segunda-feira, 31 de março de 2008

Bolo de laranja


É um bolo bem simples de fazer e que quase todas as pessoas têm uma ou mais receitas do mesmo. Refiro-me pois ao bolo de laranja.
Esta receita tirei de um livro de cozinha da minha mãe muito antigo que se chama Tesouro das Cozinheiras. É um livro bem antigo mesmo, desde os tempos de solteira dela e que tem a capa azul já bem gasta... É uma verdadeira enciclopédia de cozinha com mais de mil páginas. De vez em quando vou lá "roubar-lhe" umas receitinhas e desta vez foi o bolo de laranja que acabei por fazer para o lanche de ontem.

Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha
10g de fermento em pó
1 laranja (sumo e raspa)

Calda:
Sumo de uma laranja

Cobertura:
sumo de meia laranja
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem o açúcar com a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa e o sumo da laranja e mexa bem. Bata as claras em castelo bem firme e junte-as ao preparado anterior, alternando com a farinha misturada com o fermento. Leve ao forno a cozer numa forma de buraco previamente untada e polvilhada com farinha. Depois de cozido, desenforme o bolo ainda quente, e por cima deite o sumo de uma laranja.
Para a calda: bata o sumo da meia laranja com açúcar em pó suficiente até obter um preparado grosso e brilhante e com ele cubra todo o bolo. Deixe secar e sirva.

sábado, 29 de março de 2008

Queques de framboesa


No outro dia comprei no supermercado umas lindas framboesas e com elas decidi fazer estes queques que ficaram super fofinhos e húmidos. A framboesas derreteram durante a cozedura e os queques ficaram com um molhinho por dentro maravilhoso. Se gostarem tanto de frutos silvestres como eu gosto, não deixem de experimentar.

Ingredientes:
3 ovos
350g de açúcar
300g de farinha
200g de framboesas frescas
2 iogurtes naturais
0,5dl de óleo
10g de fermento em pó
raspa de meio limão

Preparação:
Numa tigela bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione a raspa do limão, os iogurtes, o óleo e bata durante mais um pouco. Junte então a farinha e o fermento e bata até obter uma massa homogénea. Envolva as framboesas na massa, mexendo delicadamente. Deite a massa em formas de queques previamente untadas e leve ao forno moderado a cozer durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva em caixinhas de papel frisado.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Peito de perú com cerveja, cenoura e passas


Aqui está a minha segunda contribuição para o Cervejas do Mundo. Tal como a minha primeira contribuição, é uma receita de carne mas desta vez carne de perú. Fica muito saborosa e tenrinha, espero que vos agrade.

Ingredientes:
1 peito de perú com cerca de 1 kg
0,5dl de azeite
1 cebola grande picada
2 cenouras pequenas cortadas em pedaços
1 ramo de cheiros (salva, salsa e louro)
3dl de cerveja
100g de passas de uva sem grainhas
sal e pimenta q.b
água q.b.

Preparação:
Num tacho deite o azeite, a cebola, as cenouras e leve a refogar. Tempere a carne de sal e pimenta e ponha no tacho, junte um pouco de água quente, tape e deixe suar durante 5 minutos em lume brando. Junte as passas, o ramo de cheiros e regue com a cerveja. Volte a tapar o tacho e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Se fôr necessário vá juntando um pouco de água de modo a que tenha molho. Sirva a carne às fatias, acompanhada com a cenoura e as passas.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Fotos

Tal como vos havia prometido aqui ficam algumas das fotos que tirei nestes dias que fui passar fora agora pela Páscoa. Tirei poucas fotos porque infelizmente estive um pouco constipada e não deu para sair muito de casa porque chovia e fazia muito frio e não queria ficar pior.
Estive na casa da minha cunhada que vive numa zona muito bonita do país, perto de Viseu e que é rodeada por paisagens lindas.
As fotos:








Aproveito também para partilhar com vocês a minha alegria de ter sido convidada para uma parceria com o site Cervejas do Mundo, parceria esta que consite na elaboração de receitas em que um dos ingredientes seja a cerveja. Apesar de ter ficado um bocado assustada com a proposta por achar que não conseguiria dar conta, resolvi aceitar sem pensar muito.
A minha primeira contribuição para o site foi o lombo com cerveja e alecrim que já havia postado aqui no blog há algum tempo. Vão aqui espreitar como ficou lá no site cervejas do mundo.
Quero também dizer-vos que a partir de agora aqui o meu cantinho vai ter ocasionalmente receitas em que um dos ingredientes seja a cerveja e receita essa que irá ser também publicada lá no site.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Bolo com pêras e merengue



Voltei depois de uns dias de descanso passados no norte do país, estive na casa da minha cunhada S. em contacto com a natureza numa região de paisagens lindas. Tirei algumas fotos mas ainda não tive tempo de as passar para o computador, assim que der passo-as e depois ponho aqui no blog para partilhar com vocês.
Quero agradecer a todas os comentários que deixaram a desejar-me uma Feliz Páscoa, obrigada :)
Hoje vou postar aqui a receita de um bolo que fiz antes de ir passar estes dias fora, o bolo é muito fofinho e saboroso.

