente a manteiga e mexa até que esta derreta. Coloque o recheio sobre a massa de tarte e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas. Sirva.

Miminho




As regras são as seguintes:

1. Este selo deve ser atribuído aos blogs que considerem "mimosos" (ou seja, blogs que considerem ser ternurentos,simpáticos e agradáveis de se visitar).

2. Apenas quem recebeu este selo pode publicá-lo indicando o link da pessoa que o atríbuiu e posteriormente o link de 5 outras pessoas a quem deseja atribuir o selo.

3. Deve exibir a tag do selo no seu blog.

4. (Opcional) Poderá fazer publicidade a quem teve a ideia para este selo em questão, neste caso a bloggista de Cozinhar com os Anjos.

Um miminho que me foi atríbuido pelas queridas e simpáticas Janeca e Manuela, que sem duvida nenhuma são dois blogs que são um Miminho, muito simpáticos, ternurentos e muito agradáveis de se visitar....visitem-nos, que vão ADORAR!!! Obrigado por se terem lembrado de mim!

Agora a tarefa mais difícil, porque gosto de todas (os) que estão à direita no meu blog, mas como só posso atribuir a 5 ternurentas, elas são:

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Delícias de noz



Chamei delícias a estes pequenas maravilhas porque elas juntam todos os ingredientes que mais aprecio num doce: nozes, doce de ovos e massa-filo. Para mim ficaram perfeitos.

Ingredientes:
8 gemas
250g de açúcar
0,75dl de água
1 c. sobremesa de manteiga
80g de nozes picadas
10 folhas de massa-filo (um pacote)
manteiga, água e açúcar em pó q.b.

Preparação:
Confeccione o creme, juntando a água com o açúcar e levando ao lume até obter ponto de fio. À parte desfaça as gemas com um garfo e, mexendo sempre, junte-lhes a calda de açúcar em fio. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, adicione a manteiga e as nozes, mexa e deixe arrefecer.
Entretanto divida a massa em duas partes, cinco folhas para cada lado. Barre cada folha com manteiga derretida, sobreponha outra folha, volte a barrar com manteiga e faça assim até sobrepor as cinco folhas. Faça o mesmo com as outras cinco folhas mas não as sobreponha sobre as anteriores. Corte as massas em rectângulos, distribua colheradas de recheio, pincele as extremidades com água, enrole e vire a parte colada para baixo e os lados para cima. Distribua os docinhos por um tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos. Retire, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Frango grelhado com ervas aromáticas e molho de laranja e mostarda


Uma receita muito simples de preparar, perfeita para aqueles dias em que o tempo não é muito e queremos servir um prato bonito e que agrade a todos.

Ingredientes:
3 peitos de frango
6 folhas de manjericão fresco
salsa e tomilho q.b.
4 c. sopa de azeite
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
sal e pimenta q.b.
3dl de sumo de laranja
1dl de caldo de galinha
1 c. sopa de mostarda
2 c. sopa de manteiga

Preparação:
Corte os peitos de frango em metades a todo o comprimento de maneira a obter uns bifes. Misture numa tigela, o manjericão, salsa e tomilho picados, o azeite, a raspa da laranja e do limão e um pouco de sal e pimenta. Deite este tempero sobre a carne, envolva bem e deixe marinar durante 10 a 15 minutos. Ferva o sumo de laranja até reduzir para metade. Junte o caldo de galinha e deixe ferver durante 2 minutos. Adicione a mostarda, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire do lume e incorpore a manteiga. Mantenha o molho aquecido.
Escorra a carne e grelhe de ambos os lados. Coloque a carne num prato de servir, regue com o molho e decore com casca de laranja cortada em juliana.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pouding-chômeur, uma delícia do Québec


Desde que vi no blog da nossa querida Fabrícia as receitas com o maple syrup (xarope de ácer) que fiquei super curiosa em relação ao mesmo mas pensei que aqui em Portugal não houvesse. A sempre simpática Marizé viu através de um comentário que eu tinha deixado no blog da Fabrícia, que eu andava à procura do dito xarope e disse-me logo onde poderia encontrar. Digam lá se ela não é uma querida? Que boa vizinha que eu tenho! Para quem não sabe vivemos a menos de 20km uma da outra...
Como é óbvio fui logo a correr comprar o tal xarope, assustei-me um bocadinho com o preço porque achei realmente caro (para terem uma idéia uma lata de 500ml custa 26€), mas como estava tão curiosa decidi comprar na mesma e não me arrependo.

Para começar as minhas experiências com o xarope, a primeira receita que fiz foi o pouding-chômeur que tal como a Fabrícia nos diz, é uma especialidade do Québec. Vão aqui para ficarem a saber mais um pouco sobre o pouding e sobre o maple syrup.

