terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fritos de abóbora e baunilha



Ingredientes:
4 ovos
200g de abóbora
150g de farinha
80g de manteiga
2c. sopa de açucar
1c. chá de aroma de baunilha
2,5 dl de água
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 pau de canela
açucar e canela para polvilhar
óleo para fritar
Preparação:
Coza a abóbora em água durante 15 a 20 minutos, escorra muito bem e reduza a puré.
Deite para um tacho, a água, o açucar, a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume a ferver. Junte a farinha de uma só vez, e sem tirar do lume, mexa muito bem até a massa se descolar do tacho. Retire e deite para uma tigela. Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos um a um e mexendo muito bem entre cada adição. Junte depois a abóbora e o aroma de baunilha e mexa bem.
Leve ao lume numa fritadeira funda, óleo abundante, deixe-o aquecer, junte colheradas de massa (3 a 4 colheres de cada vez) e deixe fritar até atingiram o dobro do volume e ficarem douradinhos.
Retire, deixe escorrer e passe-os ainda quentes por açucar misturado com canela em pó.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Bifinhos de frango ao molho de natas





Ingredientes:
750g de bifinhos de frango
1dl de vinho branco
1,5dl de natas
2 cebolas cortadas em meias-luas
2 cenouras raladas
40g de manteiga
2 dentes de alho picados
sal e pimenta q.b.
salsa picada

Preparação:
Leve ao lume a manteiga com as cebolas e os alhos e deixe alourar. Junte-lhe a carne, a cenoura e regue com o vinho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar. Vá adicionando água à medida que fôr necessário. Quanto estiverem cozidos, junte-lhes a salsa picada e as natas deixando ferver mais 2 minutos. Sirva.

Eu acompanhei os bifinhos de frango com feijão preto, que preparei da seguinte maneira:
Ingredientes:
200g de feijão preto
1 dente de alho picado
1 cebola pequena picada
1dl de azeite
0,5dl de vinho branco
1c. chá de vinagre
1c. chá de açucar
meio cubo de caldo de galinha
1 folha de louro
água q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Lave bem os feijões e ponha-os a demolhar de um dia para o outro. No dia, ponha os feijões a cozer numa panela de pressão durante 20 minutos. No fim de cozido, escorra o feijão e reserve.
Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e o alho e deixe alourar. Junte o feijão, o vinho, o vinagre, o açucar, o cubo de galinha e o louro. Tempere de sal e pimenta e deixe cozer em lume brando durante 20 minutos. Conforme necessário vá adicionando água, mas tenha o cuidado de não adicionar muita para que o molho do feijão não fique muito líquido.

Acompanhe os bifinhos com o feijão preto e com arroz branco. A foto não está muito bem, mas o comer ficou maravilhoso!

Queques diferentes



Ingredientes:
3 ovos
250g de açucar
200g de farinha de arroz
200g de farinha
110g de manteiga
15g de fermento em pó
raspa de 1 limão
1,5dl de leite
aroma de baunilha
pepitas de chocolate



Preparação:
Misture o açucar com o fermento, adicione a manteiga e amasse muito bem. Acrescente a raspa de limão, um pouco de aroma de baunilha e os ovos, um a um, batendo energicamente entre cada adição. Junte depois o leite e as farinhas peneiradas em conjunto. Por último adicone umas pepitas de chocolate. Deixe em repouso por cerca de 30 minutos. Entretanto unte forminhas de queques com manteiga e polvilhe com açucar. Com o auxílio de uma colher, verta o preparado nas formas. Leve ao forno quente até estarem cozidos.

domingo, 21 de outubro de 2007

Bolo de canela e limão


Ingredientes:
6 ovos
250g de açucar
250g de farinha
raspa de 1 limão
1 c. chá de canela em pó
meio cálice de aguardente

Calda:
125g de açucar
1,5 dl de água
1 pau de canela
1 casca de limão
Preparação:
Bata as gemas com o açucar, a canela, a raspa de limão e a aguardente. Junte as claras batidas em castelo, alternando com a farinha. Vai ao forno a cozer numa forma de buraco previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Entretanto prepare a calda, juntando todos os ingredientes e levando ao lume a ferver durante 2 a 3 minutos. Rejeite a casca de limão e o pau de canela e ponha este molho sobre o bolo já desenformado mas ainda quente.
Espere que o bolo arrefeça e polvilhe com açucar misturado com um pouco de canela em pó.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Pudim Flan



Ingredientes:
6 ovos
300g de açucar
0,5 litro de leite
1 casca de limão
essência de baunilha (3 a 4 gotas)
caramelo q.b.