Ingredientes:
3 ovos
125g de açúcar
150g de manteiga derretida
350g de farinha
3 c. chá de fermento em pó
3 pêras
3 claras de ovo
5 c. sopa de açúcar
geleia de fruta a gosto (usei de morango)

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Junte a manteiga e bata mais um pouco. Adicione a farinha misturada com o fermento, envolvendo delicadamente. Deite a massa numa forma quadrada untada com manteiga e forrada a papel vegetal. Leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 30 minutos.
Desenforme e deite num prato que possa ir ao forno. Descasque as pêras, corte-as em meias luas e ponha-as sobre o bolo cobrindo toda a superfície. Sobre estas aplique uma boa camada de geleia de fruta e cobre-se com o merengue feito com as claras batidas em castelo com o açúcar. Leve ao forno para dourar o merengue.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Tarte de peixe e batata


Ingredientes:
750g de peixe (usei pescada e maruca)
12 camarões
3,5dl de leite
3,5dl de caldo de peixe
75g de manteiga
3 chalotas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho picados
80g de farinha
sumo de meio limão
1 c. sopa de cebolinho picado
4 batatas
manteiga derretida q.b.
1 rolo de massa folhada de compra
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza o peixe num tacho com água e sal. No fim da cozedura, reserve 3,5dl de caldo. Arranje o peixe, tirando-lhe as peles e espinhas e desfie em lascas grandes. Reserve. Coza os camarões em água e sal, escorra, tire-lhes as cabeças e a casca e corte em pedaços pequenos. Reserve.
Aqueça o leite juntamente com o caldo de peixe até começar a ferver. Retire do lume e mantenha quente.
Derreta a manteiga numa frigideira grande em lume médio, junte as chalotas e os dentes de alho. Cozinhe até a cebola ficar tenra. Adicione a farinha e cozinhe por 2 minutos em lume muito brando mexendo sempre. Junte aos poucos o caldo quente, mexendo constantemente até obter uma mistura suave. Junte o sumo de limão e tempere de sal e pimenta. Retire do lume e adicione o peixe e o camarão, junte o cebolinho e mexa bem. Ajuste o tempero se achar necessário.
Forre o fundo de uma tarteira previamente untada com manteiga com a massa folhada e deite por cima o preparado do peixe.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas muito finas. Coloque-as numa só camada por cima da mistura do peixe. Pincele com manteiga derretida e tempere com um pouco de sal. Leve ao forno por 30 minutos ou até as batatas estarem douradas e tenras. Sirva acompanhado de uma boa salada.

Aproveito para vos desejar a todos os que passarem por aqui uma Páscoa Feliz!!
Vou de viagem hoje à tarde para umas mini férias a passear pelo norte do país e voltarei à cozinha na segunda feira. Até lá muitos beijinhos para todos e Boa Páscoa!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Bolo de maçãs assadas


De vez em quando dá-me para isto na cozinha, de inventar coisas. Certamente também vos aconteceu a mesma coisa quando existem ingredientes que estão a gritar para serem usados e pomos a cabeça a funcionar para descobrir o que havemos de fazer com eles. Pois muito bem foi o que sucedeu com umas maçãs que tinha assado e que após ter comido as primeiras, as outras ficaram abandonadas e a pedirem para serem usadas. Pensei no que havia de fazer e veio-me à ideia um bolo para o lanche. Juntei ingredientes aqui e ali e saiu este bolo muito fofinho e saboroso.

