segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pão rústico de cerveja e tomate seco


Já há algum tempo que não preparava uma receita com cerveja. Este fim de semana tive um tempinho livre e decidi que tinha que fazer alguma receita com a dita cuja. Lembrei-me que um pão era uma boa ideia até porque da outra vez que fiz os pãezinhos de cerveja com chouriço, a coisa correu bem. Seria pão então. Inventei um pouquinho, imaginei outro tanto e pronto lá saiu este pão de aspecto rústico de uma grande maciez e com um sabor muitíssimo agradável. Mais uma receita para a rubrica do CdM .

Ingredientes:
3 chávenas e meia de chá de farinha
1 c. de chá de sal
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de fermento em pó
1 ovo ligeiramente batido
1 garrafa de cerveja branca (20cl)
1/2 chávena de chá de tomate seco picado
1/4 de chávena de chá de pimento vermelho picado
farinha q.b.

Preparação:
Numa tigela larga junte a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento. Abra uma cova ao meio e deite nela o ovo, a cerveja, o tomate e o pimento. Misture tudo com as mãos até os ingredientes estarem combinados. Amasse um pouco e forme uma bola. Tape com um pano, reserve num local aquecido (dentro do forno por exemplo) e deixe descansar meia hora. Passado o tempo retire a massa da tigela e coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha. Com a mão, achate um pouco o pão e leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 40 minutos.

24 comentários:

Margarida disse...

Bem eu que adoro tomate seco não posso deixar escapar este pão.. Está com um aspeto tão saboroso..
beijinho

MARIA disse...

Filipa o teu pão esta maravilhoso!Um bjs

Nani disse...

Filipa minha amiga, que pão maravilhoso!
Beijos

Angela Oeiras disse...

Ummmm a blogsfera esta semana está cheia de pãozinhos deliciosos... que maravilha o cheirinho que fica na cozinha de pão acabadinho de cozer...

Acho que não chego até à noite sem por um no meu forno!

Odete disse...

Que de aspecto lindo e pareceu-me de facil preparo. Valeu a receita!
Bjs

Silvia Arruda disse...

Hummm, fico imaginando o gostinho deste pão... adoro tomate seco.

Laurinha disse...

Deve ter ficado muuuuuuuito bom!
Adoro tomatres secos em pães... ótima sugestão!
Beijinhos

GreyScale disse...

Que delícia Filipa...

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Filipa...este eu vou fazer...e logo...amei.
Beijos

bio_geo_esds@ disse...

Ficou muito bonito e de certo saboroso, adoro o sabor dos tomates secos.

janeca disse...

Filipa Linda,que maravilha de pão:)))já comia uma fatia com manteiga (despertáste-me a minha gula de pão com manteiga)Uauuuu....
Adorei!

Bjinhos

Carla disse...

Sou adepta de receitas de pão! Adoro meter as mãos na massa mas faço poucas vezes por falta de tempo. Vou guardar para experimentar =)


bjs

Manuela © disse...

Belo pão :)

Ultimamente só uso a MFP, dá tanto jeitinho! :)
Mas admito que já ando com saudades de meter "mesmo" a mão na massa.

laila radice disse...

como ficou lindo!!! adoro paes com aparenci rustica...são tão charmosos!!! bjs

Emília disse...

Oi Filipa! Agora com a minha mania de fazer pães a sua receita já vai para minha lista rss! Ficou muito bonito! Beijinhos

Gina disse...

Nossa, Filipa, esse pão está demais. Já anotei pra fazer em breve. Só não faço já, porque estou embarcando pra Portugal sábado e estou muito atarefada.

Anónimo disse...

Olá Filipa, tem prémio pra vc lá no blog, passa lá

Claudia Lima disse...

Ficou lindo! Eu adoro pão feito em casa. Eu não gosto de jantar, prefiro só lanchar e um pão assim cai muito bem.
Bjs :)

Axly disse...

Ficou com um aspecto saboroso.
Kisss^^

Vivian disse...

esse bolo deve ser tudo de bom. Nao precisa nem passar manteiga
boa semana
bj

Valeria disse...

Me pareceu uma miragem este pão!!
Que delícia!!
Bjs

Nysa disse...

adoro tomate seco em paes. ficou mesmo muito bom e se ainda houver... envia ;-))) beijocas

carmencita disse...

Esse pão está divino.Receita a testar com urgencia!!!

Dani Bros disse...

Ai como sou chegada num pão, eu adorei essa receita!! Hum parece tão saboroso!
Bjks