Preparação:
Leve o leite ao lume com a casca de limão e com um pouco de essência de baunilha e deixe ferver. Junte o açucar com os ovos, misturando muito bem mas sem bater e adicione o leite já morno e sem a casca de limão. Ponha esta mistura numa forma barrada com caramelo (eu usei uma forma de bolo inglês mas pode ser outra qualquer) e vai ao forno a cozer em banho-maria. Para ver se está cozido espete com um palito. Desenforme só depois de completamente frio.

Arroz colorido



Ingredientes:
300g de arroz
100g de ervilhas congeladas
100g de milho congelado
1 ovo
sal q.b.
manteiga q.b.

Preparação:
Coza o arroz em água abundante, a ferver e temperada com sal. Deixe cozer durante 15 minutos e escorra.
Coza, separadamente, as ervilhas e o milho, em água temperada com sal e escorra no fim de cozidos. Bata o ovo com um garfo e tempere com sal. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de manteiga, deite o ovo e mexa com um garfo de modo a fazer ovo mexido.
Misture o arroz, as ervilhas, o milho e o ovo. Deite num pirex untado com manteiga e por cima espalhe nozinhas de manteiga. Leve a alourar em forno quente durante 10 a 15 minutos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Bolo de Chocolate com recheio de chantilly e morango


Ingredientes:
para o bolo:
7 ovos
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
meia chávena de água a ferver
2 c. sopa de fermento em pó
Recheio:
chantilly (eu usei daqueles que se compram em qualquer hipermercado, em que só é preciso juntar leite)

Molho de morangos:
250g de morangos
200g de açucar
0.5dl de água
Preparação:
Bata os ovos com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado, junte o chocolate, o óleo, a farinha com o fermento e por último a água a ferver. Bata tudo muito bem com a batedeira electrica.
Deite a massa numa forma redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a cozer.
Entretanto preprare o chantilly tal como indica na embalagem e leve ao frigorífico.
Prepare o molho de morangos, levando ao lume os morangos previamente lavados e arranjados, juntamente com a água e o açucar e deixe ferver durante 10minutos. Passe por um passador de rede para excluir os morangos e deixe arrefecer o molho.
Quando o bolo estiver cozido, desenforme e deixe arrefecer. Abra depois o bolo ao meio e recheie com o chantilly e por cima do chantilly ponha o molho de morangos, cubra com a outra metade do bolo. Se quiser polvilhe por cima com açucar em pó.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Arroz de Pimento




Ingredientes:
2 pimentos verdes
1 cebola
4c. sopa de manteiga
200g de arroz
4dl de caldo de galinha
sal q.b.

Preparação:
Abra os pimentos ao meio, remova-lhes as sementes e peles, lave bem e reserve. De seguida pique a cebola e refogue-a em lume brando na manteiga. Junte o arroz, misture bem e adicione o caldo de galinha. Tempere a gosto e deixe cozinhar durante 12 minutos, se necessário adicione mais caldo. Decorrido o tempo de cozedura, distribua o arroz pelos pimentos e leve ao forno quente a acabar de cozer, durante mais ou menos 10 a 15 minutos ou até ficar um pouco douradinho por cima mas não muito para não secar o arroz.

Eu acompanhei esta receita de arroz com bifes de perú panados(foto em cima) pois são muito simples e fáceis de preparar, mas pode ser acompanhado com qualquer outra carne.

Charlote de Morangos



Esqueci-me de tirar foto ao doce quando ainda estava inteiro, mas tirei a uma fatia e dá para ver mais ou menos como fica...

Ingredientes:
500g de morangos
300g de açucar
30g de açucar em pó
8 folhas de gelatina incolor
3dl de natas
2dl de água
coco ralado q.b.
1 pacote de chantilly

Preparação:
Arranje os morangos e lave-os. Separe 100g e corte os restantes, em pedaços. leve ao lume 2oog de açucar com a água e deixe ferver durante 2 minutos, adicione os morangos e cozinhe-os em lume branco, cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Passe o doce obtido, por um passador de rede fina e incorpore as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e escorridas. Mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Bata as natas e no final junte o açucar em pó e bata mais um pouco. Misture com o preparado de morangos e mexa bem. Coloque um aro(daqueles aros que abrem) sobre um prato e verta o preparado. Leve ao congelador durante 1 hora e meia. Entretanto triture os morangos que reservou com o restante açucar(100g). Retire o doce do congelador e ponha por cima o molho de morango, polvilhe com coco ralado e enfeite com o chantilly já preparado. Ponha o doce no frigorífico até à hora de servir. Ao servir, retire o aro que está em volta do doce.