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas e meia de chá de farinha
1 c. sopa de canela em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de aroma de baunilha em pó
3 maçãs assadas

Preparação:
Tire a pela às maçãs assadas e triture-as na máquina até obter um puré. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Junte o puré de maçã, a canela, o bicarbonato, o aroma de baunilha e bata mais um pouco. Adicione a farinha e envolva com cuidado sem bater. Leve a cozer numa forma redonda de buraco em forno moderado. Demora mais ou menos 30 minutos a cozer. Retire, desenforme e sirva.

sábado, 15 de março de 2008

Doce de manga e natas


Esta receita de preparo bem simples e com ingredientes existentes na despensa de muita gente, foi-me dada pela minha amiga M.
Há uns tempos atrás fizemos um jantar de amigas e ela presenteou-nos com esta deliciosa sobremesa. Ela fez de pêssego, eu quis experimentar de manga mas podem fazer com qualquer outra fruta em calda. É um doce muito fresquinho e saboroso.

Ingredientes:
1 lata de manga em calda
a mesma medida da lata de água
2 pudins instântaneos (daqueles que se compram no supermercado)
6 c. de sopa de açúcar
1 pacote de natas (2dl)
3 c. sopa de açúcar
bolachas raladas q.b.
canela em pó q.b.

Preparação:
Escorra a manga da calda, corte a manga em pedaços pequenos e ponha a calda num tacho. Junte à calda, a água, os pudins previamente misturados com o açúcar e leve ao lume a ferver, mexendo de vez em quando. Junte a manga em pedaços e deixe ferver novamente, mexendo sempre. Retire do lume e ponha no prato onde vai servir. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar. Entretanto bata as natas com o açúcar de modo a obter um chantilly. Retire o doce do frigorífico, polvilhe a superfície com bastante bolacha ralada, deite as natas por cima e polvilhe com canela por cima. Leve de novo ao frio até à hora de servir.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Lombinhos de porco de coentrada


Uma receita bastante simples mas que fica super saborosa devido ao uso dos coentros em grande quantidade. Podem fazer com qualquer outra carne, eu usei lombinhos por serem mais rápidos de cozinhar e por ser uma carne tenrinha. Como gosto muito de usar ervas aromáticas nos cozinhados que faço, para mim este prato ficou uma delícia.

Ingredientes:
2 lombinhos de porco
7 dentes de alho
1 c. sobremesa de coentros em grão
90g de manteiga
1, 5dl de vinho branco
1 molho grande de coentros frescos picados
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Num almofariz, esmague os dentes de alho com os coentros em grão e esfregue os lombinhos com esta pasta. Tempere-os de sal e pimenta e deixe tomar gosto durante umas horas.
Leve a aquecer a manteiga num tacho, introduza a carne e deixe alourar de ambos os lados. Regue com o vinho branco, junte os coentros picados e tape o tacho. Deixe cozinhar sobre lume muito brando, virando a carne várias vezes até estar estar bem macia. Se necessário junte um pouco de água caso tenha pouco líquido para cozer, mas atenção não ponha muita porque é suposto os lombinhos cozerem em pouco líquido. Acompanhe com arroz.

terça-feira, 11 de março de 2008

Bolo de chocolate com avelãs e molho toffee


Um bolo simples de fazer e que fica delicioso. Como não leva farinha, fica com uma consistência tipo mousse e é perfeito para finalizar uma boa refeição. O molho toffee dá um toque especial...

Ingredientes:
6 ovos
185g de manteiga
raspa de 1 laranja
100g de açúcar amarelo
200g de chocolate em barra
150g de avelãs raladas

Molho toffee:
130g de açúcar amarelo
2dl de natas
30g de manteiga

Preparação:
Parta a manteiga em pedaços para uma tigela, junte a raspa da casca da laranja e o açúcar amarelo. Bata até obter um creme. Vá adicionando as gemas, uma a uma e sem parar de bater.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o em banho - maria. Junte à mistura anterior, mexendo sempre até o creme ficar homogéneo. Adicione as avelãs e misture bem. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Deite a massa numa forma de mola com cerca de 22 cm de diâmetro previamente untada e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 40 minutos.
Entretanto prepare o molho toffee, misturando o açúcar com as natas e levando ao lume até ferver um pouco, mexendo sempre. Retire do lume e adicione a manteiga cortada em pedaços, mexendo sempre até esta se dissolver. Deixe arrefecer.
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer dentro da forma. Quando estiver quase frio cubra com parte do molho preparado. Deixe arrefecer o bolo completamente, retire o aro da forma e coloque o bolo no prato de servir. Sirva com o restante molho.

sábado, 8 de março de 2008

Bifes de perú com laranja acompanhados de massa com molho pesto de manjericão

Vi esta receita num revista de culinária e achei a mistura dos ingredientes muito interessante, decidi experimentar para ver como ficava e deliciei-me...