Ingredientes:
540 ml de maple syrup (xarope de ácer)
540 ml de creme fraîche (usei um pacote de natas com 2 colheres de sopa de leite)
125 ml (meia chávena de chá) de manteiga na temperatura ambiente
250 ml (1 chávena de chá) de açúcar (usei açúcar mascavado escuro)
2 ovos
500 ml (2 chávenas de chá) de farinha
10 ml (2 c. chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
125 ml (meia chávena de chá) de leite

Preparação:
Colocar numa panela o xarope de ácer com as natas e levar ao lume até ferver. Deixe ferver durante 3 a 4 minutos. Retire do lume e reserve.
Entretanto bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um, e bata durante 2 minutos. Misture a farinha com o fermento e o sal e vá adicionando à mistura dos ovos, alternando com o leite. Colocar este preparado em forminhas pequenas individuais refractárias. Cobrir com a mistura do xarope e natas e leve ao forno pré aquecido a 200º C, durante 20 minutos aproximadamente.

Notas:
- O pouding também pode ser assado numa forma grande, eu fiz em forminhas pequeninas porque achei que ficaria mais gracioso.
- A Fabrícia dá a dica de colocar algumas framboesas frescas por cima do primeiro preparado e antes de colocar o xarope com as natas. Eu não tinha framboesas e então coloquei pequenos pedaços de maçã e achei que combinou bem.
- Assim como a Fabrícia, eu também só fiz metade da receita acima indicada e mesmo assim rendeu 5 tacinhas.
Este pouding é um pouco doce mas vale mesmo a pena experimentar pois é uma delícia...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bolo de Cerveja


Outra contribuição minha para o Cervejas do Mundo. Desta vez decidi arriscar um pouquinho e fiz algo doce. Foi a minha primeira experiência de algo doce com cerveja mas devo dizer que o resultado final me agradou bastante. Obviamente que aqui em casa não disse que era com a dita cuja porque iria receber torcidelas de nariz... Não sabendo que era de cerveja todos comeram e adoraram!

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de manteiga
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de farinha maizena
1 chávena de chá de cerveja branca
1 c. de sobremesa rasa de fermento em pó
1 c. chá de canela em pó
1 c. chá de aroma de baunilha em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
raspa de 1 limão
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa de limão, a baunilha, a canela, o bicarbonato de sódio e a cerveja. Bata mais um pouco. Junte depois a farinha de trigo e a maizena assim como o fermento. Bata bem até uniformizar tudo. Junte delicadamente as claras previamente batidas em castelo forte. Ponha a massa num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito. Espere que arrefeça, desenforme, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Miminho do Brasil

Acabei agora de receber este carinho maravilhoso vindo directamente do Brasil da casa da querida Fer para a minha casa.

Vejam só as coisinhas maravilhosas que ela me mandou:
  • Castanha de Cajú caramelizada
  • Docinhos de banana de Pernambuco
  • Bolos de rolo em miniaturas, que como vocês sabem é um doce típico Brasileiro recheado com doce de goiaba
  • 1 Lápis da praia de Porto de Galinhas (vejam a fofura da galinha em cuecas de praia)


A caixinha com os miminhos chegou mesmo há pouco bem na hora de almoço e como sobremesa comi um pouco de tudo. O bolo de rolo com doce de goiaba é mesmo uma delícia, tão fofinha e diferente de tudo o que já provei, parece que se derrete na boca... uma maravilha!

Querida Fernanda muito obrigada pelo carinho, adorei!

«A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida.»

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pescada gratinada com gambas


Este é um comer bem simples que normalmente se confecciona com bacalhau mas que eu decidi experimentar com pescada e devo dizer-vos que ficou muito bom. Um prato reconfortante e saboroso, daqueles a quem ninguém diz que não...

Ingredientes:
3 postas de pescada grossas (pode ser outro peixe do seu agrado)
200g de miolo de camarão (do maiorzinho que encontrar)
400g de batata palha
3 dentes de alho
1 cebola
3 c. sopa de azeite
5dl de molho bechamel
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
queijo ralado q.b.

Preparação:
Coza as postas de pescada em água temperada de sal juntamente com uma folha de louro. Retire-as da água e desfie-as grosseiramente. Coza também o camarão em água temperada de sal. Depois retire-o do lume e reserve. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola cortada em rodelas e os dentes de alho picados finamente. Junte a folha de louro e quando a cebola começar a ficar transparente, adicione a pescada desfiada assim como o camarão. Mexa bem e junte metade do molho bechamel, envolva e adicione a batata palha e o restante molho bechamel. Se fôr necessário junte um pouco de leite. Tempere de sal e pimenta. Retire o preparado do lume e ponha num tabuleiro de forno, polvilhe com queijo ralado a gosto e leve ao forno até gratinar. Retire e sirva acompanhado com uma boa salada.