Eu pus palitos de champanhe entre o creme de morango, como podem ver na foto, mas não é necessário levar só coloquei porque achei que ficaria com um sabor diferente.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Espetadas de carne

Ingredientes:
700g de carne (porco, vaca ou frango, tanto faz)
1 chouriço pequeno
1 cebola
1 pimento vermelho
2 dentes de alho
4 c. sopa de manteiga
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.
espetos de madeira


Preparação:
Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Corte a carne em cubos, deite-os para uma tigela e tempere-os com os dentes de alho, sal e pimenta q.b.
Lave o pimento, corte-o em quadrados grandes e retire-lhe todas as pevides e peles brancas. Corte o chouriço em rodelas grossas. Descasque a cebola e corte-a em pedaços. Faça a espetada alternando a carne, o chouriço, o pimento, a cebola, como vê na foto. Depois grelhe-as.
Entretanto enquanto grelham, derreta a manteiga e junte-lhe salsa picada a gosto. Coloque as espetadas numa travessa, regue-as com o molho de manteiga e sirva-as com arroz branco ou batatas fritas.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tarte Tatin

Ingredientes:
massa:
250g de farinha
140 g de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de açucar
maçãs:
6 maçãs
Água q.b.
sumo de 1 limão
caramelo:
3 chávenas de açucar
1 chávena de água
1 colher de sopa de manteiga em nozinhas

Preparação:
Massa:
numa tigela junte a farinha com a manteiga, amasse bem com a ponta dos dedos até obter uma farinha areada. Junte o ovo e o açucar e misture bem até obter uma massa homogénea. Se necessário adicione mais um pouco de farinha. Faça uma bola e envolva em película aderente. Leve ao frigorífico durante 1 hora.
Maçãs:
Descasque as maçãs, corte-as em quartos e retire-lhes as sementes. Mergulhe-as em água com o sumo do limão para que não escureçam. Reserve.
Caramelo:
Leve uma forma redonda de 24cm ao lume com a água e o açucar até obter um caramelo.
Sempre ao lume, acrescente os gomos de maçã distribuindo-os e apertando-os bem para que não fique espaço entre eles. Deixe cozer o tempo suficiente até que as maçãs cozam. Findo esse tempo, distribua a manteiga em nozinhas sobre as maçãs e deixe ao lume até que o caldo se tenha praticamente evaporado e tenha um caramelo firme. Retire a forma do lume e deixe amornar.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo em forma redonda e ajeite-a na forma sobre as maçãs.
Leve a assar em forno pré aquecido até que a superfície fique douradinha. retire do forno, agurde uns minutos e desenforme ainda quente.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Coelho Assado no Forno

Ingredientes: 1 coelho
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
sal q.b.
pimenta q.b.
colorau q.b.
50g de manteiga
1 kg de batatas
2 cebolas
100g de toucinho
0.5 dl de azeite


Preparação:
Lave muito bem o coelho e tempere-o com sal, pimenta, colorau, os alhos esmagados, o louro e o vinho branco e deixe-o neste tempero durante algumas horas. Retire o coelho da marinada e coloque num tabuleiro. Descasque as cebolas e corte-as aos gomos e disponha no tabuleiro junto do coelho, por cima deite o azeite e a marinada onde o coelho esteve a temperar e espalhe por cima a manteiga cortada em pedaços assim como o toucinho. Leve a assar em forno bem quente durante mais ou menos 1h e meia, regando de vez em quando com o próprio molho. Quando faltar uma hora para terminar de assar, junte as batatas já descascadas e cortadas em gomos. Deixe o coelho ficar bem coradinho. Sirva polvilhado com salsa picada.

Mousse de Ananás

Ingredientes:
5 ovos
100g de açucar
1 lata de leite condensado
1 lata de ananás
1 pacote de gelatina de ananás

Preparação:
Bata as gemas com o açucar. Retire o ananás da lata, triture e junte à mistura anterior. Prepare a gelatina, levando ao lume até ferver a calda da lata de ananás e depois misture com o preparado do pacote. Mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Junte à mistura das gemas e do ananás, as claras já batidas em castelo, a gelatina e por fim o leite condensado. Disponha o preparado numa taça de vidro e leve ao frigorífico até solidificar.