Ingredientes:
6 bifes de perú
100g de manteiga
farinha q.b.
2 laranjas
sumo de 2 laranjas
1 dl de vinho branco
brandy q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os bifes de perú com sal e pimenta. Passe-os por farinha. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga e deixe-a derreter. Descasque as laranjas, corte-as às rodelas e junte-as à manteiga e deixe-as cozinhar um pouco. Retire e reserve-as num local quente. Coloque os bifes na frigideira e aloure-os de ambos os lados. Regue-os com o vinho branco e deixe evaporar. Adicione depois o sumo das laranjas, deixe cozinhar até engrossar um pouco. Junte depois aos bifes, as rodelas de laranja reservadas, regue com brandy, deixe aquecer em lume alto, incline a frigideira e deixe flamejar. Quando a chama apagar, disponha os bifes num prato de servir e sirva-os com as rodelas de laranja e o molho.

Acompanhei com massa com molho pesto de manjericão.

Ingredientes:
3 dentes de alho
50g de pinhões ou nozes (usei nozes)
50g de queijo parmesão ralado
1 ramo de manjericão
1 dl de azeite
sal e pimenta q.b.
massa esparguete

Preparação:
Descasque os dentes de alho, deite-os no copo da varinha mágica, junte as nozes, o queijo ralado, o ramo de manjericão e reduza a puré. Vá juntando o azeite em fio a pouco e pouco, até obter um molho espesso e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Coza a massa em bastante água a ferver com um pouco de sal, até esta ficar "al-dente". Escorra-a e coloque-a no recepiente em que vai servir. Misture com o molho preparado e sirva de imediato.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Crepes de pêra com canela


Já falei aqui da minha adoração por crepes, sejam eles doces ou salgados. Ontem para o lanche estava a apetecer-me algo diferente do costume e como estava com tempo, resolvi fazer estes crepes. Uma maravilha!

Ingredientes:
massa:
3 dl de leite
1 ovo grande
150g de farinha
1 c. sopa de manteiga
1 pitada de sal fino
2 c. sopa de açúcar mascavado claro

Recheio:
4 pêras
60g de açúcar mascavado claro
1 limão
manteiga
canela em pó

Preparação:
Para a massa: Misture a farinha, o leite, o ovo, a manteiga amolecida, o sal e o açúcar. Misture bem e deixe repousar 30 minutos.
Entretanto vá preparando o recheio: Leve ao lume num tacho 30g de manteiga até esta derreter, junte o açúcar mascavado e mexa até que se dissolva. Adicione a raspa e o sumo do limão e uma pitada de canela. Apure durante 1 minuto. Junte as pêras cortadas em fatias finas, cozinhe em lume brando até que estas fiquem translúcidas.
Frite os crepes numa frigideira untada com manteiga, mantenha-os quentes até acabar de fritar a massa.
Disponha um pouco do recheio por cima de cada crepe, dobre ao meio, polvilhe com bastante canela em pó e sirva.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Queijadas de iogurte


Ingredientes:
500g de açúcar
2dl de água
4 ovos
8 gemas
3 c. sopa de farinha maisena
3 iogurtes naturais
3 c. sopa de coco ralado
raspa de limão

Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque um tabuleiro com um pouco de água no fundo e ponha no forno, a 180º.
Junte o açúcar com a água e leve ao lume, deixando ferver até obter ponto de fio forte. À parte, misture os ovos com as gemas e a maisena, mexa bem e adicione a calda de açúcar em fio e mexendo sempre. Por último acrescente os iogurtes, o coco e a raspa de meio limão. Envolva bem até obter um creme homogéneo. Distribua o preparado pelas forminhas. Retire o tabuleiro do forno, ponha nele as formas e leve a cozer durante mais ou menos 35 minutos. Desenforme só depois de estarem frias e sirva em caixinhas de papel frisado.

Rendimento: 20 queijadas

Ponto de fio forte: Mergulhe os dedos indicador e polegar em água fria e coloque neles um pouco de calda de açúcar, ao afastá-los terá que se formar um fio forte.

terça-feira, 4 de março de 2008

Risotto de ervilhas


Ai está o meu primeiro risotto! Já há algum tempo que andava para fazer, tenho visto tantas variedades em tantos blogs que visito diariamente que estava curiosa para experimentar. Embarquei na procura de uma receita que fosse fácil para a minha primeira experiência para que o resultado final não fosse desastroso, encontrei esta no site da Vaqueiro e decidi fazê-la.
Ficou muito cremoso e gostei bastante. Vou fazer mais vezes esta receita e vou procurar mais receitas de risotto porque agora fiquei verdadeiramente apaixonada.

