quarta-feira, 21 de maio de 2008

Gnocchi de batata e ervas aromáticas


Já há algum tempo que andava para fazer gnocchi mas ainda não tinha encontrado "aquela" receita que me tivesse chamado à atenção. Na semana passada, numa das minhas habituais idas às compras, passei pela parte dos livros de culinária e reparei nuns pequenos livrinhos cada um com o seu tema. Comprei três, um dos quais só com receitas de batata e lá vinha esta receita que pus logo em prática. Servi com molho de tomate e cenoura, muito bom.

Ingredientes:
gnocchi:
300g de batatas
ervas aromáticas (usei oregãos, hortelã, salsa, tomilho e manjericão)
1 gema de ovo
1 c. de chá de azeite
125g de farinha
sal e pimenta q.b.

molho:
2 c. de sopa de azeite
2 chalotas picadas
1 dente de alho esmagado
2 tomates maduros
1 cenoura média
2 c. de sopa de açúcar amarelo

Preparação:
Descasque as batatas, corte-as aos cubos e coza-as em água temperada de sal até estarem bem cozidas. Escorra e esmague-as com a ajuda de um garfo.
Transfira o puré de batata para uma superfície enfarinhada e faça uma cavidade no centro. Junte a gema, o azeite, as ervas aromáticas lavadas e picadas finamente, tempere de sal e pimenta, junte também um pouco de farinha e misture os ingredientes rapidamente. Junte o resto da farinha e envolva bem de modo a obter uma massa firme. Se necessário junte mais um pouco de farinha. Divida a massa em bolinhas pequenas.
Coza os gnocchi num tacho grande e largo em água temperada de sal, durante 5 minutos ou até que venham à superfície. Escorra-os usando uma escumadeira e coloque num prato de servir aquecido.
Molho: Coloque num tacho o azeite, as chalotas e o dente de alho e deixe refogar. Junte os tomates descascados e cortados aos cubos, a cenoura também descascada e cortada em pequenos pedaços e o açúcar. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando. Triture com a varinha mágica e deite sobre os gnocchi.

32 comentários:

Sandreane disse...

Hum...
Está com uma aparência deliciosa :)
E a combinação de ervas que você usou, deve ter feito a cozinha ficar repleta de aromas...
Um grande abraço!

Martuxa disse...

Fiquei com fome! Ainda bem que é quase hora de almoço :)
Adoro gnocchi mas nunca fiz em casa. Vou tomar nota da receita, a ver se me tento um dia.

Beijinhos

risonha disse...

é daquelas coisas que eu adorava comer mas acho que não tenho a mínima pachorra para fazer.
quando fizeres de novo convida-me ok?
beijos

Isabel (pipoka) disse...

Eu ando há séculos para fazer gnochi, pois é um prato que adoro, esta receita parece-me óptima!

Anónimo disse...

Eu adoro gnocchi! Pena é que dá tanto trabalho... Quer dizer, vale a pena e pelo menos é pasta que se pode fazer sem máquina, mas dá um trabalhão! Já não faço há imenso tempo, fiquei com vontade...

Beijo *
Mariana

Anónimo disse...

Hummm, que delícia!

Ziza disse...

Estou há tempos procurando uma versão alternativa para o nhoque nosso de cada dia. Acho que encontraste a tua. Que ficou linda, por sinal!

Fay van Gelder disse...

Apesar de não ser fã de batatas, adorei a receita.

Bjo

Anónimo disse...

Parece bem apetitoso...obrigada pela força de sempre...beijos

Marcia disse...

Minha sogra sempre fazia gnocchi no meu aniversário - sinto muitas saudades. Vc tem uma mão incrível para cozinhar - adorei a tua receita, Filipa! Bj

Natércia Ramalho disse...

Filipa adorei a receita como sempre tens mãos de fada. Um bjo. Natércia...

Vina disse...

Nunca fiz, mas tenho grande curiosidade! A tua receita despertou-me ainda mais a vontade! Vou experimentar em breve! Beijos e bom feriado.

Pimenta disse...

gosto muito de gnocchi mas acabo por comprar sempre já feito pois não tenho paciência para os fazer..
mas os seus têm uma aparência óptima
bjs

Eli disse...

Eu sou fã de batatas e amei esse seu prato!!

Simone disse...

que delicia de receita.. já anotei
bjs

Marisa disse...

Muito lindos... eu gosto muito de gnocchi. E o mais belo de tudo,... se fizer com farinha sem glúten a Ema pode comer... que também adora batatas!... Receitinha sem glúten!
Beijos , Marisa

Mónica Pinto disse...

O aspecto está óptimo. A tua receita fez-me lembrar que não como gnocchi à imenso tempo. Está na hora de voltar a comer essas delícias. Bjinhos

Luciana Macêdo disse...

Hoje visitei três cozinhas que fizeram nhoque o que me deu muiiita vontade de preparar também. É minha massa preferida e já tem um tempinho que não faço. Gostei desta sua idéia de juntar ervas à massa, deve ter ficado delicioso.
Bjs!

claudia disse...

Que bela aparência e mais uma novidade para mim, que nunca experimentei!

janeca disse...

Filipa linda,fizeste uma comida que nunca provei e não me convidas-te????Há..Há..Há....
deliciei-me a ver a foto!

Miga deixei um miminho para ti passa no meu cantinho...

Bjinhos carinhosos!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que delícia... faz tempo que não faço esta massa...Bateu uma vontadinha...hehehehe

bjsssssssssss

Carolina Andrade disse...

ESSE GNOCHI DEVE FICAR UMA COISA, JÁ PENSOU EM RECHEA-LO....VAI FICAR MUITO BOM!!! GRANDE EBIJO

Axly disse...

Filipa que receita boa, ainda mais com essas ervas, que perfume^^
As vezes esses livrinhos vem com umas surpresinhas boas né^^
Kisss pra ti.

Cláudia disse...

Filipa, sabes que nunca fiz nhoque caseiro. Só compro pronto. A tua receita parece que dá certo, sem medo de errar. Quem sabe eu me arrisco. Agora este molho lindo já está anotado!

bjs

Unknown disse...

Filipa, tá ai!
Vou fazer a sua receitinha que deve ter ficado divina.
bjs

Nani disse...

Filipa ficou tão lindo, deu at´evontade pegar um com o garfo daqui mesmo. Agora me diga uma coisa, o que é chalota?
Beijos

elisabete disse...

Que lindinhos!! Já vi várias receitas mas nunca me deu para fazer e comer gnocchi. Penso que sei quais são esses livrinhos pequenos cada um com seu tema. Estive com um deles, semana passada e estive tentada a comprar.

beijinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Estou aqui olhando os blogs na hora do almoço...que fome que seus "nhoques"me deram!!! devem ter ficado uma delícia com tanta erva gostosa!!!bjs

laila radice disse...

querida q sintonia...farei nhoques hoje mesmo...q lindos q ficaram os seus...suer delicados e esse molho ficou fabuloso!!!bjs

Natália Eleutério disse...

Ficaram fantásticos, adorei, bjs

Claudia Lima disse...

Seus nhoques ficaram lindos! Amei a foto!
Eu nunca fiz nhoques, mas morro de vontade de fazer. Tenho medo de não acertar...
O molho achei muito interessante tb. A cor ficou linda!
Bjs

Ana Canuto disse...

Essa simplicidade das batatas com as ervas deve ter ficado tudo de muito bom.
Beijos da Ana.