Bolo Moreno



Ingredientes:
4 ovos
2 c. sopa de manteiga
1 chávena de açucar
1 chávena e meia de chcolate em pó
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
1 c. sobremesa de fermento em pó

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo bem firme. Reserve. Dentro de um tachinho leve ao lume a manteiga, o açucar, o chocolate e o leite e bata constantemente até a manteiga derreter. Deite a mistura numa tigela, junte as gemas e bata muito bem com a batedeira. Acrescente a farinha com o fermento, alternando com as claras. Misture tudo muito suavemente sem bater. Deite o preparado numa forma de buraco previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a cozer. Desenforme e polvilhe com açucar em pó.
Este bolo é óptimo para o lanche.

Tarte de Noz




Ingredientes:
7 ovos
2 c. sopa de mel
2 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de farinha
1 c. chá de fermento em pó
400g de açucar
nozes q.b.

Preparação:
Bata os ovos com açucar e o mel. Junte a manteiga derretida.
Numa tigela à parte, misture as nozes com a farinha e o fermento em pó e adicione ao preparado anterior. Deite a mistura numa forma de tarte previamente untada com manteiga e forrada a papel vegetal e leve ao forno a cozer. Para saber se está cozida, espete com um palito. Esta tarte fica um pouco húmida e ao cozer no forno as nozes vão para cima e por baixo fica cremosa. É uma maravilha!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Lasanha de Carne


Ingredientes:

1 lata de cogumelos
2 cenouras
1 cebola
1 dente de alho
pimento vermelho q.b.
pimento verde q.b.
carne picada q.b.
metade de 1 chouriço
massa para lasanha
1 litro de molho béchamel
polpa de tomate q.b.


Preparação:
Ponha os cogumelos, a cenoura cortada em pedaços, o dente de alho, os bocados de pimento verde e vermelho e a cebola cortada aos pedaços numa picadora e pique tudo muito bem. Ponha esta mistura num tacho e reserve. Leve ao lume numa panela com água e sal, a carne picada e a metade do chouriço e deixe a carne cozer. Findo o tempo de cozedura, retire a carne com uma escumadeira e ponha no tacho junto da mistura dos legumes, pique o chouriço e junte também. Ponha por cima um fio de azeite e leve ao lume até estufar um pouco, se fôr preciso adicione um pouco da água da cozedura da carne mas não demasiada pois convém que fique sem muito molho.
Num tacho grande leve a massa a cozer em água e sal, durante mais ou menos 8 a 10 minutos.
Retire e ponha a escorrer num pano de cozinha.
Numa tigela, misture o molho béchamel com polpa de tomate suficiente de modo a que a mistura fique rosada.
Num tabuleiro de pirex ponha no fundo um pouco do preparado do molho béchamel de modo a que fique como que untado. Por cima ponha folhas de massa e por cima da massa, a mistura da carne com os legumes. Volte a por massa e por cima da massa o preparado do molho béchamel e faça assim até acabar os ingredientes, sendo a ultima massa e o preparado do molho béchamel. Se gostar ponha queijo ralado por cima e leve ao forno durante mais ou menos 20 minutos ou o tempo suficiente até que a massa fique coradinha.

Marmelada

Ingredientes:
1kg de marmelos
800g de açucar
1 dl de água

Preparação:
Descasque e corte os marmelos aos pedaços. Numa panela junte o açucar, a água e os marmelos e leve ao lume durante mais ou menos 15 minutos, mexendo de vez em quando de modo a que não pegue ao fundo. Passado o tempo de cozedura, triture tudo muito bem com a varinha mágica. Disponha o doce em caixas herméticas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Bolo de Iogurte

Ingredientes:
4 ovos
1 iogurte (pode ser natural ou com aroma)
4 medidas de açucar (copo do iogurte)
4 medidas de farinha
1 medida de óleo
1c. chá de canela em pó
raspa de limão

Preparação:
Bata os ovos com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado, junte o iogurte, a raspa de limão, a canela, o óleo e a farinha, tudo nesta ordem. Incorpore bem. Verta o preparado numa forma de buraco previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno moderado.
Nota: Pode-se juntar a este bolo coco ralado, miolo de noz ralada ou chocolate picado.