Ingredientes:
1 cebola picada finamente
100g de manteiga
200g de ervilhas congeladas
200g de arroz para risotto
tomilho
1 cubo de caldo de galinha
7 dl de água a ferver
1dl de vinho branco
70g de queijo parmesão
sal
pimenta preta

Preparação:
Leve a cebola picada ao lume num tacho com 80g de manteiga. Quando a cebola começar a alourar, adicione as ervilhas, tape e deixe suar durante 5 minutos. Junte o arroz, mexa e deixe-o fritar durante cerca de 5 minutos, mexendo .
Entretanto dissolva o caldo de galinha na água a ferver. Junte o vinho ao arroz, mexa bem, junte um pé de tomilho e vá adicionando caldo de galinha, a pouco e pouco e à medida que o arroz for absorvendo o líquido. Vá mexendo sempre até esgotar o caldo e o arroz estar cozido, o que deve demorar mais ou menos 30 minutos.
No final, junte a restante manteiga (20g) e metade do queijo parmesão, rectifique o sal se achar necessário.
Deite o arroz no prato onde vai servir, salpique com o restante queijo, algumas folhas de tomilho e pimenta moída na altura.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Desafio




Vi este desafio no blog da minha querida amiga Raquel e achei tão original e engraçado, que decidi "roubar" e responder aqui no meu blog também...

Se eu fosse um mês seria... Setembro...
Se eu fosse um dia da semana seria... sábado...
Se eu fosse um número seria... 5...
Se eu fosse um planeta seria... Vênus...
Se eu fosse uma direcção seria... sul...
Se eu fosse um móvel seria... um sofá...
Se eu fosse um liquido seria... água...
Se eu fosse um pecado seria... gula...
Se eu fosse uma pedra seria... ágata..
Se eu fosse um metal seria... ouro...
Se eu fosse uma árvore seria... um pinheiro...
Se eu fosse uma fruta seria... um morango...
Se eu fosse uma flor seria... uma orquídea...
Se eu fosse um clima seria...tropical...
Se eu fosse um instrumento musical seria... uma harpa...
Se eu fosse um elemento seria... terra...
Se eu fosse uma cor seria... vermelho...
Se eu fosse um animal seria... um pássaro...
Se eu fosse um som seria... a chuva a cair...
Se eu fosse uma letra de música seria... mi...
Se eu fosse uma canção seria... Chasing Cars de Snow Patrol...
Se eu fosse um estilo de musica seria... jazz...
Se eu fosse um perfume seria... Eclat de D'arpege, Lanvin...
Se eu fosse um sentimento seria... amor...
Se eu fosse um livro seria… Tão veloz como o desejo de Laura Esquivel...
Se eu fosse uma comida seria… arroz...
Se eu fosse um lugar seria ... as montanhas...
Se eu fosse um gosto seria... salgado...
Se eu fosse um cheiro seria… baunilha...
Se eu fosse uma palavra seria… paixão...
Se eu fosse um verbo seria… amar...
Se eu fosse um objecto seria…. um espelho...
Se eu fosse uma roupa seria… uma camisa de noite...
Se eu fosse uma parte do corpo seria… os olhos...
Se eu fosse uma expressão seria… um sorriso...
Se eu fosse um desenho animado seria… a branca de neve...
Se eu fosse um filme seria… Ghost - O Espírito do amor...
Se eu fosse forma seria… um rectângulo...
Se eu fosse uma estação seria… a primavera...
Se eu fosse uma frase seria… ama o próximo como te amas a ti mesmo...

Vou passar este desafio a:

Mousse de morango


Ingredientes:
8 folhas de gelatina
500g de morangos
2 dl de leite
200g de açúcar
2 pacotes de natas (4dl)

Preparação:
Lave os morangos, tire-lhes o pé, corte 6 deles em pedaços pequenos e triture os restantes. Reserve ambos separadamente. Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria. Misture o leite com o açúcar e leve ao lume até ferver. Retire. Escorra as folhas de gelatina e dissolva-as, uma a uma, no leite. Adicione os morangos triturados, misture bem e deixe arrefecer um pouco. Bata as natas e junte-as ao preparado.
No fundo de uma taça disponha os morangos cortados em pedaços e por cima deite a mousse.
Faça um puré com alguns morangos, adoçe a gosto e deite por cima da mousse. Leve ao frigorífico para refrescar.